Parque Ibirapuera: curiosidades sobre a principal atração turística de São Paulo

Nome

Fundado em 1954, o parque, atualmente administrado pela Urbia, tem o nome derivado de uma palavra do tupi-guarani. "Ibirapuera" significa "árvore apodrecida". Isso porque a região escolhida para a construção do local, ainda na década de 1950, era caracterizada por uma área alagadiça de brejo.

Divulgação Urbia Parques

Monumentos

São aproximadamente 25 monumentos, estátuas e esculturas presentes no parque. A Pedra Fundamental, conhecida também como marco zero, é um dos mais simbólicos. Representa o momento inicial da construção do parque e encontra-se no gramado ao lado do Auditório Ibirapuera.

Divulgação Urbia Parques

Presente de Nova York

Em 2011, a cidade de São Paulo sediou o C40, evento internacional que reuniu prefeitos de 40 cidades de todo o mundo. A organização era presidida por Michael Bloomberg, na época, prefeito de Nova York. Ele gostou tanto do Ibirapuera que doou um banco do Central Park.

Divulgação Urbia Parques

Espécies dos cinco continentes

A Praça da Paz é uma homenagem às comemorações relacionadas à paz mundial. que ocorreram na década de 60. Para representar a integração entre os povos do planeta, foram plantadas espécies vegetais dos cinco continentes no local.

Divulgação Urbia Parques

Relógio de Poesia

Ao fundo da Praça da Paz e próxima ao caminho para a ponte de ferro, consta uma obra chamada Poesia Não Tem Hora. Apresenta 12 placas de concreto de 12 poetas contemporâneos. As placas foram dispostas ao redor de uma árvore para simbolizar um relógio e a sombra dela representa o ponteiro.

Divulgação Urbia Parques