Melhores lugares para curtir um samba no Rio de Janeiro

“Quem não gosta de samba, bom sujeito não é”

Dorival Caymmi, um dos grandes nomes da música brasileira, já deu o papo quando escreveu as letras: “Quem não gosta de samba, bom sujeito não é”. No Rio de Janeiro, é difícil encontrar alguém que não curta o estilo musical e, de fato, não há melhor lugar para cair no samba do que a Cidade Maravilhosa!

Pexels

Rodas de samba: uma tradição carioca

O gênero musical começou a circular na cidade logo após a abolição da escravatura, e as rodas de samba se tornaram uma tradição carioca. As pessoas libertas foram viver em lugares como a Praça Onze e a Pedra do Sal, e lá deram origem, com inspiração no maxixe e em outros ritmos africanos, ao nosso querido samba de roda! O Conexão123 apresenta alguns dos melhores lugares para curtir um samba no Rio de Janeiro. Confira a seguir.

Reprodução/Facebook PedeTeresa 27.10.2022

Roda do Cacique de Ramos

O famoso samba do Cacique de Ramos nasceu de encontros e grupos carnavalescos de jovens sambistas da zona norte do Rio de Janeiro. A primeira roda de samba do movimento aconteceu em 1961, e em 1963, o bloco de carnaval homônimo, passou a fazer parte oficialmente do Carnaval da cidade.

Cacique de Ramos/Divulgação

Roda do Cacique de Ramos

O bloco se tornou referência nacional, com seus desfiles vibrantes e fantasias estilizadas com inspirações indígenas, como o próprio logo da bandeira do Cacique de Ramos. O grupo promove uma roda de samba com feijoada todos os domingos, das 15h às 23h30, na Rua Uranos, 1.326 - Olaria. Quem tem vontade de prestigiar um dos sambas mais antigos e de raiz da cidade do Rio não pode perder esse evento.

Reprodução/Facebook G.R.Cacique de Ramos 27.10.2022

Roda do Trabalhador

O Samba do Trabalhador virou reduto de grandes sambistas cariocas, como Martinho da Vila, há cerca de dez anos. As rodas são comandadas por Moacyr Luz, que tem o costume de convidar a velha guarda carioca para colocar os pandeiros para tocar e divertir a galera.

Reprodução/Facebook Moacyr Luz e Samba Do Trabalhador 27.10.2022

Roda do Trabalhador

O grupo, que já ganhou diversos prêmios, já teve a honrar de contar com a participação de grandes nomes do gênero em sua roda, como a inesquecível madrinha do samba, Beth Carvalho. A atração acontece no Renascença Clube todas as segundas-feiras a partir das 16h, com entrada gratuita, na Rua Barão de São Francisco, 54.

Reprodução/Facebook Moacyr Luz e Samba Do Trabalhador 27.10.2022

Pedra do Sal

No período colonial, o Morro da Conceição era o lugar onde as pessoas escravizadas descarregavam o sal vindo da Europa, para depois ser distribuído pela cidade. Como era um ponto conhecido, principalmente por razões econômicas, os primeiros sambistas e famílias quilombolas se encontravam no local para colocar os pandeiros em ação - e daí surgiu o nome Pedra do Sal.

Conexão 123

Pedra do Sal

Até hoje os gêneros samba e choro convivem em harmonia nas festas que ali acontecem, especialmente as da Tia Ciata, que recebia até Pixinguinha para tocar choro na frente da sua casa, com o intuito de distrair os policiais, enquanto as batucadas aconteciam a todo vapor nos fundos.

Reprodução/Facebook Pedra do Sal 27.10.2022

Mangueira

A Mangueira é considerada uma das maiores escolas de samba do Rio de Janeiro. De origem africana, carrega consigo batuques, cantorias e tradições das culturas indígenas, do candomblé e da umbanda. Dessa forma, sua história é um marco do samba no Brasil.

Reprodução/Facebook Estação Primeira de Mangueira 27.10.2022

Mangueira

Para 2023, a Mangueira promete um desfile de Carnaval incrível e os ensaios já estão a todo vapor, começando sempre no Buraco Quente, na rua Saião Lobato, indo em direção à Visconde de Niterói, na Mangueira, onde a população pode apreciar e se divertir com o ensaio da escola. Normalmente, as datas e horários do ensaio são divulgadas alguns dias antes no Instagram ou na página oficial da Mangueira.

Reprodução/Facebook Estação Primeira de Mangueira 27.10.2022

Quer descobrir mais destinos incríveis?

Acesso o link abaixo e siga o Instagram do iG Turismo com dicas de onde ir e o que fazer pelo Brasil, e pelo mundo.