Tamanho do texto

Espelho meu: toda a magia da Praia do Espelho, um dos cenários mais deslumbrantes do Sul da Bahia

A Praia do Espelho é como um portal. Um lugar em que o tempo corre mais livre e mais lento. Escoltada por falésias, entre o verde da Mata Atlântica e o azul-turquesa do mar, a região convida a desconectar, ouvir o silêncio e se deixar guiar pelo balanço da Bahia. É nesse clima calmo e sedutor que importantes conexões acontecem: quando a maré baixa, os espelhos d'água da praia refletem a alma desse lugar com vocação para brilhar --daí o nome da Praia e a magia que ela emana em cada grão de areia.

Praia do Espelho fica localizada no Sul da Bahia
Rafael Paixão
Praia do Espelho fica localizada no Sul da Bahia


"Aqui, o rico brinca de ser pobre", diz o taxista Joãozinho, referindo-se às antigas casas de pescadores que hoje exibem o estilo rústico-chic das revistas de decoração. Motorista experimentado no percurso acidentado (são 26 quilômetros de terra, a partir de Trancoso), Joãozinho conta que há duas décadas os terrenos ali eram doados. “Ninguém queria vir para esse fim de mundo!”, ele se espanta. Hoje, equipado com um celular de ponta, o motorista costuma fazer traslados para o “seu Nizan” (referindo-se ao publicitário Nizan Guanaes) e outros tantos empresários e personalidades habitués do lugar.

Caminhada pé na areia

Mais além do Espelho está Caraíva, vilarejo de ruas de areia onde só se chega de canoa --depois de uma caminhada de duas horas e meia, entre rochas e falésias. Um trecho e tanto. Mas, no caminho, dá para descansar e se refrescar, passando pela praia do Satu, que tem duas lagoas de água doce rente à areia. Como prêmio, chega-se à bucólica vila de pescadores, banhado pelo rio e o mar. "Ali, você vai direto para o Bar do Pará, pede uma cerveja trincando de gelada, um pastel de arraia, e agradece a Deus por estar vivo!", diz a empresária Maria Fernanda La Regina, proprietária da Pousada Brisas do Espelho, uma das mais bonitas da região. A caminhada para Caraíva é uma das experiências oferecidas aos hóspedes na Pousada. "Sugerimos sempre que sejam acompanhados por um guia, porque há trechos através de trilhas", diz Maria Fernanda.

Outro passeio imperdível é a caminhada do Espelho para o Rio dos Frades, que divide as praias de Trancoso e Espelho. Com a maré baixa, é possível chegar até lá a pé, caminhando por cerca de 4,5 km. O trajeto percorre diversas praias, uma mais bonita do que a outra. Ali, o rio dos Frades encontra o mar e é maravilhoso em toda a extensão da paisagem que se desdobra na chegada. Na margem oposta, há moradores nativos que podem ajudar na travessia de canoa. O lugar oferece um banho regenerador de água doce e fresca diante de um dos lugares mais bonitos da região.

Praia do Espelho
Rafael Paixão
Praia do Espelho

Vinho no coqueiral

É possível também programar uma visita aos índios Pataxós, que ainda vivem em mais de 30 aldeias no Sul da Bahia. Algumas estão abertas à visitação, como é o caso da Aldeia Imbiriba, localizada entre a Praia do Espelho e Trancoso. O lugar permite o contato com a cultura dos Pataxós, ligada à caça, à pesca e a cerâmica. Explorar a região de bike é outra das delícias disponíveis. Há estradas estreitas e mais largas, a maioria delas de terra, exceto no vilarejo do Outeiro, no alto da falésia, onde tem asfalto. Para quem prefere sair a galope, o Sr. Raimundo, baiano de sorriso fácil,  disponibiliza cerca de 14 cavalos para passeios na praia. Os cavalos são gentis e a paisagem de tirar o fôlego. Para quem se hospeda na Pousada Brisas do Espelho, há uma experiência exclusiva: apreciar o pôr-do-sol com vinho, no coqueiral, com vista privilegiada para o mar, que ganha tons prateados a partir do anoitecer. "Ver o nascer da lua, ali, é um dos espetáculos mais bonitos da natureza", diz Maria Fernanda La Regina.

Onde ficar?

A pousada Brisas do Espelho é o refúgio perfeito para quem busca tranquilidade, em clima de casa de praia, com todos os confortos da modernidade. A poucos passos de três praias cinematográficas (Espelho, Outeiro e Amores), o hóspede pode aproveitar ao máximo as temporadas de sol e a proximidade com o mar. São 19 amplas suítes com camas king e mosquiteiros de algodão, piscina, spa e restaurante com serviço de sushi bar.  

Praia do Espelho
Rafael Paixão
Praia do Espelho


Como chegar

Há voos diários entre as principais cidades brasileiras e Porto Seguro. De Porto Seguro até a Praia do Espelho há várias opções de trajeto:

De carro: Quem optar por ir de Porto Seguro a Praia do Espelho de carro (aluguel de carros no aeroporto) fará um percurso de aproximadamente 70km ao todo e levará cerca de 1h30m. São duas opções de caminho e não há diferença de tempo entre os trajetos. Saindo de Porto Seguro, é possível seguir pela estrada que margeia a costa, pegando a balsa para passar em Arraial D’Ajuda e chegar a Trancoso ou seguir pela BR-367. Ambos darão acesso ao trevo de Trancoso, onde se encontra a indicação para pegar 26 quilômetros de uma estrada de terra acidentada, mas cheia de recompensas. No trajeto, há uma fazenda destinada à criação de búfalos, e a visão das ocas da aldeia dos índios Pataxó, que costumam exibir seu artesanato na beira da estrada. Apesar de, em alguns momentos o visitante achar que está no meio do nada, a boa sinalização das placas ajuda bastante.

Transfer: Serviço terceirizado ao custo de cerca de R$ 300 por trajeto. Contato: joaozinhotaxi@hotmail.com

* Rosane Queiroz é jornalista e cantora e autora de "Musas e Músicas - A Mulher Por Trás da Canção", que conta 33 histórias de canções da MPB com nomes femininos, revelando quem foram as musas inspiradoras

Praia do Espelho
Rafael Paixão|divulgação
Praia do Espelho