Número de turistas estrangeiros se aproxima ao período pré-pandemia

Com a retomada gradual do setor, o país recebeu grande quantidade de visitantes de fora; a expectativa é atrair 4 milhões de viajantes internacionais este ano

Os aeroportos voltaram a receber grande quantidade de turistas estrangeiros
Foto: Pexels
Os aeroportos voltaram a receber grande quantidade de turistas estrangeiros

Em mais de dois anos de pandemia, o setor do turismo – duramente afetado pelas medidas de isolamento social – sofreu grande baque com a impossibilidade de realizar viagens, sejam nacionais ou internacionais. Contudo, devido ao avanço da vacinação e a melhoria do cenário pandêmico como um todo, os aeroportos voltaram a receber demanda. 

Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), mais de 3 mil aviões desembarcaram durante o mês de julho vindo de fora do país – o que equivale a 72% do que foi registrado neste mesmo período há três anos, antes da pandemia. Em junho, a porcentagem foi ainda maior: 76%. Os aeroportos internacionais mais movimentados foram os de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Brasília e Porto Alegre.

Segundo o Banco Central, a receita advinda dos turistas estrangeiros de janeiro a março foi de 1,2 bilhão de dólares – dobro do valor registrado neste mesmo período do ano passado e 68% maior do que em 2019. A expectativa da Embratur com base em um estudo da GlobalData é atrair 4 milhões de turistas estrangeiros este ano.

Acompanhe o  iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o  perfil geral do Portal iG no Telegram.