iG - Internet Group

iBest

brTurbo

Cabaceiras, a "Roliúde brasileira" na Paraíba
A escrita é assim mesmo: "Roliúde". De forma abrasileirada, a cidade de Cabaceiras é hoje um dos principais destinos cinematográfico e rural na Paraíba.

Redação iG Turismo

Para que ir até Hollywood, se você pode visitar a "Roliúde Nordestina", logo ali no sertão da Paraíba? Cabaceiras, a 189 quilômetros de João Pessoa, é hoje um dos principais destinos de turismo rural no Estado. Mais que isso: é também um destino cinematográfico.

VEJA GALERIA DE FOTOS DE CABACEIRAS

O grande número de filmes, documentários e produções de época realizados em Cabaceiras rendeu o apelido e transformou a cidade em um cenário natural para produções cinematográficas (mais de vinte, no total) e televisivas. Um dos filmes feitos ali foi O Auto da Compadecida. Atualmente, muitos moradores de Cabaceiras, estimulados pela cultura do cinema, são atores, figurantes e cenógrafos.

E como é esse cenário? Em meio à caatinga seca e retorcida, roteiros turísticos atraem brasileiros e estrangeiros, atraídos pelos segredos e belezas das rochas da região.

Além do famoso Lajedo de Pai Mateus (elevação rochosa de 1,5 quilômetro quadrado sobre a qual estão mais de 100 blocos de granito), Cabaceiras tem muitos outros destinos culturais e turísticos. Outro atrativo é a arquitetura da cidade, que, de tão original, levou o local a ser escolhido como cenário natural.

Atrações

Entre as atrações de Cabaceiras, vale visitar o Memorial Cinematográfico, que exibe no seu acervo fotos da maioria dos filmes rodados na cidade e região.

Outra opção de passeio é o Museu Histórico do Cariri, assim como o centro histórico da cidade. Não dá para voltar para casa sem uma foto do letreiro da "Roliúde Nordestina".

Eventos

Cabaceiras tem, ainda, uma animada agenda cultural. O Reveillon das Famílias, a Festa de São Bento e o São João são algumas das festas famosas da cidade paraibana.

Mas a mais famosa de todas é mesmo a Festa do Bode Rei, realizada em junho. Esse grande festival da cultura nordestina, que acontece ao longo da avenida principal da cidade, promove palestras, rodada de negócios e exposição de caprinos.

Além disso, o povo pode se divertir muito com os trios de forró pé-de-serra e grupos folclóricos, e provar as delícias da "culinária bodística", como buchada, picado, linguiça de bode e até pizza de bode.

Leia mais sobre: Cabaceiras - Paraíba.

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG




publicidade



Contador de notícias