iG - Internet Group

iBest

brTurbo

48 horas em Santorini
Paraíso de praias de mar cristalino e areia fofa, a ilha de Santorini encanta turistas do mund inteiro com suas casinhas brancas e igrejas de cúpulas azuis

Viajar pelo mundo - www.revistaviajar.com.br

Aqui as praias de mar translúcido e areia fofa dão lugar a um cenário que destoa das demais paisagens gregas. Parte do Arquipélago de Cíclades, a ilha reserva um espetáculo particular e exótico de mais de 3 mil anos de história. Foi nesta época que ela ganhou seu molde atual, após ser alvo de uma erupção vulcânica que devastou sua civilização.

Dreamstime/Viajar pelo Mundo

Santorini o melhor programa na ilha é curtir o visual

É em Fira, e principalmente no vilarejo de Oia, a 8 km dela, que a imagem dos penhascos com casinhas brancas, igrejas de cúpulas azuis e varandas floridas iluminadas pelo sol se concretiza. Além de conhecer a arquitetura local, aproveite o dia para visitar o porto Skala Firon, que promove travessias de barco até duas pequenas ilhas, que na verdade são vulcões adormecidos. Outro bom passeio é conhecer as estreitas ruas da região, como a popularmente chamada Gold Street, famosa por suas joalherias, ou ainda a Erythrou Stavrou, maior via comercial.

A cidade também não deixa a desejar àqueles que preferem fazer tours para conhecer sua história. O destaque fica por conta de dois museus. No Museu Pré-Histórico Thera estão expostas diversas peças de cerâmica e pedaços do que um dia já foram paredes, algumas com pinturas datadas do final do período Neolítico. No Museu Arqueológico, a coleção é composta por itens de cerâmica e esculturas encontrados em escavações desde o período arcaico até o romano. Já no Museu Megaron Gyzi, a proposta é mostrar por meio de fotos a mesma ilha antes e depois do terremoto de 1956.

Se boas opções de passeio não faltam, para comer também não é diferente. A típica culinária mediterrânea pode ser apreciada nos restaurantes Ambrosia, Nikolas e também no Archipelagos, cujo espaço é uma antiga casa de 1860 reformada de acordo com a arquitetura tradicional.

Shutterstock/Viajar pelo Mundo

Santorini o melhor programa na ilha é curtir o visual

Mesmo que o relógio indique a chegada do fim da tarde, não se espante com a claridade. Lá o pôr do sol só começa por volta das 21h. Então, antes de anoitecer, dê um pulinho na Red Beach, cujo nome se revela óbvio ao ver a cor das falésias que margeiam suas águas escuras.

A vida noturna de Fira é bastante agitada e variada. Para quem gosta de jazz, uma boa pedida é o Kira Thira, bar descontraído que funciona há mais de 30 anos e tem como especialidade a bebida sangria. Outros pontos badalados são o Murphy’s Bar, um verdadeiro pub irlandês, e o Enigma, ideal para quem gosta de virar a noite dançando ou conversando com os amigos. Após uma madrugada cheia, nada como uma boa noite de sono no Andronis Suítes, no Hotel Melina ou no Aigialos, nos quais você pode tomar café da manhã de frente para o mar e para a cratera vulcânica.

Museu Pré-Histórico Thera (Fira, Santorini, tel. 22860/23-217‎). Ampla coleção de objetos de cerâmica, estatuetas e pedaços de parede enterrados após a erupção do vulcão Thera. Aberto de terça a domingo das 8h30 às 15h. O tíquete de entrada é de € 3. Cc: nenhum.

Museu Arqueológico (Fira, Santorini, tel. 22860/22-217). Construído em 1960, expõe peças desde o período arcaico até o romano. Aberto todos os dias, exceto às segundas, das 8h30 às 15h. A entrada custa € 3. Cc: nenhum.

Museu Megaron Gyzi (Fira, Santorini, tel. 22860/22-244). Exposição de fotos mostrando Fira antes e depois do grande terremoto de 1956. Funciona de segunda a sábado das 10h30 às 13h e das 17h às 20h, e aos domingos das 10h30 às 16h30.

 

Guia turístico da Grécia:

- Introdução a Atenas
- Moeda – Fuso – Como ligar
- Os acervos milenares de Atenas
- Onde passear em Atenas
- Boas compras em Atenas
- Vida noturna em Atenas
- Peloponeso: Corinto, Micenas, Nafplio e Península de Mani
- Delfos e Meteora, o melhor da região central da Grécia
- Corfu, ilhas Jônicas, Paros e Ios
- 48 horas em Mikonos
- 48 horas em Santorini
- Creta: mitologia e beleza
- Onde comer na Grécia
- Onde ficar na Grécia
- Veja fotos da Grécia

 

Quer mais sugestões de destinos? Siga o iG Turismo no twitter: @igturismo

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias