Grazi Massafera e a filha, príncipe Charles, Rafa Brites e Felipe Andreoli já foram curtir Alter do Chão
Reprodução/montagem
Grazi Massafera e a filha, príncipe Charles, Rafa Brites e Felipe Andreoli já foram curtir Alter do Chão

Quem busca por tranquilidade, belas praias à beira de um dos rios mais famosos do Brasil e muita aventura pela natureza vai gostar do que Alter do Chão tem a oferecer. O vilarejo está localizado no município de Santarém, no Pará, e tem ganhado força entre os turistas brasileiros na última década – tendo ganhado o título de Caribe brasileiro, uma definição que faz jus ao destino.

Samara Felippo, Giselle Batista, Whindersson Nunes, Príncipe Charles, Grazi Massafera, Felipe Andreoli e Rafa Brites estão entre os famosos que já foram conferir de perto a natureza exuberante do local e as enormes faixas de areia que intervém nas águas doces. O destino também recebe personalidades famosas internacionais, sendo uma das visitas mais lembradas a do príncipe Charles, em 2009.

Devido às praias doces, as florestas magníficas e regiões que abrigam uma biodiversidade impressionante, Alter do Chão é um dos principais destinos brasileiros de quem quer desfrutar um ecoturismo de primeira. O local também é uma preferência de quem é adepto do turismo sustentável. Esse contato com a natureza pode ser intensificado em trilhas, visitas a picos de morros e até práticas esportivas como canoagem pelas águas serenas da região.

A cultura na região é forte, seja na culinária ou nas diversas apresentações de carimbó que animam a cidade. A boa infraestrutura das praias e a grande quantidade de bares e restaurantes à beira-mar tornam o destino ainda mais favorável para quem quer curtir com tranquilidade.

É mais indicado optar por ir até Alter do Chão na época de seca para conseguir ter as praias mais delimitadas. No entanto, o período das cheias é considerado o mais bonito por valorizar ao máximo as paisagens naturais do vilarejo; no entanto, é o período que mais recebe chuvas, o que pode não permitir que alguns passeios sejam realizados.

Como chegar em Alter do Chão?

Só é possível chegar até Santarém por Belém, Manaus e Brasília. Com saída de São Paulo, é possível encontrar voos a partir de R$ 2 mil*. A chegada é pelo Aeroporto Internacional de Santarém - Maestro Wilson Fonseca.

De lá, é possível chegar até Alter do Chão de transporte público. Pegue um ônibus que sai da Avenida Tapajós e, lá, pegue outro ônibus na Praça Barão de Santarém. O trajeto dura em torno de 40 minutos. Quem quer mais praticidade pode optar por um táxi ou por transfers, mas os preços podem ser mais caros.

Se estiver saindo de Manaus ou Belém e tiver tempo, vale cogitar chegar até Alter do Chão de barco.

O que fazer em Alter do Chão?


Rio Tapajós

É um dos rios mais conhecidos do Brasil por desaguar no rio Amazonas. O trecho do Tapajós passa em Santarém, onde possui um forte significado e é presença marcante. O entorno do rio abriga mangues e fauna que podem ser exploradas por passeios ou mergulhos.

É possível ainda realizar cruzeiros de até cinco dias ou passear por algumas horas em uma lancha, barco ou canoa. Os passeios podem ser combinados com agências na orla de Santarém. É possível fazer a visita com guia ou priorizando as regiões das praias.

Praia da Ponta da Pedra

A praia fica às margens do Rio Tapajós e é uma das mais famosas de Alter do Chão. É uma das regiões com cenário mais bonitos do vilarejo, principalmente por conta das formações rochosas que cercam parte da orla e emolduram o mar verde. Um bom programa por lá é cruzar o Tapajós em direção ao Canal do Jari, onde há uma simpática comunidade local. É indicado ficar ali tempo o suficiente para o almoço, já que a diversidade de restaurantes no local pode acrescentar e muito na experiência.

Praia do Pindobal

Essa é considerada a praia mais buscada pelos turistas. O motivo: a região é sinônimo de descompressão e tranquilidade. Ao chegar ali, basta se entregar às águas claras e tranquilas e aproveitar os charmosos quiosques. A Praia do Pindobal também é ponto badalado durante a noite: casas de shows, restaurantes e apresentações de carimbó agitam a região.

Floresta Nacional dos Tapajós

Também conhecida como Flona, trata-se de um complexo que abriga árvores de quase 70 metros de altura, que são as sumaúmas e os igarapés. É o local perfeito para os turistas que gostam de realizar caminhadas e atividades que proporcionam conexão com a natureza e a mata. A floresta se divide entre as comunidades de Maguari e Jamaraquá, sendo que cada uma delas possui trilhas diferentes. Prepare-se para se aventurar entre cipós, lagos e praias.

Ilha do Amor

Ótima infraestrutura e o charme de estar localizada em uma pequena península no Rio Tapajós tornam o destino inesquecível. A Ilha do Amor fica em frente da orla da cidade e tem areia branca e águas cristalinas. Além de ser um bom lugar para relaxar, é possível degustar a culinária local nos quiosques ou praticar esportes como canoagem e futevôlei. Um programa para se fazer pela manhã é aproveitar as primeiras horas do dia para fazer uma trilha na Serra da Piraoca, de onde é possível ver alguns pontos de Alter do Chão de Cima.

*Preços consultados em 6 de maio de 2022.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!