10 pontos turísticos para conhecer a cultura negra na cidade de São Paulo

Escola de Samba Vai Vai

Os ensaios de uma das escolas mais tradicionais de São Paulo acontecem aos domingos. A sede fica no bairro do Bixiga e o próximo tema apresentado pela escola será Sankofa, um pássaro africano.

Reprodução

Samba da Laje

Na zona sul da cidade, na Vila Santa Catarina, a roda de samba oferece muita música e feijoada. Acontece todo domingo do mês.

Reprodução

Museu Afro Brasil

Dentro do Parque do Ibirapuera, o Museu Afro Brasil é o maior do mundo sobre a diáspora africana. O ingresso custa apenas R$ 6 e, aos sábados, a entrada é gratuita. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 17h (com permanência até às 18h).

Reprodução

BIYOU’Z

O BIYOU’Z é um restaurante localizado no centro da cidade. O cardápio oferece uma grande variedade de pratos de países do continente africano, como Abisse (arroz refogado com curry, tomate, cebola, olho de amendoim, castanha e camarão) e Kigaly (folha de couve, inhame e carne e galinha refogados)

Reprodução

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

As igrejas foram construídas pela Irmandade dos Homens Pretos na Penha, Zona Leste, e no Largo Paissandú, no Centro. Ambas têm missa com cultura afro e terreiros espalhados pela cidade. As igrejas eram palco de reunião de negros livres e escravizados que mesclavam rituais de crenças católicas e dos bantos.

Reprodução

Discopédia

Situada em um prédio antigo Centro Histórico de São Paulo, a festa reúne uma setlist com rap, hip hop e funk. Acontece toda terça-feira, das 19h às 23h.

Reprodução

Quilombaque

No bairro de Perus, noroeste da cidade, Quilombaque é uma comunidade cultural inaugurada em 2005 por jovens, artistas, agentes e ativistas culturais da região. O objetivo do espaço é promover a cultura de Perus.

Reprodução

Sarau da Cooperifa

Cooperifa é um saurau idealizado pelo poeta Sérgio Vaz, onde as pessoas podem recitar poesias e realizar apresentações artísticas. Acontece toda terça-feira, das 19h às 22h, na Rua Bartolomeu dos Santos, 797, no Jardim Guarujá.

Reprodução

Aparelha Luzia

O quilombo urbano opera como centro cultural com festas, exposições, lançamentos de livros, filmes e peças. Funciona de quinta a domingo, das 19h à 00h. De sábado para domingo, as festas duram madrugada a dentro.

Reprodução

Estátua de Luiz Gama

Luiz Gama foi jornalista, advogado e escritor, além de patrono da abolição no Brasil. Ele conseguiu libertar mais de 500 pessoas escravizadas. O monumento fica no Largo do Arouche, na República.

Reprodução