ID Jovem é uma oportunidade para jovens viajarem de graça pelo Brasil

Jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos podem solicitar o ID Jovem, iniciativa do Governo Federal que oferece viagens interestaduais gratuitas

ID Jovem é uma oportunidade para jovens viajarem de graça pelo Brasil; conheça as regras
Foto: Unsplash
ID Jovem é uma oportunidade para jovens viajarem de graça pelo Brasil; conheça as regras




ID Jovem ou Identidade Jovem, é uma concessão do Governo Federal, que proporciona aos jovens brasileiros, que tenham de 15 a 29 anos, acesso com meia-entrada a eventos e viagens interestaduais gratuitas, focadas à cultura ou esporte. Para conseguir emitir o ID Jovem, é preciso estar inscrito no CadÚnico. O Cadastro Único é uma ferramenta utilizada pelo governo brasileiro a fim de entender a realidade socioeconômica da população. 

Ele reúne informações de famílias em situação de vulnerabilidade social, administrados pelas prefeituras. Ao se cadastrar no Cadastro Único, as pessoas têm acesso a alguns programas sociais. Cada um deles exige uma documentação diferente, mas o principal é manter o cadastro atualizado. 

Entre os principais programas que aplicam o CadÚnico estão o Bolsa Família, Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, Isenção de Taxas em Concursos Públicos, Carteira do Idoso, Programa Casa Verde e Amarela e Programa Bolsa Verde.


Para se increver no Cadastro Único, a família deve cumbrir alguns requisitos: 

  • Possuir renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo R$ 522,50 (metade do salário mínimo); 
  • Possuir renda mensal familiar total de até três salários R$ 3.135,00 (três vezes o salário mínimo); 
  • Possuem renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou pleiteando algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões.

Para adquirir o ID Jovem, é preciso apresentar os seguintes requisitos:

  • Ter entre 15 e 29 anos;
  • Pertencer a uma família com renda mensal de até dois salários mínimos;
  • Ser inscrito no CadÚnico;
  • Não é preciso ser inscrito em nenhuma instituição de ensino;


Para conseguir o benefício, é preciso solicitar no site oficial ou por meio do aplicativo ID Jovem 2.0. O registro tem prazo de validade de seis meses, podendo ser renovado pelo aplicativo. No momento de realizar o cadastro, deve-se ter em mãos o número de Identificação Social (NIS), nome da mãe e data de nascimento. Logo depois, a carteirinha estará disponível para impressão ou em formato digital pelo aplicativo. 

Quem está em posse do ID Jovem tem direito a vagas gratuitas ou com desconto de 50% em viagens entre estados. No entanto, as passagens devem ser compradas com no mínimo três horas de antecedência. Além disso, os meios de transporte utilizados são o rodoviário, ferroviário e aquaviário interestaduais em linhas regulares. 

A carteirinha também é aceita em exibições de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais, artes cênicas, circenses, eventos educativos, de lazer e entretenimento, que sejam desenvolvidas por qualquer entidade, estabelecimentos públicos ou particulares. 

** Beatriz Neves é estudante de jornalismo. É estagiária de Soft News do iG desde março de 2021 e já escreveu para as editorias Delas, Receitas, Turismo, Gente, Canal do Pet e Queer. É apaixonada por tudo o que envolve livros, cinema e música, principalmente os clássicos.