Para além da Oktoberfest: saiba o que fazer em Blumenau

Rosangela da Silveira, guia de turismo da cidade, indica algumas das atrações e atividades imperdíveis que Blumenau tem a oferecer; confira

Foto: Flickr/Derecke Sanches
Blumenau, em Santa Catarina,

A cidade de Blumenau , localizada no estado de  Santa Catarina , é conhecida por ser a capital brasileira da cerveja e por sediar a famosa Oktoberfest , o maior festival de cerveja do Brasil. No entanto, o destino oferece muito mais do que apenas festas cervejeiras.

O iG Turismo conversou com Rosangela da Silveira, guia de turismo de Blumenau, que indicou algumas das atrações e atividades imperdíveis que a cidade catarinense tem a oferecer àqueles que desejam descobrir seu charme, além da Oktoberfest.

“A Vila Itoupava é uma ótima opção, pois é um bairro com a maior concentração de casas no estilo enxaimel”, inicia. Rosangela afirma que o bairro é “bastante alemão”, e ainda conta com fábricas de licores e o Museu da Cervejaria Feldmann, umas das primeiras cervejarias a fazer a bebida no estilo bock (uma cerveja escura e adocicada). O Museu da Cervejaria Feldmann também recebe o nome de Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava. 

Rodeada por montanhas e cortada por rios sinuosos, Blumenau possui uma atmosfera que combina a herança alemã com a beleza natural do sul do Brasil. Para os amantes da cultura, o Museu da Família Colonial também é uma atração ideal para aprender sobre a história da imigração alemã na região. 

“O Centro Histórico tem muitas atrações, pois foi lá que iniciou a cidade. Entre as opções, estão a Rua das Palmeiras, o Cemitério dos Gatos, o Mausoléu Dr. Blumenau, a Praça Hercílio Luz, o Museu da Cerveja e a Praça Dr. Blumenau.” 

O Centro Histórico, museus, prefeitura, a Rua XV de Novembro, a própria Vila Germânica, — sede da Oktoberfest —, e as praças históricas da cidade são os lugares mais visitados pelos turistas, segundo a guia.

Rosangela também enfatiza o bairro Bom Retiro com seus belos casarões, e o Museu e a loja Hering, marca nascida na região. Além disso, no Museu há também o Jardim Suspenso feito pelo artista plástico Burle Marx. 

Entre os recantos naturais, a especialista compartilha a diversa gama de restaurantes, vinícolas, além dos parques Ramiro Ruediger, Parque das Nascentes e Parque Ecológico Spitzkopf, sem contar os banhos no rio.

Parque Ramiro Ruediger. Foto: Reprodução/Flickr - 05.10.2023
Vila Germânica, Blumenau . Foto: Reprodução/Flickr - 05.10.2023
Rua XV de Novembro. Foto: Reprodução/Flickr - 05.10.2023
Museu Hering. Foto: Reprodução/Flickr - 05.10.2023
Cemitério dos Gatos. Foto: Reprodução/Flickr - 05.10.2023
Museu da Família Colonial . Foto: Reprodução/Flickr - 05.10.2023
Museu da Cerveja de Blumenau . Foto: Reprodução/Flickr - 05.10.2023
Centro histórico de Blumenau . Foto: Reprodução/Flickr - 05.10.2023
Blumenau, Santa Catarina . Foto: Reprodução/Flickr - 05.10.2023

Para quem busca gastar no destino, o turismo de compras também é possível, pois por lá há bastante lojas de fábricas, de cama, mesa e banho, de malhas e de cristais.

Turismo cervejeiro e gastronômico

Por ser a capital nacional da cerveja, opção é que não falta. Várias cervejarias são encontradas no destino, além de fábricas, oportunidades de visitação e degustação. “A Mestre-Cervejeiro é um exemplo, pois lá há aulas e degustação.”

Para quem não gosta da bebida, Rosangela afirma que a gastronomia também agrada muitos turistas com as comidas típicas. “Eisbein, o joelho de porco, marreco recheado, salsichão, spätzle, kassler, schnitzel são algumas opções. E para quem busca fugir da cerveja, há também diversos drinks e licores”, diz. 

O destino reúne muitas possibilidades, seja de dia ou de noite. Para a especialista, de noite as melhores atividades são ir aos pubs, às cervejarias, ao teatro Carlos Gomes, que sempre conta com shows e peças, e às tradicionais casas noturnas e bares.

Para quem quer fugir da multidão da Oktoberfest, e mesmo assim aproveitar o melhor da região, Rosangela aconselha que “há diversas cervejarias com bar de fábrica em várias regiões da cidade, muitas com músicas ao vivo e deliciosos petiscos.” 

Uma atração à parte para a especilista é também visitar a cidade no Natal e na Páscoa, pois nessa época há muitos desfiles e atrações na Vila Germânica. 

Pensando no planejamento para visitar algumas atrações, ela afirma que Blumenau tem muitos pontos turísticos sem cobrança ou com baixos valores. Além disso, a economia também pode ser feita ao comprar em lojas de fábrica e nas viagens feitas em baixa temporada. 

Agora você pode acompanhar o iG Turismo também no Instagram e no  Facebook!