Destinos no Sul do Brasil para aproveitar o melhor do frio

Curitiba

As temperaturas no inverno ficam abaixo de zero. É comum os parques amanhecerem cobertos por geada e os gramados ficarem branquinhos durante a manhã. O clima frio é perfeito para a gastronomia local, com opções de sopas, bebidas quentes, locais aquecidos e passeios.

vitor mendes stafusa / unsplash

Curitiba

Vale visitar os parques Jardim Botânico e Barigui e ainda fazer o passeio de ônibus turismo, que circula pelos principais cartões postais da cidade. Pela tarifa única de R$ 50, o visitante pode desembarcar quantas vezes quiser e embarcar no próximo ônibus, que passa a cada 30 minutos.

Pedro Ribas/SMCS

Pomerode

Uma pequena cidade no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, é um pedaço da Alemanha no Brasil. A cidade encanta também pela limpeza, áreas verdes e as casas enxaimel (arquitetura típica alemã).

Divulgação

Pomerode

As rotas turísticas incluem artesanato típico, danças folclóricas e museus que contam a história dos imigrantes que fundaram a cidade. As fábricas locais abrem as portas para mostrar o que é produzido no local: cerveja, cristais, queijos artesanais e chocolate. O local é cercado por morros que oferecem belas vistas e voos de parapente para os mais corajosos. Destaque também para a gastronomia típica.

Divulgação/João Danilo Almeida

Serra Gaúcha

Uma excelente opção na região é a Rota Romântica: 14 cidades que se uniram para promover as belezas desta região de montanhas e vales do Rio Grande do Sul. Os destinos mais famosos são Gramado e Canela, já consolidadas como centros turísticos com atrações de tirar o fôlego. Conheça mais sobre os dois destinos no link abaixo!

shutterstock

Nova Petrópolis

Nova Petrópolis tem opções de hospedagem com bom custo-benefício e atrações surpreendentes, como a fábrica de cerveja Edelbrau, que oferece uma experiência para os turistas que termina em uma fonte com várias torneiras de cerveja artesanal. A cidade tem também diversos restaurantes com comidas típicas, parques e hotéis.

Divulgação/Hotel Urbano