
O aniversário de São Paulo (SP) está chegando. No dia 25 de janeiro a cidade comemora seus 472 anos com muita festa. Como parte dessa comemoração, o Trem da República está com uma promoção especial. Moradores da Capital terão 50% de desconto em passagens compradas para os finais de semana dos dias 24 e 25 de janeiro para os passeios ferroviários que ligam a cidade de Itu (SP) a Salto (SP).
Como participar
Esta será uma bela oportunidade para visitantes e turistas de outras regiões conhecerem a história de Proclamação da República em um passeio de trem. A compra pode ser de um bilhete só de ida ou só de volta ou o pacote bate e volta. Quem vai viajar de trem deverá comprar o bilhete na estação de trem de Itu(SP) ou de Salto(SP) ou pela internet no site do Trem Turístico.
Para passageiros que moram na capital paulista a melhor opção é o passeio de ônibus que sai do Terminal da Barra Funda ou da estação Jundiaí. Para garantir o desconto nos dois modais, o interessado pode apresentar um comprovante de residência de São Paulo no momento da compra do bilhete. Terá umj guia de turismo dentro do ônibus explicando os pontos históricos da Proclamação da República.
No site, té várias opções de pacotes como o bate e volta, em que visitante terá o transporte rodoviário de ida e volta, guia acompanhante, city tour pelos pontos históricos de Itu, visita ao parque dos dinossauros e almoço incluso no Restaurante da Estação. O passeio termina com o passeio de trem às 16h, ligando Salto a Itu, antes do retorno para a capital.
O trem
A viação trem turístico utiliza três categorias de vagões: a Turística que possui assentos em dupla, enfileirados para frente como eram antigamente. Tem a categoria butique, em que o passageiro pode levar seu animal de estimação, tem poltronas duplas com caminha para cachorros e varanda e a categoria panorâmica com mais espaço e janelas amplas para que o passageiro visualize a paisagem com mais detalhes.
O passeio
O trajeto é uma aula de história sobre os trilhos da cidade. Com duração de uma hora e todo o percurso vai contar a história da Proclamação da República. Durante o passeio guias de turismo e artistas vão contar a história e interagir com os passageiros em vagões restaurados do antigo trem, além de atravessar paisagens naturais, pontes e o Rio Tietê.

Desembarque em Itu (SP)
Conhecida como a cidade dos exageros, Itu estará cheia de atrações para toda família com parques e monumentos para tirar foto. O Parque Rocha Montounée, tem várias réplicas de dinossauros e monumentos gigantes que crianças e adultos adoram fotografar.
O público poderá curtir a Festa Italiana que acontecerá nos dois dias, na Praça Padre Miguel, mais conhecida como Praça da Matriz. Terá barracas com massas, polentas, vinhos e uma programação musical especial. No sábadom as apresentações musicais começar às 20h com “A Bela e os Tenores e Banda”, No domingo, no feriado os show ficarão por conta do cantor José Tantangelo e do tenor Mardoqueu Borguesi e para encerrar, Ivano Italianissimo.



