iG - Internet Group

iBest

brTurbo

Os 16 museus mais famosos no Brasil
Na semana do Dia Internacional do Museu, selecionamos algumas das instituições com os mais preciosos acervos do Brasil

Camila Sayuri, especial para o iG

Da arte contemporânea ao futebol, da coroa de Dom Pedro às embarcações do mar, o Brasil tem museus de todos os estilos que preservam a cultura, contam a história e encantam os sentidos. Tem aqueles em que o prédio em si já é uma obra de arte, os que guardam algo imaterial, como a Língua Portuguesa, e alguns que até parecem parque de diversão.

Plínio Bordin/Ministério do Turismo

O Museu Imperial, localizado em Petrópolis, é um dos mais visitados do Brasil



Na semana do Dia Internacional do Museu (18 de maio), estas instituições ganham evidência. Até 23 de maio, é realizada a oitava edição da Semana Nacional de Museus, com atividades como seminários, exposições, oficinas, espetáculos e visitas guiadas. Ao todo, 1.763 eventos espalhados por todas as regiões do país e abrigados em 588 instituições.

A programação completa pode ser conferida no site do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), ligado ao Ministério da Cultura. 

Para inspirá-lo, o iG Turismo selecionou 16 dos mais famosos museus do Brasil, em quatro categorias diferentes. Não é preciso torcer o nariz porque de velhos e empoeirados eles não têm nada.  Aproveite a data como desculpa para planejar uma viagem pela história e pelos sentidos.

Museus de Arte

Museus Temáticos

Museus Históricos e de Arte Religiosa


Leia também:
Os 15 museus mais fantásticos do mundo

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias