iG - Internet Group

iBest

brTurbo

O essencial de Bordeaux
Centro da mais célebre região vinícola do mundo, Bordeaux é uma encantadora cidade banhada pelo Oceano Atlântico.

Mapa-Mundi - www.mapa-mundi.com

- Fuso-Clima-Visto-Feriados em Bordeaux
- Como chegar a Bordeaux
- Onde ficar e o que comer em Bordeaux
- Atrações para as crianças em Bordeaux
- Vida cultural e noturna de Bordeaux
- O que ver nos arredores de Bordeaux
- Compras em Bordeaux
- Informações úteis sobre a Bordeaux

VEJA A GALERIA DE FOTOS DE BORDEAUX

A bela capital de Aquitânia é ótima para ser conhecida a pé - ou de bicicleta, com ciclovias espalhadas por todos os bairros e vários pontos para alugar as magrelas. Não faltam monumentos históricos restaurados, praças tranquilas, praias para banhistas e esportistas, museus que são referências mundiais e restaurantes de excelente qualidade.

O comércio de vinhos vem da época dos romanos, quando o porto construído às margens do Rio Gironde, que atravessa a cidade, tornou-se passagem inevitável. A visita aos châteaux, produtores da bebida, é obrigatória. Detalhe importante: comparando-se com o valor que pagamos aqui, a garrafa de uma boa marca, lá, sai quase de graça.

Principais atrações:

1 - Cathédrale St-André
Place Pey-Berland

A mais impressionante igreja de Bordeaux, na fronteira da cidade, conta com esculturas dos séculos 13 e 14 e é um dos cartões-postais mais visitados.

2 - Abbatiale Ste-Croix
Place Pierre Renaude l

O local, uma linda igreja finalizada no século 12, ficou famoso nos círculos musicais quando o seu órgão foi restaurado em 1996. Em julho e agosto, são realizados concertos com o instrumento, abertos ao público.

3 - Basilique Saint-Seurin
Triangle/Saint Pierre

Tesouro arquitetônico classificado pela Unesco como Patrimônio Mundial, a basílica é de estilo predominantemente românico e gótico. Sua história se confunde com a do início da cristandade, no século VI.

4 - Esplanade de Quinconces
quai Louis XVIII, centre

Uma grande praça inaugurada em 1820 e que tem como atração o Chafariz Girondins, homenagem aos girondinos, grupo de representantes da burguesia local que teve 22 integrantes executados em 1793, após a Revolução Francesa.

5 - Pont de Pierre

Com 17 arcos e 478 metros, está entre as mais belas pontes da França. Pode ser atravessada a pé. Aproveite e visite o porto. De noite, com suas luzes acesas, a construção fica ainda mais linda.

6 - Centre Jean Moulin
48, rue Vital Carles

Fundado em 1967, o espaço funciona como museu e centro de documentação da Segunda Guerra Mundial. Instalado no Caisse d'Epargne de Bordeaux, o edifício foi construído em meados do século 19.

7 - Musée des Beaux-Arts
20, cours d'Albret, Jardin du Palais-Rohan

Possui uma notável coleção dos séculos 15 a 20. Obras de artistas como Rubens, Tiziano, Veronese, Delacroix e Marquet estão em exibição.

8 - Musée Douanes
1, place de la Bourse, 33000

A história da alfândega é só o pretexto para os monitores darem uma aula de economia e ensinarem as consequências das principais doutrinas que têm regido o mundo e especialmente a França. A preservação dos hábitos aduaneiros é outra intenção do museu.

9 - Musée du Vin

Interessante explicação da evolução do comércio do principal produto da região. Objetos raros, testemunhos de quem viveu essa história e painéis com obras sobre o tema. Há um espaço para degustações.

10 - Grand Théâtre
Place de la Comédie

Símbolo cultural de Bordeaux, foi construído entre 1773 e 1780, no auge da prosperidade da burguesia local. É um dos últimos grandes teatros remanescentes do século 18.

Leia mais sobre: Bordeaux - viagem à França.

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias