iG - Internet Group

iBest

brTurbo

36 horas em Hanói - Viagem ao Vietnã
Perto do Lago Hoan Kiem, situado no coração de Hanói, um relógio digital marca a contagem regressiva para o aniversário desta cidade atmosférica, que completará 1000 anos em 2010.

Naomi Lindt - NYT

- Sábado em Hanói

- Domingo em Hanói

VEJA A GALERIA DE FOTOS DE HANÓI

Certamente haverá muito que comemorar: a capital do Vietnã vem passando por um crescimento extraordinário nas últimas duas décadas, evoluindo de um lugar lúgubre, devastado pela penúria, para uma metrópole sofisticada com arranha-céus, culinária sensacional e arte de primeira linha.

Entretanto, aqueles que balançam suas cabeças em sinal de reprovação ao desaparecimento da cultura local, deveriam pensar bem. Para cada centro de compras reluzente, há sempre um templo cheio de incensos na redondeza, e influências culturais do passado ainda fazem parte das construções atuais - desde reverenciados monumentos confucianos até restaurantes franceses da moda. Na verdade, é este zelo em progredir em direção ao futuro com o olho sempre no passado que define a cidade.

Sexta-feira

17h - Bebendo cedo

Em um país onde as pessoas estão de pé antes do amanhecer e só terminam o trabalho por volta das 21h, é por necessidade que a vida noturna vietnamita começa cedo. Bia hoi, um tipo de chopp local, é também o nome dos cafés ao ar livre que servem a bebida por preços incrivelmente baixos, dando forma à barulhenta cultura da bebida no centro da cidade. O cruzamento das ruas Ta Hien e Luong Ngoc Quyen, no fervilhante bairro antigo, é conhecido por “bia hoi corner” (esquina bia hoi) devido aos ambulantes vendendo cerveja informalmente. Mochileiros, estudantes e homens de meia idade que acabaram de se exercitar se amontoam nos calçadas para comprar chopp diretamente do barril (por 3000 dongs, cerca de 17 centavos de dólar).

19h - Festival de pescadores

Hai San Ngon (199A Nghi Tam Street; 84-4-37-19-31-69), que pode ser traduzido como “frutos do mar saborosos”, é um restaurante que justifica o nome. O extenso cardápio oferece uma excelente seleção de opções grelhadas, salteadas e no vapor de incontáveis peixes e crustáceos. Dentre os destaques estão salada de moluscos (50000 dongs); mariscos com tiras de cenoura, pepino e papaia verde; e lagostim salteado em molho doce picante de tamarindo (80000 dongs). Jante no espaçoso terraço ao ar livre, ladeado por elegantes piscinas de ardósia, em um dos salões de jantar envidraçados - de onde pendem lustres confeccionados com autênticas gaiolas de pesca de bambu.

21h15 - Mundo aquático

Para um programa familiar, siga para o teatro de marionetes na água Thang Long Water Puppet Theater (57B Dinh Tien Hoang Street; 84-4-38-25-54-50; ingress de 40000 a 60000 dongs), onde histórias de 1000 anos inventadas por fazendeiros durante a temporada chuvosa do Rio Vermelho são recriadas diversas vezes ao dia. Titereteiros escondidos nas coxias, de pé em uma piscina que se estende até o palco, manobram com precisão longos bastões para fazer as marionetes de madeira laqueada se mover dentro da piscina rasa. Cantores dão voz aos bonecos enquanto músicos tocam instrumentos tradicionais.

Leia mais sobre: Hanói - viagem ao Vietnã.

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG




publicidade



Contador de notícias