Qual a importância do frevo para o Brasil?

Dia do Frevo

Hoje, dia 14 de setembro, é comemorado o Dia do Frevo, a dança com ritmo carnavalesco, nascida dos maxixes, dobrados, polcas e marchinhas de carnaval. Mas, você sabe como ela surgiu e sua importância para o país?

G1.COM.BR/REPRODUÇÃO

Origem

O frevo surgiu em Pernambuco, entre o fim do século 19 e o início do século 20. Originalmente, o frevo não tem letra, é só tocado por uma banda.

Reprodução/Vermelho.org

Nome

O nome frevo tem origem na palavra ferver, que na pronúncia popular virou “frever”. O significado é o mesmo de agitação, fervura. No calendário, o frevo possui mais de uma celebração: 9 de fevereiro e 14 de setembro, porque nesta mesma data de fevereiro de1907, o Jornal Pequeno do Recife concretizou o primeiro registro documentado da palavra que dá nome ao gênero.

GUGA MATOS/DIVULGAÇÃO

Qual motivo da sua importância?

O frevo é importante porque é considerado uma dança brasileira nordestina original e tem enorme riqueza cultural, tanto que a dança popular foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2007. E em 2012, foi incluído na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas (Unesco).

Reprodução

Tipos de frevo

Há três os tipos de frevo, sendo que o mais tradicional é o frevo de rua. O frevo de rua: não é cantado, mas executado ao ritmo dos instrumentos musicais. É o frevo da dança. O Frevo-canção: esse é o frevo orquestrado, o qual apresenta um ritmo mais lento e Frevo de bloco: é cantado, assemelhando-se a uma marchinha de carnaval.

Sérgio Bernardo/ PCR

Influência

Por ter nascido no carnaval e em um contexto sociopolítico conturbado, exerce influência ainda hoje. No turismo, a cidade de Recife e Olinda são conhecidas pela folia. Por isso, trabalhadores de diversos setores dependem da movimentação comercial gerada pelo turismo e pelo consumo do Carnaval.

Carnaval de Recife/Divulgação

Recife é a capital do frevo

A capital de Pernambuco é considerada a terra do frevo, por isso o iG turismo também listou algumas atrações e lugares para visitar. Confira!

Leandro de Santana

Quer saber mais?

Acompanhe o iG Turismo também no Instagram!

Fabricio Macedo FGMsp/Pixabay

Portal iG

Entre também no perfil geral do Portal iG no Telegram!

Divulgação