iG - Internet Group

iBest

brTurbo

O essencial de Porto Alegre
Capital gaúcha esbanja beleza e qualidade de vida. Apaixone-se pelas atrações de Porto Alegre e descubra por que essa cidade enche seus moradores de orgulho.

Redação iG Turismo

- Clima em Porto Alegre
- Como chegar a Porto Alegre
- Onde ficar e o que comer em Porto Alegre
- Atrações para crianças em Porto Alegre
- Arredores de Porto Alegre
- Compras em Porto Alegre
- Informações úteis sobre Porto Alegre

VEJA GALERIA DE FOTOS DE PORTO ALEGRE

O povo gaúcho é muito orgulhoso da sua terra. E isso não poderia ser diferente em Porto Alegre. A bela capital do Rio Grande do Sul é a maior região metropolitana da região e a quarta maior do Brasil.

Conjunto de belas paisagens, Porto Alegre tem morros enfeitando seu entorno e o Guaíba, lago natural de onde se tem um dos maiores espetáculos da natureza na cidade: o famoso pôr-do-sol.

Paradoxal, a capital gaúcha mistura também o moderno e o tradicional em sua arquitetura. A influência européia nos mais de dois séculos de história da cidade aparece majestosa ao lado dos modernos prédios que vão aparecendo, dando ao local um ar cosmopolita.

Aqueça seu chimarrão, saboreie o delicioso churrasco e prepare-se para a grande aventura que é se deixar encantar por Porto Alegre.

Principais atrações

1 – Praça da Matriz

Considerado o mais importante ponto turístico de Porto Alegre, a Praça da Matriz concentra o centro cívico, administrativo, religioso e cultural do Rio Grande do Sul. Lá ficam a Catedral Metropolitana, que vale a pena ser visitada, além do Solar dos Câmara, o Teatro São Pedro, o Museu Júlio de Castilhos, o Palácio Farroupilha, entre outros. Alguns desses locais oferecem visitas guiadas, mediante agendamento.

2 - Guaíba

Esse lago foi considerado um rio durante muitos anos. Há cerca de duas décadas, depois de muitos estudos, o Guaíba, cartão-postal de Porto Alegre, foi decretado um grande lago. A bacia hidrográfica do Guaíba abrange uma área de 85.950 quilômetros quadrados, o que corresponde a 30% do território gaúcho. O famoso lago, assim como seus afluentes, servem como locais de passeios náuticos. Barcos, escunas e veleiros oferecem serviços. Uma boa dica é o passeio de barco pelo delta do Jacuí.

3 - Teatro São Pedro
Praça Marechal Deodoro, s/n – Centro. (51) 3227-5300.

O imponente teatro, de estilo barroco português, foi inaugurado em junho de 1858 e tombado pelo Patrimônio Estadual em 1984. Uma visita até suas dependências é uma ótica dica de passeio em Porto Alegre. As visitas podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 12 às 18h, mas devem ser agendadas.

4 - Rua da Praia

Berço de Porto Alegre, a Rua da Praia, cujo nome oficial é Rua dos Andradas, exibe belos patrimônios arquitetônicos e culturais. Muitas são as paradas obrigatórias nessa rua histórica. Entre elas, o Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo, a Praça da Alfândega, o Museu da Comunicação Social Hipólito José da Costa, a Igreja das Dores, o Museu da Brigada Militar e a Casa de Cultura Mario Quintana.

5 - Casa de Cultura Mário Quintana
Rua dos Andradas, 736 - Centro.

Com mais de 14 espaços dedicados às artes, a Casa de Cultura Mário Quintana ocupa um prédio em estilo barroco construído no início do século, com projeto do arquiteto alemão Theo Wiederspahn. O poeta Mário Quintana morou ali, quando o prédio era sede do Hotel Magestic. A restauração foi feita em 1990 e, a partir de então, ali funciona o centro cultural, tomando pelo Patrimônio Estadual em 1982.

6 - Usina do Gasômetro
Avenida Presidente João Goulart, 551 - Centro. (51) 3227-1383.

À beira do Guaíba, o Centro Usina do Gasômetro é palco de peças de teatro, shows, entre outros eventos culturais desde 1991. De lá se pode ver também o famoso pôr-do-sol da cidade. A vista do seu terraço é belíssima. A chaminé de 117 metros, tombada pelo município em 1982, serve até como referência geográfica em Porto Alegre.

7 – O pôr-do-sol

Essa fama corre o Brasil. Ir a Porto Alegre e não testemunhar o pôr-do-sol da cidade é como ir ao Rio de Janeiro e não ver o Cristo Redentor. Ele pode ser avistado de vários lugares, mas alguns são verdadeiros “points”. São eles a Usina do Gasômetro, o parque Marinha do Brasil, o Morro do Osso e o calçadão de Ipanema.

8 – Calçadão de Ipanema
Avenida Guaíba – Centro.

Além de ser palco para o pôr-do-sol, o local tem espaço para a prática de esportes náuticos, churrascos, ciclovia de 500 metros, entre outras atrações. À noite, o calçadão vira lugar badalado à noite, por causa dos seus bares.

9 - Mercado Público
Largo Glênio Peres, s/n – Centro. Praça XV de Novembro.

Reformado entre 1995 e 1996, esse prédio em estilo neoclássico de 1869 é ponto obrigatório em Porto Alegre. São mais de cem lojas, que vendem produtos típicos e outros artigos. O mercado foi tombado pelo município em 1979.

10 - Praça da Alfândega

Uma voltinha por essa praça é um verdadeiro encontro com a história de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. Estátuas de poetas gaúchos enfeitam o local, que abriga três grandes museus da cidade: o Santander Cultural, com exposições de arte contemporânea; o Memorial do Rio Grande do Sul e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul.

Dica:

Faça o passeio no ônibus Linha Turismo. A linha funciona desde janeiro de 2003 e já foi usada por mais de 320 mil pessoas. Com segundo andar aberto, o ônibus é equipado com sistema de áudio em três idiomas (português, inglês e espanhol), câmeras de segurança e janelas panorâmicas. Um guia credenciado no Ministério do Turismo, especializado e bilíngue, participa do passeio com os turistas.

O passeio dura cerca de 80 minutos e percorre 28 quilômetros. Entre os pontos visitados no Roteiro Tradicional estão o Paço Municipal / Mercado Público Central, a Casa de Cultura Mário Quintana, o Estádio Gigante da Beira-Rio, o Centro Cultural Usina do Gasômetro, o Planetário Prof. José Baptista Pereira, entre outros muitos pontos.

Reservas e mais informações: (51) 3212-1628 / (51) 3289-6700 / (51) 3289-6744.

Veja também:
- Dez motivos para conhecer Porto Alegre

Leia mais sobre: Porto Alegre - Rio Grande do Sul.

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG




publicidade



Contador de notícias