Destinos brasileiros para praticar kitesurf

O que é kitesurf?

O kitesurf é um esporte aquático que utiliza uma pipa (kite) ou papagaio e uma prancha com suporte para os pés, para que o praticante possa “voar” e deslizar sobre a água, por meio de seu contato com o vento e a água do mar. É uma mistura de windsurf, surfe e wakeboard. Este esporte é bem recente e está ficando popular no Brasil e no mundo. O vento é um dos principais fatores que devem ser considerado para a prática ocorra da melhor forma. Pensando nisso, o iG Turismo lista alguns destinos com informações do site RedBull.

Divulgação

Cumbuco - Ceará

Cumbuco, no Ceará, é a meca do kitesurf no Brasil. Esse é o destino predileto de vários atletas do país para treinar. Cumbuco fica a 35 km de Fortaleza, mas o Ceará tem outras localidades muito queridinhas dos kitesurfistas, como Icapuí, Icaraí de Amontada, Taíba e Lagoa de Cauípe. O vento é constante na região e frequente. Um ótimo destino para quem quer cansar a perna de velejar por dias a fio.

Reprodução/Unsplash - 12.08.2022

Atins - Lençóis Maranhenses - Maranhão

Os Lençóis Maranhenses são um dos destinos mais paradisíacos do país, não só para kitesurfistas, mas para quem quer fazer turismo. E o vilarejo de Atins, uma das cidadezinhas dos Lençóis, é o pico ideal para o kitesurf. Normalmente não é possível velejar nas lagoas do parque, pois há leis de preservação, mas em Atins, hospedado com o pé na areia, você encontrará ótimas condições de velejo e uma comunidade muito forte do esporte. Pessoas do mundo inteiro visitam o lugar em busca do kite na região e suas belezas naturais.

Reprodução/Unsplash - 12.08.2022

Ilhabela - São Paulo

É também de Ilhabela que saíram alguns dos kitesurfistas campeões no Brasil. Lá você irá velejar de vento sul na praia do Perequê, e de vento leste na Ponta das Canas. Além do kite, a Ilhabela é repleta de cachoeiras encantadoras, bons restaurantes e lindas praias.

Reprodução/Unsplash - 12.08.2022

Arubinha - Araruama - Rio de Janeiro

A Ponta da Alcaíra, mais conhecida como Arubinha, é o paraíso do Kitesurf em Araruama. Não tão popular em todo o país, é um paraíso escondido dos cariocas. As águas da Lagoa de Araruama fica protegida devido à sua geografia diferenciada. O local tem uma espécie de quebra-mar natural, uma faixa de areia que protege a água de ondulações e do vento forte, deixando o espelho d'água perfeito para a prática do kite.

Reprodução/Unsplash - 12.08.2022

Ibiraquera - Santa Catarina

E para quem acha que no sul do país não tem lugar para velejo bom, é porque ainda não conheceu a Barra de Ibiraquera. Talvez lá seja o melhor lugar no país para quem quer praticar o kite. Bons ventos com boas condições de onda. Mas também é possível encontrar águas calmas na Lagoa de Ibiraquera. Para chegar em Ibira, como é chamada carinhosamente, você terá que dirigir 85 km, partindo de Florianópolis.

Reprodução/Unsplash - 12.08.2022

Quer saber mais?

Acompanhe o iG Turismo também no Instagram!

Reprodução/Viajar pelo Mundo - 12.08.2022