Alagoas é um destino popular entre os brasileiros. Cidades como Maragogi, São Miguel dos Milagres e Maceió, por exemplo, atraem os visitantes pela beleza do litoral, tranquilidade e pelo contato com a natureza que oferecem.
Desse modo, Porto de Pedras, ainda que não seja tão conhecida como suas vizinhas, também se destaca como uma estância turística cheia de atrações. A principal delas é a Praia do Patacho, que já recebeu famosos como Claudia Raia, Giovanna Lancellotti, Paula Amorim e Breno Simões.
Além disso, o local pertence à Costa dos Corais, região que faz divisa com Pernambuco. O lugar é uma Área de Proteção Ambiental (APA), que se expande ao longo de 130 km. O território é protegido por conta da abundante diversidade da fauna e da flora.
No mais, a vasta barreira de corais, uma das maiores do mundo, favorece atividades como mergulho e snorkeling. Mas Patacho se diferencia de outras praias ao redor por conta de um aspecto: durante a maré baixa, a água do mar seca, possibilitando o acesso a belas piscinas naturais.
Como chegar?
O município de Porto das Pedra fica a 100 km da capital de Alagoas, Maceió. Logo, turistas que chegam de qualquer região do Brasil podem se dirigir ao Aeroporto de Maceió, e depois dirigir em torno de duas horas pela AL 101.
No entanto, quem já está no estado, mas escolheu visitar a cidade de Maragogi, pode alugar um bugue e chegar na Praia do Patacho direto pela areia. Passagens aéreas saindo de São Paulo custam em média R$ 1,3 mil.
(Continue a leitura logo abaixo)
O que fazer na Praia do Patacho?
Tatuamunha
Tatuamunha é um povoado que abriga a sede da Associação Peixe-Boi, um santuário que protege e conserva a espécie. Lá é possível alugar um tour guiado de jangada para conhecer os animais, além de aprender sobre a história do instituto e sobre a natureza local. O peixe-boi é o mamífero aquático em maior perigo de extinção no Brasil, e o projeto é responsável pela renda de 40 famílias.
Centro
O charmoso centrinho de Rio das Pedras é um passeio imperdível, recheado de casas centenárias e coloridas. A cidade, com aproximadamente 10 mil habitantes, mantém o clima rústico e tranquilo, convidando o turista a descansar e aproveitar o isolamento. O espaço tem ainda uma praça charmosa, comércio para venda de produtos artesanais e restaurantes.
Farol de Porto de Pedras
A atração é uma ótima opção para quem deseja apreciar as praias do alto. O exuberante encontro entre as águas do oceano e do Rio Manguaba também pode ser contemplado pelo farol. A estrutura foi inaugurada em 1933, tem 90 m de altura e é um dos principais símbolos de Porto de Pedras.
Praia de Lages
A Praia de Lages está localizada bem ao lado da Praia do Patacho, é possível chegar até a pé. É um ambiente quase desértico, não tem muitos banhistas, ambulantes, barracas ou hotéis. São quilômetros de areia extremamente branca, uma infinidade de coqueiros e uma esplendorosa vista do mar azul turquesa.
** Beatriz Neves é estudante de jornalismo. É estagiária de Soft News do iG desde março de 2021 e já escreveu para as editorias Delas, Receitas, Turismo, Gente, Canal do Pet e Queer. É apaixonada por tudo o que envolve livros, cinema e música, principalmente os clássicos.