Passeio conta a história do litoral norte e sua relação com os piratas e o rum
Divulgação
Passeio conta a história do litoral norte e sua relação com os piratas e o rum

Para criar uma experiência intensa e diferenciada na hora de apreciar o rum, o empreendedor e ex-fisioterapeuta, Joseph Van Sebroeck e o velejador Ubiratan Matos decidiram criar um passeio por Ilhabela em parceria com o Veleiro Dalia para contar a história de ligação que o Litoral Norte tem com os piratas e o rum.

Em sua trajetória, Joseph morou em uma fazenda na região de Ilhabela e sempre ouvia de seu pai uma história sobre um pirata inglês que fez história nesta região do Estado de São Paulo. Por esse motivo, após o pai falecer, ele decidiu dar continuidade ao trabalho que o patriarca exercia e, para homenageá-lo, desenvolveu uma bebida batizada com o nome do pirata que o pai contava a história: Cavendish, que se tornaria um rum 100% nacional, com notas aromáticas de banana, cana-de-açúcar e especiarias produzido pela Destilaria Dona Filó.

A família de Van Sebroeck é conhecida na região do litoral de São Paulo por fazer parte da história de Ilhabela, pois o pai de Joseph, Etienne Van Sebroeck, começou a produzir cachaça em 1958 em uma propriedade da família localizada na região.

No ano de 1856, o pirata inglês Thomas Cavendish desembarcou pela primeira vez em Ilhabela. Semanas após o seu desembarque, ele incendiou duas cidades no Peru. Depois de cinco anos ele voltou para a cidade paulista, atacou a Vila de Santos no Natal de 1591 e dominou o local em 1592. Alguns afirmam que o pirata deixou um tesouro escondido na região. Essa história era contada com frequência pelo pai do empreendedor que ficou fascinado pelo universo dos piratas.

Assim nasceu o desejo de unir a produção do rum com um passeio gastronômico em alto-mar para contar a história: o detalhe é que o empreendedor resolveu expor a história da bebida de uma forma inusitada. Ele decidiu fazer uma parceria com um veleiro famoso, que até já apareceu na novela da Globo, “Nos Tempos do Imperador”, e criou um roteiro pela região, onde um bartender prepara drinks com rum por todo o passeio e conta um pouco da história da bebida.

Foi assim que Joseph e Ubiratan Matos proprietário do Veleiro Dalia, uma embarcação clássica do século 20, decidiram lançar um passeio pelas praias de Ilhabela a bordo da embarcação, onde os consumidores podem apreciar as belas paisagens enquanto saboreiam o rum Cavendish, que já foi premiado com a medalha de prata na 24ª edição da Seleção de Bebidas Espirituosas pelo Concurso Mundial de Bruxelas.

“Nossa ideia é que as pessoas participem de uma experiência gastronômica completamente diferente, que elas conheçam a história de Ilhabela enquanto navegam, descubram a ligação que a região tem com os piratas e ainda possam apreciar um rum nacional de qualidade”, afirma Van Sebroeck.

A escolha de produzir um rum em homenagem ao Cavendish e à Ilhabela foi justamente por conta da bebida ser associada aos piratas na cultura popular, retratada como a bebida predileta deles. O passeio gastrônico existe porque, além do rum, que é servido durante todo o passeio, os consumidores ainda podem saborear um churrasco preparado na embarcação.

O Dalia pertence ao velejador e sua esposa, Eliana Sales. A embarcação é inspirada nas famosas escunas de pesca de Nokomis e Lafayette, duas escunas do século 19 elaboradas para pesca e reformuladas para velejar. “É uma oportunidade de se sentir dentro da história por meio de um passeio na embarcação”, explica o empreendedor.

As saídas do veleiro Dalia acontecem na Praia do Arrastão e no Píer da Vila, em Ilhabela. O passeio de três horas custa R$ 2 mil e o Day Sailing (o dia todo) R$ 3,5 mil. Os passeios de três horas acontecem em dois horários: 9h e 14h. Já a saída do Day Sailing acontece no período da manhã. Ambos são feitos por meio de agendamento.

Para mais informações, basta entrar em contato pelos telefones (12) 99172-3765 ou (12) 99176-8119. O e-mail para contato é: ubmatos@alambiquedonafilo.com.br.

Acompanhe o  iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o  perfil geral do Portal iG no Telegram.

** Julio Cesar Ferreira é estudante de Jornalismo na PUC-SP. Venceu o 13.º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão com a pauta “Brasil sob a fumaça da desinformação”. Em seus interesses estão Diretos Humanos, Cultura, Moda, Política, Cultura Pop e Entretenimento. Enquanto estagiário no iG, já passou pelas editorias de Último Segundo/Saúde, Delas/Receitas, e atualmente está em Queer/Pet/Turismo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!