iG - Internet Group

iBest

brTurbo

O essencial de Lyon - Viagem à França
Situada numa zona montanhosa do centro-leste da França, entre dois dos mais belos rios da Europa, o Ródano e Saône, Lyon tem sempre temperatura agradável, entre 20 e 24 graus.

Mapa-Mundi - www.mapa-mundi.com

- Fuso-Clima-Visto-Feriados em Lyon
- Como chegar a Lyon
- Onde ficar e o que comer em Lyon
- Atrações para as crianças em Lyon
- Vida cultural e noturna de Lyon
- O que ver nos arredores de Lyon
- Compras em Lyon
- Informações úteis sobre Lyon

VEJA A GALERIA DE FOTOS DE LYON

Dispõe de encantadores restaurantes que servem uma das melhores culinárias do mundo. Vida artística agitada, lojas para todos os gostos, eventos culturais aos montes e recantos excelentes para simplesmente descansar, com praças, rios e colinas. Declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, a região de Lyon aprendeu a integrar com harmonia o lado antigo e a modernidade francesa. Não passe por lá correndo, é a principal dica.

Principais atrações:

1 - Musée des Beaux-Arts
20, place des Terreaux; Palais Saint-Pierre

No coração de Lyon aparece o suntuoso Palais Saint-Pierre e seu museu. Totalmente restaurado, expõe uma das mais importantes coleções de arte da França. Dividido por 70 salas, em 7 mil metros quadrados, revela detalhes do passado da Grécia, do Egito Antigo, mostra esculturas e pinturas da Idade Média. Vale a pena conhecer.

2 - Instituto Lumière
25, Rue du Premier Film

Foi perto dessa mansão , em 1895, que os irmãos Lumière exibiram o primeiro longa-metragem do mundo "La Sortie des Usines Lumière". Lugar para deixar cinéfilos malucos com o acervo e obras de arte dos antigos donos. Tem ainda o museu do cinema e uma sala de exibição em que os clássicos têm prioridade.

3 - Musée des Tissus
34, Rue de la Charité

Nele você pode conhecer uma extraordinária coleção de sedas e tapeçarias que datam do início do Cristianismo.

4 - Ópera de Lyon
1, Place de la Comédie

No cento da cidade está uma das mais belas construções da região. Do edifício original, do século 18, sobraram apenas as quatro fachadas. Nos anos 90, graças ao arquiteto Jean Nouvel, um imenso vidro passou a dar transparência à Ópera. Lá dentro, madeira, ouro e acústica privilegiada.

5 - Teatro Celestins
4, Rue Charles Dullin


Com mais de dois séculos de arte dramática, o teatro Celestins sobreviveu a dois incêndios, em 1871 e 1880, e se manteve como um dos principais pontos turísticos de Lyon. Erguido em 1792, a elegância e a harmonia de sua arquitetura, que mistura o clássico e o barroco, o tornaram modelo para vários teatros internacionais. Foi restaurado em 1992.

6 - Gerland Stadium
353, Avenue Jean Jaurès

Construído em 1926, o Gerlan Stadium foi renovado em 1998 para sediar os jogos da Copa do Mundo. Com sorte, você pega uma apresentação do time da cidade, o Lyon, onde o brasileiro Juninho Pernambucano é ídolo. Recebe, além do futebol, partidas de rugby.

7 - Parque de la Tete D'Or
Direction des Espaces Verts Mairie de Lyon - 69205


Gratuito e com diversos atrativos, é um dos mais amplos e belos parques da França. São mais de 8 mil árvores, uma reprodução da savana africana, jardim zoológico e jardim botânico.

8 - Igreja San Nizier
Rue de Brest; Presqu'île

Exemplo do estilo gótico, a construção do século 15 se destaca em Presqu'île, região essencial para tornar Lyon Patrimônio Mundial da Humanidade.

8 - Fourvière

O bairro é praticamente um sítio arqueológico. Por suas ruas, você vai conhecer igrejas imponentes, museus e teatros da Antiguidade. A Basílica de Fourvière, obra de Pierre Bossan, de 1896, é uma das mais belas construções da cidade.

10 - Catedral St. Jean
Place St-Jean, Vieux-Lyon

Uma igreja em estilo romanesco absolutamente fascinante. O portal com inscrições dos signos do zodíaco e um relógio astronômico com figuras móveis que marcam as horas merecem fotos e mais fotos. Foi inaugurada no século 15.

Leia mais sobre: viagem a França - patrimônio mundial.

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias