Peça portuguesa sobre TOC estreia no Rio com temporada em fevereiro
Christopher Fernandez
Peça portuguesa sobre TOC estreia no Rio com temporada em fevereiro

A peça "1,2,3. M*RDA. É o meu TOC", escrita e interpretada por Bibi Couceiro, chega ao Brasil para uma turnê de seis apresentações. O monólogo aborda o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e sua relação com traumas e abusos. A estreia acontece na próxima terça-feira (11), no Teatro Municipal Ziembinski, na Tijuca, com sessões também em Teresópolis e na Lapa até o fim do mês.

O espetáculo é inspirado em relatos reais de vítimas de violência sexual, coletados na plataforma anônima AMUART. A dramaturgia também se baseia na experiência pessoal de Bibi Couceiro com o TOC. "Eu não adoro dizer que são as minhas experiências pessoais, mas sim, também são", afirmou a artista ao O Dia .

A peça alterna momentos de humor e drama para retratar os desafios do transtorno e seu agravamento após um trauma. A protagonista luta para aceitar o diagnóstico em um mundo que rotula as diferenças, enquanto tenta esconder suas compulsões. "Ela estava com muito medo que fosse uma coisa muito pesada e por isso nós fizemos com que houvesse esses momentos de humor", explicou a diretora Ana Bel Golim ao programa português Curto Circuito .

A personagem tem o hábito de tocar três vezes nos objetos ao redor, o que começa a chamar a atenção das pessoas. A trama explora como a Perturbação de Estresse Pós-Traumático (PSPT), resultado de violência e abuso, potencializou os sintomas do TOC e intensificou o sentimento de inadequação da protagonista.

O espetáculo já foi apresentado em festivais internacionais, incluindo o Edinburgh Fringe, na Escócia, e o Brighton Fringe, na Inglaterra. A montagem chega ao Brasil para ampliar o debate sobre saúde mental e acolhimento.

Bibi Couceiro estudou teatro na Universidade de Warwick e na American Academy of Dramatic Arts, em Nova York. No cinema, atuou no longa "Chuva de Verão" e no documentário "One Week 'Till Doomsday", que acompanhou o período pré-eleitoral nos Estados Unidos.

Sobre a vinda ao Brasil, a atriz explica que isso representa um momento especial na carreira. "Sempre adorei o país. Acho que temos muito a aprender com o povo brasileiro e a forma como levam o dia a dia", afirmou. Bibi permanecerá no país até o fim de março.

A peça será apresentada nos dias 11 e 12 de fevereiro no Teatro Municipal Ziembinski, nos dias 15 de fevereiro na Casa de Portugal de Teresópolis e entre 21 e 23 de fevereiro no Teatro da Sede da Cia dos Atores, na Lapa. Os ingressos variam entre R$ 30 e R$ 80.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!