Quando se pensa em destinos para o frio, a região Sul logo é mencionada como a principal. Entretanto, não é a única com lugares perfeitos para aproveitar as baixas temperaturas.
Intitulada de "Suíça Brasileira, Monte Verde é um distrito de Camanducaia, em Minas Gerais, e se destaca como um dos destinos turísticos mais acolhedores do Brasil. O local, reconhecido pelo site de hospedagens Booking, consegue misturar a arquitetura inspirada nos Alpes, paisagens da Serra da Mantiqueira e um clima serrano. O destino é procurado principalmente por visitantes em busca de experiências mais românticas e tranquilas.
O título de "Suíça Brasileira" se dá pelas construções no estilo de chalés alpinos, ruas charmosas e a hospitalidade dos moradores. Com menos de 22 mil habitantes, o distrito remete a cidades europeias, mas sem deixar de lado o lado mineiro.
Além da arquitetura, Monte Verde possui uma natureza bem preservada. Os visitantes podem desfrutar de florestas densas, cachoeiras e mirantes que proporcionam vistas deslumbrantes da mata atlântica. Dentre os destaques estão a Trilhas do Pico do Selado e da Pedra Redonda.
O turismo na região também inclui passeios de quadriciclo, escaladas e experiências gastronômicas. Restaurantes e pousadas oferecem fondues, vinhos e pratos típicos de Minas Gerais.
História do distrito
Desde a década de 1950, o distrito investe em infraestrutura turística e preservação ambiental. As famílias de origem europeia que começaram a construir chalés e pousadas deram início a tradição que, com o passar dos anos, acabou evoluindo para o ecoturismo.
Localizado a cerca de 170 km de São Paulo, o acesso a Monte Verde é feito pela BR-381. A viagem dura cerca de quatro horas de carro.