iG - Internet Group

iBest

brTurbo

Cinco dicas para um mochilão na Europa
Está pensando em passar as férias rodando os países europeus com uma mochila nas costas? Siga essas dicas para evitar dor de cabeça e economizar em sua viagem

Fernanda Castello Branco, especial para o iG

Um mochilão pela Europa é o sonho de muitos viajantes. Conversamos Daniel Thompson, o "Mochileiro das Maravilhas", e pegamos algumas dicas práticas para que sua viagem não seja um pesadelo.

Em 2008, Daniel rodou o mundo com uma mochila nas costas atrás das Maravilhas Modernas. Agora, embarcou para uma viagem pela África do Sul.

Confira as dicas e comece a pensar em sua viagem:


1. Planeje com antecedência

Comece a programar sua viagem bem antes da data do embarque. "Pesquise muito antes. Dependendo do tempo, boas oportunidades surgem para quem se planeja. Transporte mais barato, casas pra ficar (o site Couchsurfing é uma boa dica) ou albergues em promoção. Se tem poucos dias nas cidades, veja o que interessa mais a você e busque informações importantes, como dias e horários de abertura de lugares a serem visitados", aconselha Daniel.


2. Procure passeios grátis

É possível economizar até nas cidades mais caras, como Londres. “Nesses lugares, é preciso buscar opções locais e oportunidades, como museus em dias e horários alternativos (grátis) e programas sem custo, como atividades em parques”, diz Thompson.


3. Viaje em datas alternativas

Se tiver disponibilidade de tempo para viajar, evite fazer seu mochilão na alta temporada (que é sempre no verão, durante os meses de julho, agosto e setembro).

Além disso, as tarifas promocionais de companhias aéreas são geralmente oferecidas de setembro a novembro e de março a junho, o que barateia muito a viagem.


4. Respeite o relógio

Seja sempre pontual quando comprar uma passagem para viajar de um país para outro. "Os trens saem na hora, no minuto exato em que estão marcados. Sejam pontuais, pois o prejuízo e o atraso podem prejudicar o resto da viagem", alerta o Mochileiro.


5. Cuidado nunca é demais

Não pense que a Europa é 100% segura e cuide dos seus pertences. "Já fui roubado na Bélgica. Atenção com ladrões é fundamental em qualquer lugar do mundo", diz Thompson.

Para evitar problemas maiores, tire cópias de passagens e passaporte. Importante: durante os passeios, carregue sempre apenas a xerox do passaporte.

Leia também:

- Mochilão na Europa: chegou a sua vez
- Museus de graça ao redor do mundo
- Paris por apenas 1.60 Euros 


Mande suas dicas de mochilão para nós pelo twitter:
@igturismo

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias