Mapa do chocolate: conheça os destinos que produzem o doce no Brasil

Chegou a Páscoa!

O feriado religioso da Páscoa envolve muitas tradições familiares, entre elas, a troca de chocolates. Além de adoçar os dias dos brasileiros em suas diversas formas, ele também impacta em nossa macroeconomia, já que o país é um dos seus maiores exportadores no mundo. O chocolate do Brasil é apreciado dentro e fora das nossas fronteiras e, só em 2021, foram comercializadas 33 toneladas. Seja voltado para produção artesanal ou em grande escala, uma variedade de municípios se destacam pelos produtos à base de cacau. A plataforma de viagens Hurb conta mais sobre alguns desses destinos e as experiências que eles podem oferecer; confira.

FreePik

Rio de Janeiro

Em Penedo, encontra-se chocolate para onde quer que se olhe. Localizado na Serra da Mantiqueira, o município tem temperaturas perfeitas para a produção de cacau, o que levou algumas fábricas a se instalarem na região no passado, se mantendo ativas até hoje. Além de experimentar uma variedade de produtos e sabores, as fábricas oferecem passeios para acompanhar a produção do doce.

Reprodução/TripAdvisor - 04.04.2023

Katz

Também na serra, Petrópolis abriga a fábrica de chocolates brasileira Katz, originada a partir de imigrantes alemães, desde 1953. Além dos chocolates, a loja da marca na cidade funciona como uma cafeteria, explorando o ingrediente principal em outros preparos, como bebidas e alimentos.

Reprodução/TripAdvisor - 04.04.2023

Bahia

Outro local que reúne as características climáticas e do solo necessárias para o plantio do cacau é Ilhéus. Ao visitar a cidade, vale conhecer algumas das fazendas produtoras do fruto, além da primeira fábrica artesanal do Nordeste: a Chocolate Caseiro Ilhéus. O destino oferece ainda experiências que vão além da produção e degustação. É o caso da hidratação facial à base de chocolate e do circuito de corrida Cacau Running, idealizado para manter viva a cultura local cacaueira.

Reprodução/TripAdvisor - 04.04.2023

Espírito Santo

Endereço da sede da fábrica da Garoto, Vila Velha não poderia ficar de fora entre os destinos do chocolate. A marca é responsável por três espaços abertos à visitação em seu complexo industrial. No Museu do Chocolate, toda a história de sua criação é contada. Já na fábrica, o visitante acompanha a produção das delícias na Chocotour, enquanto a loja vende caixas personalizáveis de bombons e outros itens temáticos.

Reprodução/TripAdvisor - 04.04.2023

São Paulo

No estado de São Paulo, o chocolate é o carro-chefe de três cidades: Campos do Jordão, Itapevi e Caçapava. As duas primeiras abrigam fábricas da Cacau Show, enquanto a última, da Nestlé. Na região da Grande São Paulo, uma loja chama atenção de quem passa pela estrada velha de Itu. A megastore da Cacau Show em Itapevi ocupa aproximadamente 2 mil m², se destacando, além do seu tamanho, pelo mural do grafiteiro Kobra.

Reprodução

Cacau Show em Itapevi

Com o espaço para mil visitantes, a marca desenvolveu um ponto turístico, que tem até parque de diversões e produtos exclusivos. O processo de fabricação do chocolate é mostrado em uma vitrine, e completam o espaço uma cafeteria e uma gelateria, que vendem também brindes como pelúcias. Responsável pelo Instituto Cacau Show, que oferece atividades gratuitas para crianças e adolescentes na mesma cidade, a empresa doa todo o lucro dessa loja para a iniciativa.

Reprodução/TripAdvisor - 04.04.2023

Cacau Show em Campos do Jordão

A fábrica da marca fica em outra cidade, ainda mais conhecida pelo chocolate: Campos do Jordão. Várias produtoras locais atraem turistas para a região e, com festivais voltados para esse produto, seu clima a torna perfeita para passear com um chocolate quente em mãos.

Reprodução/TripAdvisor - 04.04.2023

Caçapava

No Vale do Paraíba, Caçapava abriga a fábrica brasileira da Nestlé. Para garantir a visita ao local, é necessário agendar o passeio, além de seguir regras como usar sapatos fechados e sem saltos.

Reprodução/TripAdvisor - 04.04.2023

Rio Grande do Sul

Dois destinos gaúchos que dividem fronteiras, Gramado e Canela são opções para os chocólatras de plantão. Sede de fábricas como Prawer, Caracol, Planalto, Lugano e Florybal, Gramado chegou a receber o título de capital do chocolate brasileira. Para revelar mais detalhes sobre a produção, ingredientes usados e o trabalho dos colaboradores, algumas delas oferecem passeios.

Reprodução/Site Prawer Chocolates

Caracol

Na Caracol, o Reino de Chocolate narra esse processo de forma mais lúdica. Já a Lugano investiu em um parque temático — o único da América Latina com mais de 200 peças feitas a partir do doce, que inclui até uma réplica da Torre Eiffel inteiramente de chocolate, com 4 m de altura e 800 kg.

Reprodução/TripAdvisor

Minas Gerais

No sul de Minas, Monte Verde entra na lista graças à Gressoney, marca mais antiga da cidade, fundada em 1978. A visita também é uma boa pedida para os dias mais frios, já que o destaque fica para o chocolate quente e fondue.

Reprodução/TripAdvisor - 04.04.2023

Pará

A ilha paraense de Combu, nos arredores da capital, se tornou conhecida pelas guloseimas artesanais a partir do cacau colhido nessa mesma cidade, por pequenos produtores. O chocolate é tão importante para a economia local que perde apenas para o açaí — outra paixão nacional —, entre as fontes de renda familiares mais importantes da comunidade.

Reprodução/TripAdvisor - 04.04.2023

Paraná

Além de comercializar diversas das marcas de chocolate gaúchas, Curitiba também conta com empreendimentos próprios, como Ana Tereza, Icab e Casa de Chocolates, por exemplo. Para aqueles que estão atrás dessa iguaria, a visita ao bairro de Santa Felicidade é obrigatória.

Reprodução/TripAdvisor - 04.04.2023

Quer saber mais?

Acompanhe o iG Turismo também no Instagram!

Isabela Barreiros

Portal iG

Entre também no perfil geral do Portal iG no Telegram!

Gabriel Madureira