11 praias perfeitas no Rio de Janeiro

Conheça as melhores praias da orla fluminense e prepare o biquíni para os dias de sol e mar

Ao percorrer a orla fluminense, o viajante que sai em busca de cantinhos paradisíacos para se esticar na areia e se refrescar no mar não volta frustrado para casa. O Estado do Rio de Janeiro conta com praias onde é difícil não se encantar. Algumas têm acesso fácil de carro, enquanto em outras só é possível chegar por trilhas ou de barco.

Independentemente da localização, isoladas ou badaladas, selecionamos 11 praias que merecem uma visita.

1. Praia do Farol (Arraial do Cabo)

Foto: Getty Images
A praia do Farol, em Arraial do Cabo, encanta por suas águas geladas de cor azulada e areia branquinha

Localizada na Ilha do Farol, a praia é considerada uma das joias de Arraial do Cabo . Afinal, difícil não se encantar por suas águas geladas de cor azulada e areia branquinha, emoldurada por dunas e morros verdes. Um estudo do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) a considerou a praia mais perfeita do Brasil. O acesso a ela, no entanto, só por barcos autorizados, já que a ilha é controlada pela Marinha.


2. Prainhas do Pontal (Arraial do Cabo)

Foto: Getty Images
As Prainhas do Pontal têm mar cristalino, perfeito para mergulhos

Estas duas praias de areia bem branquinha, separadas por rochas, se tornam uma enseada só quando a maré está cheia. Suas águas têm tonalidade azul e são cristalinas como uma piscina, boas para quem quer mergulhar. Das areias, os banhistas têm vista para a Ilha do Farol . Para quem quiser visitá-las, o acesso é por uma escadaria íngreme a partir do Morro do Atalaia ou por barco.


3. Praia Azeda e Azedinha (Búzios)

Foto: Sergio Quissak
Pertinho uma da outra, a Praia Azeda e Azedinha são duas joias de Búzios

Estas duas praias de águas límpidas de cor esverdeada como um limão (daí o nome Azeda) estão pertinho uma da outra. Suas águas são calminhas, boas para banho e mergulho. Cercadas por costões verdes, em suas estreitas faixas de areias brancas há barracas que abastecem os turistas com drinques e quitutes. O acesso à praia Azeda é por uma rua calçada a partir da Praia dos Ossos. No canto direito, há uma pequena trilha para a Azedinha.


4. Praia José Gonçalves (Búzios)

Foto: Sergio Quissak
A praia de José Gonçalves atrai bastantes surfistas

A pequena e bem-preservada praia de José Gonçalves fica dentro da Reserva Ecológica das Emerências. Suas ondas fortes atraem os surfistas para o local. A orla estreita é contornada por pedras escuras arredondadas e costões verdes. Para matar a fome dos banhistas há só a rústica barraca do Ranieri, que oferece deliciosos pratos à base de frutos do mar (destaque para as casquinhas de mexilhões).

5. Praia de Lopes Mendes (Ilha Grande)

Foto: Luis Fernando Lara
A praia de Lopes Mendes, em Ilha Grande, é considerada uma das mais bonitas do Rio de Janeiro

Ilha Grande tem praias belíssimas, mas a grande queridinha dos turistas e moradores é Lopes Mendes . Pudera. Suas águas são cristalinas, com variações de tonalidades azul e verde, que ficam ainda mais vivas nos dias de sol. Ela é extensa, tem 3 km de areia fina, com amendoeiras na costa que oferecem sombra aos banhistas. Na alta temporada e feriados, ela fica um pouco mais movimentada e conta com alguns vendedores. No restante do ano, permanece tranquila. O acesso é por trilha, com cerca de duas horas de caminhada a partir da Vila de Abraão, ou, se preferir, por barcos.


6. Praia dos Dois Rios (Ilha Grande)

Foto: Luis Fernando Lara
A praia de Dois Rios, em Ilha Grande, já abrigou o presídio Cândido Mendes

Em cada uma das extremidades desta praia de areia branca corre um riacho de água doce, daí o nome Dois Rios . Este belo local de mata preservada já abrigou o presídio Cândido Mendes, implodido em 1994, do qual restam apenas ruínas. Hoje, a praia conta com uma sede de estudos avançados da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).


7. Praia de Antigos e Antiguinhos (Paraty)

Foto: Divulgação/ Paraty Convention & Visotors Bureau
O acesso é difícil, mas as praias de Antigos e Antiguinhos valem o esforço

O acesso até as praias de Antigos e Antiguinhos é difícil e não há barracas de praia por lá, quase sem sombrinha para se refrescar do calor. Mas, selvagens e isoladas, elas são lindas. Estas duas enseadas, cercadas por montanhas verdes, têm areia fofa e águas cristalinas. No canto direito de Antiguinhos passam riachos de água doce, bons para tirar o sal do corpo. Não dá para chegar a estes dois paraísos de carro. Para acessá-los, só por trilha, a partir da praia do Sono – outra enseada que também vale uma visita – ou de barco, saindo da praia do Meio ou de Laranjeiras.


8. Praia de Itacoatiara (Niterói)

Foto: AE
A praia de Itacoatiara é uma das mais belas do litoral de Niterói

A mais bela praia do litoral de Niterói , Itacoatiara fica a cerca de 30 minutos do centro. Com acesso por uma única via, para chegar até a praia é preciso atravessar um condomínio residencial. Cercada por montanhas verdes, tem águas cristalinas e ondas altas para a alegria dos muitos surfistas que a frequentam. No canto direito, há uma piscina natural de águas calmas, ideais para os banhistas.


9. Praia de Ipanema (Rio de Janeiro)

Foto: Getty Images
A praia de Ipanema é uma das mais badaladas do Rio de Janeiro

Bastam alguns minutinhos na areia fofa para perceber que é impossível ficar indiferente à Ipanema , praia que inspirou e inspira artistas, onde tendências foram e são criadas. Nos seus 2,6 km de orla circulam patricinhas de corpos sarados, estrangeiros, gays e heteros solteiros, famílias, surfistas e amigos que se reúnem para bater uma bolinha. Ambulantes oferecem clássicos quitutes cariocas, como o mate, biscoitos Globo e o sacolé. O Posto 9 continua sendo ponto de encontro e point de paquera de Ipanema.


10. Prainha (Rio de Janeiro)

Foto: Pedro Kirilos/Riotur
Com boas ondas, a Prainha é a praia preferida dos surfistas

Na Barra da Tijuca , protegida pela Mata Atlântica, a Prainha tem 700 metros de extensão, cercada por dois morros verdes. Com boas ondas, é a praia preferida dos surfistas. Bem preservada, a natureza é seu grande chamariz.


11. Praia de Grumari (Rio de Janeiro)

Foto: Pedro Kirilos/Riotur
Grumari é uma praia ampla, cercada por costões e morros com vegetação de restinga

Parte da mesma área de proteção ambiental da Prainha, Grumari é uma praia ampla, com 2,8 km de extensão, cercada por costões e morros com vegetação de restinga. O contraste entre o límpido mar azulado e a mata verde encantam, especialmente nos dias ensolaradas. Ondas entre um e três metros de altura atraem muitos surfistas, especialmente aos finais de semana. No canto esquerdo fica a praia de Abricó, frequentada por naturistas.

Para você, qual é a praia perfeita no Rio de Janeiro? Deixe sua dica na caixa de comentários








Link deste artigo: https://turismo.ig.com.br/destinos-nacionais/as-11-melhores-praias-no-rio-de-janeiro/n1597658207769.html