Atibaia tem roteiros a 1,4 mil m de altitude e chance de colher frutos do pé

Bem próxima à capital paulista, a cidade oferece opções para quem deseja estar mais próximo da natureza

A Pedra Grande é uma das áreas de proteção ambiental mais importantes de São Paulo.
Foto: Reprodução
A Pedra Grande é uma das áreas de proteção ambiental mais importantes de São Paulo.




Atibaia está localizada a 67 km de São Paulo, destino ideal para aproveitar um feriado prolongado ou apenas um fim de semana. O município possui um clima agradável de serra, segundo a Unesco, o que o coloca em segundo lugar entre os melhores do mundo. A cidade de 144 mil habitantes tem forte turismo rural e religioso, como visitas à Fazenda Paraíso, que data de 1860, e o Santuário de Schoenstatt.

Também existem opções de Ecoturismo e Turismo de Aventura: o Monumento Natural Estadual da Pedra Grande, o Parque Municipal da Grota Funda e o Parque Estadual Serra do Itapetinga formam um complexo ambiental com uma vista exuberante, e cenário para práticas de esportes radicais como voo livre, motocross, trekking e mountain bike.

Turismo Rural

Atibaia possui uma vasta rota de Turismo Rural, com destaque para fazendas em que o visitante pode entrar em contato com a simplicidade do interior. Começando pelo Orquidário Takebayashi, o viajante pode conhecer a exposição permanente de Orquídeas, onde é possível comprar mudas, adubos e substratos. Além disso, no sistema Colha e Pague, os visitantes podem colher seus próprios frutos livres de resíduos de agrotóxicos.


Já a Fazenda Paraíso é um prédio construído ainda no período colonial do Brasil, mantendo a estrutura e características da época. No mais, possui um alambique, um terreiro de café e plantações de cana e açúcar. Nas acomodações há um restaurante com comidas variadas, típicas de sabores da roça.

Pedra Grande

Um dos lugares mais procurado pelos turistas, a Pedra Grande impressiona pela paisagem. Envolta pela Serra do Itapetinga, é uma das áreas de proteção ambiental mais importantes de São Paulo.

São aproximadamente 200 mil m² de superfície de pedra e 1418 m de altitude, com vista para sete municípios: Bom Jesus dos Perdões, Mairiporã, Nazaré Paulista, Bragança Paulista, Piracaia, Jundiaí e São José dos Campos.

O parque funciona todos os dias, das 8h30 às 17h e a permanência na Pedra Grande é até às 18h. O acesso pode ser feito de carro, trilha, moto, bicicleta ou por veículos 4x4.

Centro

Foto: Reprodução
O município possui um clima agradável de serra, segundo a UNESCO, é o segundo melhor do mundo.


No centro da cidade, o Lago do Major é um ponto próximo a diversos bares e restaurantes. Lá o visitante encontra belas áreas verdes, o teleférico, que constitui um trajeto de 550 m, durando de 15 a 20 minutos. 

Há também atrações dedicadas a ações culturais como o Centro Cultural André Carneiro, situado em um prédio tombado como patrimônio histórico, e o Centro de Convenções Victor Brecheret, que realiza eventos e exposições.

Parque Edmundo Zanoni

São 40 mil m² de área verde, perfeito para aproveitar momentos tranquilos com a família, em meio ao ar livre. O local possui playgrounds, passeios de pedalinho, uma lojinha de artesanato e um jardim japonês.

O Museu de História Natural de Atibaia abriga mais de quatro mil peças de animais empalhados, fósseis, rochas e materiais de tradição indígena. A entrada é gratuita e o parque funciona diariamente das 8h às 18h.

** Beatriz Neves é estudante de jornalismo. É estagiária de Soft News do iG desde março de 2021 e já escreveu para as editorias Delas, Receitas, Turismo, Gente, Canal do Pet e Queer. É apaixonada por tudo o que envolve livros, cinema e música, principalmente os clássicos.