Santa Cruz Cabrália é um município vizinho a Porto Seguro, na Bahia. Ambos os destinos oferecem belos cenários, com praias de águas cristalinas, areia branca e atrações históricas, afinal, foi lá que os portugueses aportaram pela primeira vez.
No entanto, enquanto Porto Seguro é uma cidade badalada, que atrai milhares de turistas todos os anos, Santa Cruz Cabrália é uma escolha mais intimista, menos movimentada e, portanto, mais tranquila. A cidade também é equipada com diversos resorts luxuosos, que atraíram famosas como Mariana Rios, Adriane Galisteu e Sabrina Sato.
Inclusive, foi em Santa Cruz Cabrália que realizou-se a primeira missa em solo brasileiro. O ato foi efetuado pelo Frei Henrique de Coimbra no dia 26 de abril de 1500, onde hoje está situada a Praia da Coroa Vermelha. Além disso, ao lado de Porto Seguro e Belmonte, integra a região conhecida como Costa do Descobrimento, recheada de praias que favorecem a prática de esportes aquáticos.
Como chegar em Santa Cruz Cabrália?
Já que a cidade se encontra a 24 km de sua vizinha, o aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Porto Seguro. A partir daí, o trajeto é feito pela BR 367, em aproximadamente 30 minutos de viagem. Passagens aéreas, saindo de São Paulo, custam em média R$ 483.
O que fazer na cidade?
Parque Marinho da Coroa
Uma das atividades mais buscadas no município é o passeio de barco, que ocorre, principalmente, em escunas no Parque Marinho da Coroa Alta. Estabelecido a 2,5 km da costa, a região é composta por uma barreira de corais e um banco de areia em alto mar.
Quem contratar o tour será levado aos corais em que se formam belas piscinas naturais. O local é rico em diversidade marinha, sendo uma atração propícia para mergulhos entre os peixinhos coloridos. Há também paradas na Vila de Santo André, na Ilha Paraíso e na Ilha dos Doces. Cada embarcação sai do Centro Histórico do município.
(Continue a leitura logo abaixo)
Praia da Coroa Vermelha
O local é importante para a história do país, já que foi onde a frota Pedro Álvares Cabral atracou, momento que ficou conhecido com o descobrimento do Brasil. Lá é possível encontrar uma cruz que marca a primeira missa brasileira.
É a praia mais movimentada de Cabrália, além de ser a mais preparada para receber turistas. São diversos hotéis, resorts, pousadas, restaurantes e lojas de artesanato. A apenas 8 km do centro, tem aproximadamente 300 m de areia branca e águas tranquilas.
Centro Histórico
Construções históricas do século 17 e 18, tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional, é o que o turista encontrará ao caminhar pelo centro de Santa Cruz Cabrália. Edifícios como a Igreja Nossa Senhora da Conceição, o quarto templo mais antigo do Brasil, e a Casa de Câmara e Cadeia recebem destaque. Além deles, ainda existem várias ruínas e casarões.
Quem deseja apreciar a vista da cidade do alto, também pode escolher entre os dois mirantes presentes no local.
Comércio Indígena Pataxó
No distrito de Coroa Vermelha é possível visitar a Aldeia Pataxó Nova Coroa, conhecer os costumes e cultura dos indígenas Pataxós. Há demonstrações de danças e artesanatos, além de uma trilha guiada em que são apresentadas armadilhas, bem como aulas sobre plantas dos nativos.
No centro de artesanato Pataxó, quem se interessar pode adquirir objetos artísticos e utensílios feitos pelos indígenas. Itens de madeira, gamelas e pilões, cocares, bijuterias e artefatos de palha são encontrados ali.
** Beatriz Neves é estudante de jornalismo. É estagiária de Soft News do iG desde março de 2021 e já escreveu para as editorias Delas, Receitas, Turismo, Gente, Canal do Pet e Queer. É apaixonada por tudo o que envolve livros, cinema e música, principalmente os clássicos.