iG - Internet Group

iBest

brTurbo

O essencial de Estrasburgo
Pelas ruas de Estrasburgo (ou Strasbourg, em francês), capital da Alsácia, nota-se que a cidade sempre teve um papel de peso na Europa.

Mapa-Mundi - www.mapa-mundi.com

- Fuso-Clima-Visto-Feriados em Estrasburgo
- Como chegar a Estrasburgo
- Onde ficar e o que comer em Estrasburgo
- Atrações para as crianças em Estrasburgo
- Vida cultural e noturna de Estrasburgo
- O que ver nos arredores de Estrasburgo
- Compras em Estrasburgo
- Informações úteis sobre Estrasburgo

VEJA A GALERIA DE FOTOS DE ESTRASBURGO

Suas pomposas construções revelam um passado próspero, impulsionado pela localização estratégica. Estrasburgo fica na fronteira com a Alemanha e foi ponto de passagem de inúmeras rotas comerciais. Hoje, a localidade mostra aos turistas atrações como o seu centro totalmente tombado pela UNESCO e, ainda, points culturais e gastronômicos.

Sim, quem pretende ir a Estrasburgo deve deixar a dieta de lado: os restaurantes são um dos fortes do roteiro da terra natal do patê de foie gras.

Principais atrações:

1- Cathédrale Notre-Dame de Strasbourg
Place de la Cathédrale

É a principal atração de Estrasburgo e apresenta ao turista um ótimo exemplo da arquitetura gótica. A construção da estrutura começou em 1176 e as últimas pedras só foram colocadas em 1439. Um dos pontos altos da visita é a torre principal da catedral, belíssima.

2 - La Petite France

É o bairro mais turístico de Estrasburgo, onde está o centro histórico. Antigamente, era por lá que os pescadores moravam. Hoje, o cenário conta com incríveis casas de madeira (aquelas em estilo alemão, bem copiadas em Campos do Jordão) erguidas entre os séculos 16 e 17. Um passeio essencial.

3 - Place Saint-Thomas

A Igreja protestante é outro belo exemplo gótico da Alsácia. O espaço também abriga um belo mausoléu todo adornado em estilo barroco.

4 - Parlamento Europeu
Rue Lucien Fèbvre, Contades Quarter

Estrasburgo é sede do Parlamento Europeu, e o prédio construído na cidade para abrigá-lo é usado apenas 12 vezes por ano. O local é aberto a visitação somente nos dias em que há debates. Antes de ir, consulte a agenda do espaço pelo site.

5 - Place de la République

É onde acontece a vida do popular Bairro Alemão. A praça, concluída em 1918, é tão ampla que mais parece um parque. Visite o local em um dia de sol e, além de apreciar os belos monumentos instalados ali, faça um piquenique e se sinta como um morador. Aproveite também para entrar nas inúmeras lojinhas interessantes da região.

6 - Musée Alsacien
23-25 quai Saint Nicolas

O acervo de arte popular está instalado numa antiga residência, o que faz com que os turistas consigam visualizar como era a vida na região antigamente. Há exemplares da mobília tradicional - toda pintada à mão - roupas de época, cerâmica e artigos religiosos.

7 - Grand Ilê

Essa conhecida região de Estrasburgo abriga o centro histórico considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO. A dica por lá é passear sem rumo pelas ruas estreitas, especialmente as perto da catedral, como a Rua Du Sanglier. Atente também para o antigo prédio do Chambre de Commerce et d'Industrie. No restante do tempo, aprecie os jardins e entre nas lojas de produtos típicos.

8 - Musée d’Art Moderne et Contemporain
1 place Jean-Hans Arp

Obras de artistas consagrados, como Monet, Picasso, Kandinsky e Brauner fazem parte da coleção permanente. Esporadicamente, há mostras de novas revelações das artes plásticas. No local, vá também ao terraço panorâmico que tem uma bela vista para Petite France.

9 - Palais de l'Europe

A imponente construção já foi sede do Parlamento Europeu. Hoje, o prédio pode ser visitado e tem tours gratuitos uma vez por semana. Atualmente, o Conselho Europeu se reúne no espaço uma vez por ano, em ocasiões como essa, o turista também pode entrar no local e assistir aos debates.

10 - Palais Rohan
2 place du Château, Grande Île, 67000


O majestoso palácio foi construído entre os anos de 1732 e 1742 e serviu de residência dos bispos da cidade. No porão do prédio funciona hoje o Musée Archéologique, com peças que datam do período Paleolítico. No andar térreo está o Musée des Arts Décoratifs, onde estão ambientes decorados com o rico estilo usado no século 18.

Leia mais sobre: viagem à frança - alsácia.

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias