6 dicas para preparar o carro para viagens de férias

Segundo o engenheiro mecânico Denis Marum, a manuntenção prévia do veículo é fundamental para economizar dinheiro e viajar sem preocupações.

Pneus

Para evitar acidentes principalmente em temporadas de chuvas, é muito importante que os pneus estejam em boas condições. Se estiverem carecas ou com bolhas, devem ser trocados.

Silas Baisch / Unsplash

Correias

A cada três anos ou 50 mil km rodados, é necessário trocar a dentada e a serpentina. De acordo com o engenheiro mecânico, se alguma delas quebrar na estrada o prejuízo financeiro será enorme.

Jake Blucker / Unsplash

Freios

Nas férias, é comum que os viajantes desçam a serra para chegar à praia. Por isso, é necessário averiguar a espessura de discos e pastilhas. Além disso, deve-se trocar o óleo de freio.

Nicolas Moscarda / Unsplash

Óleo do motor

Alguns modelos de carros possuem um alto consumo de óleo. Nestes casos, a economia será maior se, antes da viagem, o filtro e o óleo forem trocados. De acordo com o especialista, é um investimento na vida longa do seu motor.

Jose Llamas / Unsplash

Água do sistema de arrefecimento do motor

Depois que o carro já está na estrada, fica mais difícil resolver os problemas que podem aparecer. Então, é importante consertar os vazamentos ao sair de casa. O superaquecimento do motor é um problema que pode vir a ocorrer e, para resolvê-lo, não será barato.

Georgia de Lotz / Unsplash

Alinhamento e balanceamento

Alinhamento e balanceamento são dois serviços que promovem a economia do combustível e prolongam a vida dos pneus.

Kaluci / Unsplash