Arraia do Juca
Prefeitura de Pojuca
Arraia do Juca








A programação especial do Portal iG para o São João 2025 segue firme! Depois de rodar por Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba, chegou a vez de explorar o que está rolando em três estados apaixonados por festa, tradição e muita cultura popular: Maranhão, Ceará e Piauí .






Maranhão: o "Maior São João do Mundo" começa com bumba meu boi e muita emoção

Liga Bumba Meu Boi
Alexandre Teixeira / Ascom Secult
Liga Bumba Meu Boi


Neste ano, o São João do Maranhão foi lançado pela primeira vez para o mercado turístico e o público fora do estado e anunciado como “o maior do mundo” pelo governador Carlos Brandão (PSB), que destacou:

“Nosso São João vai de maio até julho. E a diferença do Maranhão é a diversidade: quadrilha, dança portuguesa, tambor de crioula e o bumba meu boi, nossa maior tradição.’’

A programação conta com mais de 30  arraiais oficiais e regionais em São Luís , todos com entrada gratuita. Entre eles estão o Arraial do Ipem, Arraial da Vila Palmeira, Parque da Juçara, Rangedor, Ceprama, São Pedro, Caminhos da Cultura e muitos outros.

Entre os destaques estão o Maranhão de Reencontros , os cortejos pelas ruas e a sétima edição do animado São João da Thay . É uma verdadeira celebração das expressões populares, com apresentações de bois de orquestra, matraca, pandeirão e pindaré, além de Cacuriá, tambor de crioula e quadrilhas juninas.

A programação ainda inclui atrações nacionais, como Xand Avião, Wesley Safadão, Ana Castela, Henrique e Juliano, Gustavo Mioto, Pablo e muitos outros artistas.

Quadrilhas do 25º Festejo Ceará Junino
Ascom Secult / Ceara
Quadrilhas do 25º Festejo Ceará Junino



Ceará: tradição, descentralização e o maior circuito de quadrilhas do estado


O Festejo Ceará chega à sua 25ª edição com uma proposta ambiciosa: mais de 250 quadrilhas  juninas se apresentando em 18 municípios cearenses. A festa começou com a tradicional Festa do Pau da Bandeira , em Barbalha, e segue até o fim do mês com uma programação de tirar o fôlego.

No Sertão Central, o destaque é para Quixeramobim , que sedia o evento “Maravilha Junino – Folguedos e Brincadeiras no Chão do Coração do Ceará”. A programação acontece na Quadra Poliesportiva Francisco Sollon Nogueira, com quadrilhas como Filhos da Lua (Banabuiú), Cumpade Solon (Solonópole), Cultura Nordestina (Irapuan Pinheiro) e a tradicional Sol do Meu Sertão (Quixeramobim).

Já a capital Fortaleza apresenta o tema “É Arraiá por toda a cidade”, e espalha a festa por 24 festivais em praças, ruas e ginásios, envolvendo todas as 12 regionais da cidade. O São João teve início no dia 13 de junho e vai até 13 de julho.

A programação inclui apresentações de 35 quadrilhas adultas e 15 infantis. 

A Prefeitura de Fortaleza , em ação conjunta com a Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), busca democratizar o acesso do público à cultura e descentralizar os eventos, promovendo ocupação dos espaços públicos.

Fortaleza, inclusive, é a primeira cidade do Brasil a registrar a quadrilha junina como patrimônio imaterial , valorizando ainda mais essa tradição. Na abertura oficial do evento, no Polo de Lazer do José Walter, teve shows de Jean Dumont, Robertinho do Acordeon, Japinha e Toca do Vale, além de cidade cenográfica, espaço infantil e Festival do Pratinho.

Outro momento especial é a homenagem à Cumade Chica , precursora dos festivais juninos na cidade, que criou, na década de 1970, o famoso “Arraiá da Cumade Chica” . Além de fortalecer a tradição cultural, a homenagem também visa aquecer o turismo e gerar empregos diretos e indiretos.


Danca colorida
Pexels / Emanuel Tadeu
Danca colorida



Piauí: valorização da cultura local e fortalecimento das tradições

Fechando nosso roteiro, o estado do Piauí também entra no clima com uma programação cheia de orgulho das suas raízes. 

Serão 29 shows, distribuídos entre a Praça Honório Santos e o Balneário Jenipapo. E claro, as quadrilhas juninas também marcam presença com suas coreografias cheias de brilho, sincronia e tradição.

O São João do Piauí mostra que manter viva a cultura popular e investir nos artistas da terra é também uma forma de fortalecer o turismo , a identidade local e a movimentação da economia durante os festejos.

É tanta festa que até fica difícil escolher pra onde ir


São tantas cidades, sotaques, ritmos e sabores que fica difícil destacar só uma. Cada lugar tem um charme único e um jeito especial de viver o São João. Mas o que todos têm em comum é o amor pela cultura, a força da tradição e o calor humano que só o Nordeste sabe entregar.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes