iG - Internet Group

iBest

brTurbo

O essencial de Teresópolis - Viagem à Região Serrana do Rio de Janeiro
De importância histórica e com o clima ameno da Região Serrana do Rio de Janeiro, Teresópolis oferece atrativos ao público mais variado e, hoje, é mais procurada pelos passeios de ecoturismo e pelo saboroso roteiro gastronômico que apresenta.

Felipe Carneiro

- Como chegar a Teresópolis
- Principais atrações de Teresópolis
- Hospedagem em Teresópolis
- Gastronomia em Teresópolis
- Arredores de Teresópolis
- Informações úteis sobre Teresópolis

VEJA O FOTOSHOW DE TERESÓPOLIS

O nome da cidade é uma homenagem à esposa de D. Pedro II, a Terceira Imperatriz do Brasil, D. Teresa Cristina. O então imperador tinha verdadeira adoração pelo destino, por ser de temperatura semelhante a Petrópolis e por oferecer paisagens também muito belas. Nos períodos de férias, a família imperial tinha em Teresópolis o seu refúgio e, ainda hoje, muitas famílias procuram o local para garantir certa tranquilidade em meio ao aconchego da cidade.

Teresópolis faz parte da Região Serrana do Rio de Janeiro, com clima ameno, o que não indica que o sol não brilhe durante o dia. No verão a temperatura só cai mesmo à noite e, mesmo no inverno, em dias abertos, ele dá as boas-vindas aos visitantes. Para completar a atmosfera, excelentes restaurantes de gastronomia internacional variada e hospedagens para turistas exigentes!

Hoje em dia, é difícil definir o tipo de viajante que mais procura Teresópolis: naturalistas, aventureiros, historiadores, esportistas... Todos têm seu espaço e o mais certo seria dizer que a cidade agrada a todos. Mesmo porque os passeios vão desde visitações às instituições históricas, trilhas e escaladas pelo Parque nacional da Serra dos Órgãos, até feiras e cachoeiras. Um destino que não se ouve falar com a intensidade necessária, mas que vale a pena conferir (para o bom brasileiro, aquele que é fã do futebol: foi lá que a Confederação Brasileira de Futebol instituiu sua sede, abrigando a concentração dos principais jogadores do mundo, ao lado do Lago Comary).

Teresópolis também tem um parque só para quem é adepto dos esportes radicais e já foi sede de campeonatos mundiais de skate. Se ainda não agradou, os muitos cartões-postais do local também trazem trilhas e pontos de escalada aos mais aventureiros. Além disso, o circuito Tere-Fri, que liga os municípios de Teresópolis a Nova Friburgo é excelente na arte da gastronomia e no que diz respeito à vida noturna.

Leia mais sobre: Região Serrana do Rio de Janeiro.

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias