Catedrais brasileiras impressionam pela arquitetura e riqueza; conheça

Paz de espírito, tranquilidade, arquitetura incrível são os principais motivos para visitar essas imensa igrejas espalhadas pelo Brasil

Foto: paulistanalondoner
Basílica da Nossa Senhora da Aparecida – Aparecida/SP

Para além de lugares religiosos, as catedrais, também conhecidas como templos católicos, encantam pela sua arquitetura impecável e são um dos destinos favoritos quando o objetivo é um turismo com renovação de fé. Lugar calmo, cheio de história e simbolismo marcam as catedrais, então conheça algumas opções de catedrais brasileiras.

Um dos países com maior número de católicos pelo mundo, o Brasil tem 172,2 milhões fiéis batizados, o que representa 26,4% do total de católicos do continente americano. Muitos confundem igreja com catedral, mas há diferenças. A igreja é o termo genérico. Catedrais e basílicas também são igrejas, mas elas são as principais igrejas de uma diocese, onde se encontra o trono episcopal, ou seja, para haver catedral, é preciso ter um bispo associado a ela. 


Basílica da Nossa Senhora da Aparecida – Aparecida/SP


A Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, também conhecida como Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, é o maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo, menor apenas que a Basílica de São Pedro, no Vaticano. A catedral foi inaugurada em 10 de setembro de 1946.

Com uma arquitetura fantástica, este templo religioso católico fica localizado no município brasileiro de Aparecida, no interior do estado de São Paulo. O Santuário Nacional possui uma ampla infraestrutura para receber pessoas no decorrer dos dias do ano e festas, tais como ambulatório médico, centro de apoio com praça de alimentação, caixas bancários, vários banheiros e espaços de descanso. 

O horário de funcionamento da catedral é das 5h30 às 21h de segunda a sexta.

Catedral da Sé – São Paulo/SP

Localizada na Praça da Sé, em São Paulo, esta catedral teve uma longa história de demolição e reformas, iniciadas ainda em 1616. No século 20, sua reforma principal demorou mais de 40 anos para ser enfim concluída, em 1954. Atualmente é a mais alta igreja de São Paulo, com 111 metros de comprimento, 46 de largura, duas torres com 92 metros de altura e uma enorme cúpula, com uma capacidade para até 8 mil pessoas. 

Apesar de ter uma cúpula de estilo renascentista, a Catedral Metropolitana de São Paulo é considerada como o quarto maior templo neogótica do mundo. A catedral é o templo principal da paróquia de Nossa Senhora da Assunção de São Paulo, criada em 10 de agosto de 1591. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 5h30 até às 18h.


Catedral Metropolitana de Brasília – Brasília/DF

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como Catedral de Brasília, é um templo católico brasileiro. Sua arquitetura foi criada por Oscar Niemeyer e é por vezes considerada sua obra-prima. Por conta dela, o arquiteto venceu o Prêmio Pritzker, considerado equivalente ao Nobel de sua profissão, em 1988.

Localizada na Praça dos Três Poderes, o local simboliza fisicamente a laicidade do Estado e a separação entre governo e religião. Sua construção foi em 31 de maio de 1970. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 12h.

Igreja de São Francisco da Penitência – Rio de Janeiro/RJ

A Igreja de São Francisco da Penitência é uma igreja colonial localizada junto ao Convento de Santo Antônio, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Pela sua decoração barroca, a fachada da igreja, de aparência pouco comum para um edifício religioso, está dividida em três corpos, cada um com um portal, dois janelões e telhado independente.

Os portais são de pedra de lioz e foram trazidos de Portugal. O corpo central tem um portal mais elaborado, com cunhais torcidos, caracteristicamente barrocos e um medalhão com o brasão da ordem. Já o interior da catedral apresenta estilo e qualidade da talha dourada dos altares e paredes, que cobrem toda a superfície disponível, e da pintura do forro de madeira do teto.

O horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira das 9h às 16h30. Sábados das 9h às 12h. Entrada gratuita.

Igreja São Francisco de Assis – Belo Horizonte/MG

Lugar reconhecido e sagrado de Belo Horizonte, em Minas Gerais, a Igreja São Francisco de Assis da Pampulha foi inaugurada em 1943. O projeto arquitetônico da igreja é de Oscar Niemeyer e o cálculo estrutural do engenheiro Joaquim Cardozo. Foi o último prédio a ser inaugurado do Conjunto Arquitetônico da Pampulha.

No projeto da capela Oscar Niemeyer fez novos experimentos em concreto armado, abandonando a laje sob pilotis e criando uma abóbada parabólica em concreto, até então só utilizada em hangares.

Na época que foi inaugurada, a igreja foi considerada moderna demais para a época e não foi aceita pela população, tendo permanecida fechada até 1959, quando finalmente passou a funcionar como templo religioso. A visitação é gratuita, no entanto, os funcionários da igreja pedem uma contribuição em dinheiro para quem for visitar o interior. Durante as missas, o valor não é cobrado. 

O horário de funcionamento é  de terça a sábado, de 9h a 17h. Domingos, de 11h a 14h. Todos os domingos, às 10h, tem missa na igreja. Entrada gratuita.