Viajar de trem pelo Brasil? Veja 7 trajetos para fazer

Trens desativados? Nada disso, ainda há alguns que estão ativados e conseguem fazer longos caminhos de um lugar para outro. E para além de inovar no meio de viajar, passear de trem possibilita voltar ao passado, com veículos de décadas passadas e aproveitar uma bela vista do trajeto.

1 - Vitória (ES) – Belo Horizonte (MG)

O trem Vitória – Minas ou Trem da Vale, que liga Belo Horizonte (Minas Gerais) a Vitória (Espírito Santo) é o único trem de passageiros do Brasil que faz viagens de longa distância diariamente. O trajeto tem 664 km e é feito em cerca de 12h.

Leonardo Rodrigues Cavalcante

Embarque:

Diariamente às 7h30 na Estação Ferroviária de Belo Horizonte (Praça da Estação, Centro) e às 7h na Estação Pedro Nolasco (Av. Mario Gurgel, s/n, Jardim América, Cariacica, Grande Vitória).

Reprodução

2 - Trem Curitiba – Morretes (PR)

O trem da Serra do Mar, que conecta as cidades paranaenses de Curitiba e Morretes funciona desde o fim do século XIX, quando a ferrovia foi inaugurada. Mas foi modernizado e hoje tem uma ótima estrutura para atender aos turistas. São 110 km de distância percorridos em aproximadamente 4 horas.

shutterstock

Embarque:

Diariamente às 8h30 na Estação Rodoferroviária de Curitiba (Av. Presidente Affonso Camargo, 330) e às 15h na Estação Ferroviária de Morretes (Rua Padre Saviniano, 768).

Divulgação/Kayak

3 - São João Del Rei – Tiradentes (MG)

O passeio entre as duas cidades históricas mineiras é uma verdadeira viagem ao passado. São apenas 12 km, percorridos em meia hora.

Reprodução

Embarque:

Diariamente às 10h e às 15h na Estação de São João Del Rei (Rua Quintino Bocaiúva, 22) e às 13h e às 17h na Estação de Tiradentes (Rua Capitão Chaves de Miranda, 148).

Reprodução

4 - Ouro Preto – Mariana (MG)

Mais um passeio que cidades históricas mineiras. São 18 km de trecho percorridos em aproximadamente 1h de viagem.

Reprodução

Embarque:

Diariamente às 9h e às 14h na Estação de Ouro Preto (Praça Cesário Alvim, s/n, Barra) e às 11h30 e 16h30 na Estação de Mariana (Av. Manuel Leandro Corrêa, 135).

Reprodução

5 - Bento Gonçalves – Carlos Barbosa (RS)

Mais conhecido como Trem do Vinho ou Trem da Uva, foi inaugurado no começo do século XX e mantém ainda sua estrutura original, percorrendo 23 km durante aproximadamente 1h30 entre vinícolas da Serra Gaúcha.

Reprodução

Embarque:

Diariamente na alta temporada (fim de novembro a meados de janeiro) e de quarta a domingo na baixa, às 9h e às 14h na Estação Ferroviária de Bento Gonçalves (Rua Duque de Caxias, 1, Cidade Alta) e às 10h45 e 16h na Estação Ferroviária Carlos Barbosa (Rua Júlio de Castilhos, Centro).

Reprodução

6 - São Paulo – Paranapiacaba (SP)

O passeio ocorre dentro de um trem reformado da década de 1950 e leva cerca de 1h30 para percorrer 48 km.

Reprodução

Embarque:

Sábados e domingos às 8h30 na Estação da Luz (Praça da Luz, 1), com parada às 9h na Estação Prefeito Celso Daniel (Santo André) e às 16h30 na Estação Paranapiacaba.

Divulgação

7 - São Luís (MA) – Parauapebas (PA)

Ligando o Nordeste ao Norte, o trecho ferroviário de 892 km é considerado o mais longo do Brasil. A viagem é longa, feita em aproximadamente 16h pela Estrada de Ferro Carajás.

Divulgação/ViajaNet

Embarque:

Segundas, quintas e sábados às 8h na Estação de São Luís (Av dos Portugueses, s/n, Anjo da Guarda) e terças, sextas e domingos às 8h de Parauapebas (Pátio Ferroviário), com 15 pontos de paradas.

Divulgação