Comemorações da Páscoa no Brasil e no mundo

A data sagrada para os cristãos é comemorada em todo mundo, mas de diferentes formas: procissões, teatros e até tapetes de flores

Pelo mundo todo, pipocam eventos durante a Páscoa que atraem milhares de fiéis e turistas. Alguns, bastante tradicionais, ocorrem há séculos. A data, que celebra a ressurreição de Cristo, também significa renascimento.

Mas em cada parte do mundo, a comemoração é feita de uma forma diferente: teatro ao ar livre no Brasil, peregrinações em Israel, procissões medievais na Espanha, cavalgadas na Alemanha. Descubra as peculiaridades de cada celebração e escolha a sua.


Nova Jerusalém – Pernambuco

Foto: AE
A Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém, é o maior teatro ao ar livre do mundo

Sob o céu estrelado, milhares de pessoas acompanham a encenação da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém, a 180 quilômetros de distância de Recife. E os números impressionam. O público segue os passos de Jesus em nove palcos gigantescos montados ao ar livre.

Mais de 500 atores e figurantes participam do espetáculo, que inclui o ator pernambucano José Barbosa no papel de Cristo, Larissa Maciel como Maria e Caco Ciocler como Judas. Considerado o maior teatro ao ar livre do mundo, com 100 mil metros quadrados, ele é realizado há quase 50 anos. 

Ouro Preto - Minas Gerais

Foto: Getty Images
Na Semana Santa, as ruas de Ouro Preto são tomadas por tapetes de flores e serragem

O centro histórico de Ouro Preto fica mais colorido e perfumado na Páscoa. As ruas são forradas por coloridos tapetes de flores e serragem, uma tradição que remonta ao século 18. Durante a noite de sábado e na madrugada de domingo, a cidade se mobiliza para confeccionar o tapete – e os turistas também podem dar uma mãozinha. Grupos de seresteiros animam os trabalhadores.

Com mais de dois quilômetros de extensão, é formado um corredor que liga as igrejas de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Pilar. É por ali que passará a procissão no domingo.

- Leia também: Guia de viagem de Ouro Preto


Sevilha – Espanha

Foto: Getty Images
Em Sevilha, milhares de membros das irmandades saem em procissão vestindo túnicas e gorros

As procissões tomam as ruas de todo o país desde a Idade Média. Em Sevilha, os festejos são celebrados desde o século 16. Milhares de membros das irmandades saem às ruas, cada uma com seu uniforme. Alguns vestem sóbrias túnicas e gorros pontudos, que podem parecer um tantinho assustadores.

Já os “costaleros” carregam os pesados carros dourados com imagens religiosas sobre as costas. O ponto alto é a madrugada da Sexta-Feira Santa, quando as imagens da Virgem de Macarena e a Virgem da Esperança da Triana deixam as igrejas. Todos os cortejos devem seguir até a majestosa catedral da cidade enquanto a multidão acompanha de pertinho ou do alto das sacadas das casas, entoando cânticos cristãos.

- Leia também: Igrejas cartões-postais

Jerusalém – Israel

Foto: Getty Images
Fiéis percorrem a Via Dolorosa carregando uma cruz

Repleta de lugares sagrados para os cristãos, a cidade recebe milhares de pessoas durante a Semana Santa. A Via Dolorosa, na cidade velha, seria o caminho exato percorrido por Cristo até o calvário, carregando a cruz. Ela começa na Porta de Santo Estevão e termina na Igreja do Santo Sepulcro. Durante o trajeto, os fiéis param nas nove estações para meditar.

Outro local bastante concorrido é o Cenáculo, um pequeno edifício de dois andares no alto do Monte Sião. Foi ali que Jesus teria celebrado a última ceia. O local só é aberto duas vezes por ano: na Quinta-Feira Santa e no Dia de Pentecostes.

- Leia também: Jerusalém, a cidade das religiões

Roma – Itália

Foto: Getty Images
Multidão se reúne na Praça São Pedro para assistir à missa do Papa Bento 16

O momento mais aguardado da Semana Santa é a tradicional missa celebrada pelo Papa Bento 16 no domingo, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. No ritual da ressureição, dois diáconos mostram uma imagem de Cristo ao Papa e, em seguida, aos fiéis. A imagem, conhecida como “Acheropita”, significando que não foi pintada por mãos humanas, é uma das mais veneradas da cristandade.

Após a missa, o Papa lê a mensagem de Páscoa e dá a benção “Urbi et Orbi” a todo o mundo. Os milhares de cristãos que não conseguem entrar na igreja podem acompanhar a celebração pelos telões montados na praça.

- Leia também: Guia de viagem de Roma

Bautzen – Alemanha

Foto: Divulgação
Em Bautzen, a procissão de Páscoa é feita há mais de cinco séculos

Na cidadezinha alemã, a procissão é feita há mais de cinco séculos. Mas é um pouquinho diferente. Centenas de cavaleiros, vestidos com ternos e cartolas negros e montados sobre cavalos caprichosamente decorados, carregam bandeiras com a imagem de Cristo.

No domingo de manhã, eles assistem à missa de Páscoa e são abençoados pelo padre. Depois, partem ao som das badaladas dos sinos e percorrem as casas dos moradores para anunciar a boa nova da ressureição. A cada parada, o mesmo ritual: eles cantam canções religiosas e fazem uma prece.

Suécia

Foto: Getty Images
Na Semana Santa, as crianças se fantasiam com rostos pintados e usando vassouras

Na Sexta-Feira Santa, as crianças se fantasiam, com os rostos pintados e usando vassouras. E seguem o ritual de ir até as casas dos vizinhos para pedir doces. De acordo com a cultura local, as bruxas voavam com o diabo Blakulla nas vassouras durante a Semana Santa.

Por esse motivo, as pessoas costumam acender fogueiras na véspera do feriado para espantar as feiticeiras. Também é comum usar penas de aves como amuletos, mas com um detalhe: devem ser pintadas em cores bem fortes de rosa, azul, amarelo e vermelho.


Link deste artigo: https://turismo.ig.com.br/destinos-nacionais/comemoracoes-da-pascoa-no-brasil-e-no-mundo/n1597727625245.html