A foto perfeita? Veja 5 lugares instagramáveis no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Na Cidade Maravilhosa, há muitas paisagens dignas de se postar nas redes sociais! O que não falta por lá são lugares lindos e fotogênicos. Praias, montanhas, florestas, prédios históricos: o Rio de Janeiro oferece todos os melhores ângulos para deixar o feed do seu Instagram irresistível. O Conexão123 escolheu os cinco lugares mais instagramáveis no Rio de Janeiro para visitar; confira

Felipe Carvalho/iG

1. Morro do Pão de Açúcar

Um dos passeios mais interessantes para se fazer no Rio de Janeiro, o bondinho do Pão de Açúcar oferece uma vista deslumbrante de toda a cidade. Do alto dos dois morros se descortina uma paisagem instagramável que alcança desde a enseada de Botafogo, passando pela orla de Copacabana, até a entrada da Baía da Guanabara. Dá para ver até o Aeroporto Santos Dumont e a famosa Ponte Rio-Niterói.

Divulgação

Como ir?

Para chegar ao alto do Pão de Açúcar, há o famoso teleférico. O funcionamento é das 8h30 às 20h, com o último embarque às 18h30. O veículo tem uma vista panorâmica que também rende fotos e vídeos de respeito. Os bilhetes custam a partir de R$ 75. Existem opções de tour com acesso rápido, histórico, ecológico e pelos bastidores do complexo.

Divulgação

2. Escadaria Selarón

Em 1990, o artista plástico chileno Jorge Selarón iniciou o trabalho nos degraus que se tornariam um dos cartões-postais mais conhecidos do Rio de Janeiro. A escadaria, que fica entre a rua Joaquim Silva, na Lapa, e a rua Pinto Martins, no bairro de Santa Teresa, está a apenas cinco minutos dos Arcos da Lapa e reúne diversos azulejos de várias partes do Brasil e do mundo. Toda colorida, já foi cenário de clipes de U2 e Snoop Dogg, além de ser um local escolhido por cariocas e milhares de visitantes da cidade para tirar fotos.

Divulgação

3. Parque Lage

Projetado em 1840 pelo paisagista inglês John Tyndale, o belíssimo jardim em estilo romântico europeu do Parque Lage divide as atenções com o remanescente de floresta nativa de Mata Atlântica. As palmeiras-imperiais, os lagos e ilhas artificiais, além das cavernas espalhadas pelo parque e os aquários incrustados nas paredes vão deixar suas postagens especiais.

Divulgação

Dica:

O lugar mais instagramável no Parque Lage é um casarão do século 19, onde funciona uma escola de artes. No pátio central da mansão, que conta com uma piscina deslumbrante, você pode fazer fotos maravilhosas para postar nas redes sociais! Lá funciona o Plage Café, que oferece opções deliciosas para um brunch que também merece entrar para o álbum de fotos.

Divulgação/Riotur

4. Jardim Botânico

Fundado em 1808 por D. João VI, então príncipe regente de Portugal, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é famoso pela exuberância e importância de suas coleções de plantas, bem como pela beleza de suas paisagens. Sua história bicentenária se expressa em seus monumentos, construções e obras de arte. As palmeiras-imperiais enfileiradas, com um belo chafariz ao fundo, compõem uma das paisagens mais instagramáveis do Rio de Janeiro.

Divulgação

Monumentos no Jardim Botânico

Entre os monumentos, destacam-se o Centro de Visitantes, uma construção do século 16, as estátuas de Eco e Narciso elaboradas por Mestre Valentim, e o Portal da Academia de Belas-Artes, projetado por Grandjean de Montigny.

Divulgação

5. Pedra do Telégrafo

Esse é um registro popular no Instagram: um turista dependurado, segurando-se em uma pedra que aparenta estar sobre um precipício, com o mar azul do Rio de Janeiro ao fundo. Parece familiar? Na verdade, não é preciso se arriscar tanto para fazer essa foto! Ela pode ser tirada na Pedra do Telégrafo, dentro do Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Para chegar ao topo dos 354 metros da montanha, é necessário fazer uma trilha de dificuldade moderada, que dura cerca de 40 minutos.

Divulgação

Por que parece que estão em perigo?

Devido ao ângulo que os turistas tiram suas fotos, ocorre uma ilusão de ótica que faz parecer que a Pedra do Telégrafo fica de frente ao abismo. Mas isso não é verdade: há uma outra pedra logo embaixo, que dá segurança para os viajantes usarem e abusarem da criatividade na hora de fazer aquele clique no local.

Divulgação

Quer saber mais?

Acompanhe o iG Turismo também no Instagram!

PxHere

Portal iG

Entre também no perfil geral do Portal iG no Telegram!

Gabriel Madureira