Saiba como se proteger da gripe e Covid na hora de viajar

Com a alta de casos de gripe e Covid-19, há o receio dos hospitais ficarem lotados de doentes novamente. Segundo a infectologista Ilce Menezes, da Pró-Saúde, alguns cuidados básicos podem ser tomados.

Use máscara

Como o acessório protege o nariz e a boca, é fundamental para evitar a proliferação de doenças respiratórias. Mas ela deve ser usada corretamente, o nariz não deve ficar descoberto.

Onder Ortel / Unsplash

Evite aglomerações

As doenças são transmitidas por meio de gotículas que saem da boca, por isso o distanciamento auxilia a diminuir as chances de contraí-las. A Ômicron, nova variante da Covid, é muito contagiosa, sendo a principal razão para o cancelamento de eventos e viagens.

Yoav Aziz / Unsplash

Lave as mãos com frequência

A transmissão da doença acontece quando as mãos contaminadas entram em contato com a mucosa dos olhos, nariz ou boca. Desse modo, a higiene das mãos é fundamental para conter o contágio. Quando em público, evite tocar as citadas partes do corpo.

Kelly Sikkema / Unsplash

Esteja em dia com a vacina da Covid e da gripe

Graças à campanha de vacinação, o número de mortes por Covid caiu consideravelmente. 70% dos brasileiros já tomaram ao menos duas doses da vacina, o que é fundamental para que o quadro da doença não evolua.

Hakan Nural / Unsplash

Quando procurar um médico?

Caso o paciente apresente sintomas como febre alta e dificuldade para respirar, deve se dirigir a uma unidade de saúde. Além disso, é essencial se manter hidratado.

Andrew Valdivia / Unsplash

Não compartilhe notícias falsas

Compartilhar notícias falsas é crime no Brasil e ameaça a vida da população. De acordo com as autoridades sanitárias, a maioria das mortes recentes por Covid-19 abateu pessoas que não tinham tomado a vacina.

Shawnanggg / Unsplash