iG - Internet Group

iBest

brTurbo

O essencial de João Pessoa
João Pessoa, a capital paraibana, abriga o ponto mais oriental das Américas e ostenta o título de segunda cidade mais verde do mundo, só ficando atrás de Paris. Descubra as belezas da terceira cidade mais antiga do Brasil.

Redação iG Turismo

- Como chegar a João Pessoa
- Onde ficar e o que comer em João Pessoa
- Clima em João Pessoa
- Atrações para as crianças em João Pessoa
- Arredores de João Pessoa
- Compras em João Pessoa

VEJA GALERIA DE FOTOS DE JOÃO PESSOA

Terceira cidade mais antiga do Brasil, João Pessoa já recebeu o título de segunda cidade mais verde do mundo. O belo título foi dado por causa de um cálculo que relacionava o número de habitantes com as áreas verdes e foi concedido durante a ECO-92. Na ocasião, a capital paraibana só ficou atrás de Paris. Outro apelido de João Pessoa é “Porta do Sol”, já que na cidade fica a Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas.

As belezas naturais são muitas. Além das belas praias urbanas, como Tambaú, Manaíra e Cabo Branco, João Pessoa tem nos seus arredores praias famosas. É o caso de Tambaba, a cerca de 50 quilômetros do centro da cidade, “meca” do naturismo no Brasil.

Como se isso fosse pouco, a Paraíba tem uma das festas juninas mais badaladas do País: Campina Grande, a 120 quilômetros de João Pessoa, gaba-se de ser a “cidade do maior São João do mundo”.

Principais atrações

1 - Basílica de Nossa Senhora das Neves
Praça Dom Ulrico, s/n – Centro.

A atual construção não é a primeira igreja que há no local. A primeira foi construída em 1586. Suas torres e telhados podem ser vistos através da torre do sino da Igreja de São Francisco, que fica próxima.

2 - Conjunto de São Francisco
Praça de São Francisco, s/n – Centro.

Um dos mais importantes complexos barrocos do Brasil, o Conjunto de São Francisco é formado pelo Adro da Igreja de São Francisco, pelo Convento ou Claustro da Igreja de São Francisco (tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em outubro de 1952), pelo Cruzeiro da Igreja de São Francisco, pela Fonte de Santo Antônio, pela Igreja de São Francisco e pelo Relógio de Sal.

3 – Farol do Cabo Branco

Inaugurado em 21 de abril de 1972, o Farol fica na praia do Cabo Branco e possui quarenta metros de altura em relação ao nível do mar. De acordo com o arquiteto Pedro Dieb, ele representa uma forma estilizada do sisal. Do local se tem vista para uma das mais belas paisagens da cidade. Lá do alto, é possível ver a Ponta do Seixas, o extremo oriental das Américas. Nesse local, o sol nasce primeiro.

4 - Casa da Pólvora
Ladeira de São Francisco, s/n – Centro.

João Pessoa possuía pelo menos três Casas da Pólvora, mas duas foram destruídas pelo tempo. Merece uma visita a que restou e que fica na primeira rua da cidade. Concluída em 1710, a casa oferece vista para o rio e para a várzea paraibana. Atualmente lá funciona o Museu Fotográfico Walfredo Rodrigues, comexposição permanente de fotos antigas da cidade.

5 - Fonte de Tambiá
Parque Arruda Câmara (Bica), Rua Gouveia Nóbrega, s/n – Roger.

Fonte natural que fica localizada no Parque Arruda Câmara (ver atrações com crianças). Foi urbanizada no século 18 e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1941.

6 - Igreja da Misericórdia
Rua Duque de Caxias, s/n – Centro.

Bela representante da arquitetura colonial da Paraíba, a igreja foi construída em 1612 e reformada duas vezes. É a mais antiga igreja da cidade e foi sua matriz até 1671. Apesar de não ostentar muitos objetos decorativos, a igreja chama a atenção por causa de seus grandes paredões de pedra calcárea e argamassa.

7 - Ilha de Areia Vermelha

Banco de areia que emerge na maré baixa nas praias do Poço e Camboinha, em Cabedelo, que faz limite com João Pessoa. No local há estrutura para os turistas, com bares e restaurantes.

8 - Mosteiro de São Bento
Av. General Osório, s/n – Centro.

Construído em homenagem a Nossa Senhora do Monte Serrat, faz parte de um conjunto maior que inclui ainda a igreja. Segundo o Instituto Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba, esse conjunto é um dos monumentos mais importantes do Brasil.

9 - Palácio da Redenção
Praça Pres. João Pessoa, s/n - Centro.

Construído em 1586 pelos Jesuítas, primeiros missionários a chegarem à Paraíba, com Martim Leitão. Servia antes como casa desses Inacianos, assim também chamados por pertencerem à Companhia de Jesus, fundada em 1540 por Inácio de Loyola. Hoje em dia abriga vários setores administrativos e é ainda a sede do Governo, mesmo havendo o Palácio dos Despachos. Foi tombado em 1980.

10 - Parte Elevada da Praia da Penha

Inclui a Igreja de Nossa Senhora da Penha, Casario com 24 unidades, Cemitério, Posto de Saúde, Escola e Árvore Oití.

11 - Praia do Jacaré

A praia não é muito indicada para banho, mas vale a pena presenciar o pôr-do-sol ao som do Bolero de Ravel nos piers dos bares ou à beira do rio.

Leia mais sobre: João Pessoa - Paraíba.

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG




publicidade



Contador de notícias