iG - Internet Group

iBest

brTurbo

O essencial de Teresina
Primeira capital planejada do Brasil, Teresina tem mais áreas verdes do que o recomendado pela ONU e concilia seu progresso com o respeito ao meio ambiente.

Redação iG Turismo

- Como chegar a Teresina
- Onde ficar e o que comer em Teresina
- Clima em Teresina
- Atrações para as crianças em Teresina
- Arredores de Teresina
- Compras em Teresina
- Informações úteis sobre Teresina

VEJA GALERIA DE FOTOS DE TERESINA E ARREDORES

O escritor e jornalista Arimatéia Tito Filho criou um verbo especial, em homenagem a Teresina: "teresinar". "Na tua terra perguntarão por onde andaste. E dirás, cheio de saudades, com vontade de ver de novo: - Teresinei."

Com poesia, a capital do Piauí se apresenta. Famosa pelo Brasil por causa do seu calor constante - a temperatura fica, em média, em 32 graus, Teresina é a única capital do Nordeste que não tem litoral. Talvez por isso mesmo tenha criado outras formas de atrair turistas. Uma delas é a hospitalidade.

Teresina também atrai turistas por causa de alguns eventos que a cidade sedia todos os anos. Em julho, durante três dias, o Piauí Pop leva à capital piauiense grandes nomes da música brasileira. Além disso, há o Salão do Livro do Piauí, em junho, entre outros.

Principais atrações:

1 - Parque Municipal do Encontro dos Rios

Localizada na zona norte de Teresina, essa reserva ambiental é muito bonita. Lá o Rio Poti desagua no Rio Parnaíba. Vale a pena presenciar o pôr-do-sol por lá. 

2 - Pólo Cerâmico de Teresina

Logo após o Parque do Encontro dos Rios, fica o Pólo Cerâmico, onde peças feitas de argila são comercializadas.

3 - Igreja de São Benedito

Fica no centro de Teresina e é uma das mais importantes e visitadas da cidade.

4 - Parque Ambiental da Floresta Fóssil
Avenida Cajuína, às margens do Rio Poti

Tem como atrações exemplares de troncos de árvores petrificadas e com milhões de anos. É o único desse estilo no Brasil.

5 - Praça da Bandeira

Fica no centro da cidade e abriga outras atrações, como o Museu do Piauí, o Mercado Velho de Teresina, o Palácio da Cidade e a Igreja Matriz.

6 - Praça Pedro II

Praça em estilo art-nouveau, a Pedro II conserva as belezas do passado e abriga importantes pontos a serem visitados, como a Central de Artesanato e o Theatro 4 de Setembro, com mais de cem anos de história. 

7 - Museu do Piauí

Fundado em 1934, fica no casarão que foi do Comendador Jacob Manoel Almendra, mesmo local que já abrigou a sede do governo estadual. Dispõe de 15 salas que abrigam exposições permanentes com cerca de duas mil peças retratando a história do Piauí.

8 - Palácio da Cidade

Com a fachada original dos anos 20, o prédio foi sede da escola normal, mas atualmente é a sede da prefeitura. Lá é possível conferir uma exposição permanente de arte plástica.

9 - Palácio Arquiepiscopal

Construção em estilo gótico, é a casa do arcebispo de Teresina. Peças de arte sacra podem ser vistas em sua capela. Possui, ainda, belos jardins.

10 - Palácio de Karnak

Foi residência e depois sede do governo estadual. Os jardins têm paisagismo assinado por Burle Marx. Atualmente, além de ponto turístico, é usado apenas para despachos mais importantes do governador. O público pode conferir acervo de arte no local.

Veja também:

- Piauí tem roteiro histórico

Leia mais sobre: Teresina - Piauí.

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG




publicidade



Contador de notícias