iG - Internet Group

iBest

brTurbo

Salesópolis, o lugar onde nasce o Rio Tietê
A Estância Turística de Salesópolis é o berço do lendário rio Tietê e fica a apenas 96 quilômetros de São Paulo.

Redação iG Turismo

- Ecoturismo em São Paulo

Situada em uma altitude de 1027 metros, na Serra do Mar, em meio à mata nativa, Salesópolis fica a leste de São Paulo, a apenas 96 quilômetros dela. Com média de temperatura de 18 graus, a cidade oferece toda a tranquilidade interiorana, bem pertinho da metrópole.

VEJA GALERIA DE FOTOS DE SALESÓPOLIS

Mas a cidade é famosa por abrigar a nascente do lendário rio Tietê. Marco histórico do Estado, a nascente do Tietê é a principal atração turística local e recebe visitantes todos os dias. Ela fica localizada a 16 quilômetros do centro de Salesópolis, dentro de um parque de 99 mil metros quadrados.

Famoso no Brasil todo por atravessar, em seus 1150 quilômetros, o Estado de São Paulo e a capital paulista, o rio Tietê tem sua nascente localizada no bairro da Pedra Rajada, perto da divisa com o município de Paraibuna.

Para se chegar até a nascente, é preciso pegar a SP-88 (Estrada das Pitas). De lá pega-se uma estrada vicinal de seis quilômetros em terra batida.

Vale a pena fazer essa visita. A nascente do rio Tietê em Salesópolis brota sob as pedras formando um lago minúsculo, onde vivem os guarus, pequenos peixes. A água nasce em três diferentes pontos. Os visitantes podem obter algumas informações sobre a nascente em um mural colocado no local.

Outra atração turística do município é uma das primeiras hidrelétricas construídas no Brasil. A Usina Parque de Salesópolis foi construída em 1912 pela antiga Light e a geração de energia era feita através de uma queda de 72 metros de altura do Tietê. O parque que abriga a antiga usina está aberto à visitação pública e oferece trilhas, museu e uma área chamada de Espaço Energia, para integração dos visitantes.

O Mirante da Torre é outra atração. Com mil metros de altitude, ele é o ponto mais alto de Salesópolis e fica a 1,5 quilômetro do centro. Os turistas costumam visitar o local para avistar a cidade.

Outras cidades

Além de Salesópolis, outras cidades integram o Circuito Turístico Caminho das Águas e Nascentes. Esse consórcio de 11 cidades foi criado para fomentar o turismo regional do Alto Tietê.

As outras cidades do circuito são: Itaquaquecetuba, Arujá, Santa Isabel, Guararema, Guarulhos, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos e Biritiba Mirim.

Onde ficar:

- Vale das Nascentes

- Hotel Soares Camargo
(11) 4696-3044

- Hotel Estância Vale da Barra
(11) 4696-1524 / 4790-5090

Leia mais sobre: Salesópolis - Rio Tietê - São Paulo.

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG




publicidade



Contador de notícias