10 passeios gratuitos em São Paulo

Avenida Paulista

Um dos principais cartões-postais da cidade de São Paulo, na Avenida Paulista é impossível não encontrar alguma atividade. Seja alugando uma bicicleta ou parando para apreciar o show de um artista de rua, o visitante irá se encantar pelo local.

Bianca Monteiro / Unsplash

Instituto Moreira Sales Paulista

Funciona de terça a domingo com entrada gratuita, porém é necessário realizar um agendamento prévio. O IMS provove exposições de artistas nacionais e estrangeiros, além de eventos relacionados à música, literatura e cinema.

Reprodução

Itaú Cultural

O Itaú Cultural é um espaço voltado a reunir um acervo rico sobre a história do brasileira. Desse modo, conta com exposições itinerantes e permanentes com itens como mapas, documentos, gravuras, peças de arte e manuscritos.

Reprodução

Centro Cultural Fiesp

Bem no centro da Avenida Paulista, o Centro Cultural Fiesp reúne diversas programações de música, dança e teatro. Além disso, todas as noites a fachada é iluminada e projetam-se diferentes imagens para os pedestres e motoristas que passam por ali.

Reprodução

Japan House

Um projeto criado pelo governo japonês com o objetivo de agrupar diferentes elementos da cultura japonesa, aproximando a população internacional. Outras cidades que receberam o Japan House foram Londres e Los Angeles.

Reprodução

Casa das Rosas

A Casa das Rosas é um enorme casarão construído em 1935, quando os barões do café ainda eram uma força hegemônica em São Paulo. Além do cenário agradável e acolhedor, com um belo jardim repleto de rosas, a atração oferece atividades relacionadas à literatura e à poesia.

Secretaria de Cultura de São Paulo

SESC Paulista

Para curtir a Avenida Paulista de um ângulo completamente diferente, basta visitar o SESC, que possui um mirante deslumbrante. Ainda é possível tomar um café ou um vinho ao apreciar a vista.

Reprodução

Mercado Municipal

O Mercado Municipal foi inaugurado em 1933, tornando-se um dos locais mais visitados de São Paulo. São infinitas barracas e comidas para a degustação, além de carnes, verduras, frutas, especiarias, temperos e molhos.

Reprodução

Beco do Batman

Localizado na Vila Madalena, bairro boêmio em São Paulo. A área aberta é coberta por grafites, feitos por diversos artistas. O nome surgiu por conta de uma imagem do Batman, desenhada na década de 80 e que instigou alguns estudantes de artes.

Reprodução

Parque Ibirapuera

O Parque Ibirapuera é o principal espaço de área verde em São Paulo, com lagos e jardins. Dentro dele ainda é possível encontrar edifícios culturais como o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte Moderna e o Auditório Ibirapuera.

Divulgação Urbia Parques