Bailarina e fotógrafo transformam pontos turísticos do litoral paulista em arte

O projeto "Clica e Respira" é organizado por Rony Alves e Marcelle Lemos e já visitou locais famosos de Santos e São Vicente

Foto: Reprodução/Clica e Respira
Bailarinas na ponte pênsil, entre São Vicente e Praia Grande, em São Paulo

Visitar um ponto turístico deixou de ser apenas um passeio e virou arte nas mãos do fotógrafo Rony Alves e da bailarina Marcelle Lemos. Os dois se uniram para criar o projeto "Clica e Respira", que faz um diálogo entre pontos turísticos de Santos e São Vicente, no litoral sul de São Paulo, com o balé e a dança contemporênea.

O trabalho foi realizado com recursos da lei Aldir Blanc e do Prêmio Alcides Mesquita, de fomento à cultura de Santos, as fotos foram feitas em pontos turísticos tanto da cidade santista quanto do município vizinho e mostram um olhar diferente de cada um dos cenários. A Ponte Pênsil, entre São Vicente e Praia Grande, foi inaugurada há mais de 100 anos como forma de levar o esgoto de Santos e ganhou agora um toque mais delicado com o salto perfeito de Andréa Dantas sobre sua colega, Patrícia Cordova.  

Marcelle celebra o Dia Internacional da Dança, nesta quinta-feira (29), e diz que o "Clica e Respira" é um diálogo entre fotografia e dança, que visa lembrar juntos da pulsão de uma cidade pela vida, pela abertura e pela leveza que ainda existem nestes pontos turísticos.

"A gente procura fazer uma composição da bailarina, da forma dela, com o ambiente. Então queremos compor algo arquitetônico com as linhas da cidade. Além disso, nos preocupamos com que as poses não sejam estáticas, que você veja movimento mesmo com ela estática", afirma a criadora do projeto.

As bailarinas também fotografaram junto da Biquinha, em São Vicente, um local importante onde foi relatado um dos primeiros milagres atribuídos ao Padre Anchieta, ainda no século 16. Em 1533, os jesuítas Manuel da Nóbrega e Leonardo Nunes fundaram o Colégio dos Meninos de Jesus naquelas redondezas e, perto dali, a 80 m, havia uma bica que rapidamente se tornou de serventia pública com a captação da água vinda do Morro dos Barbosas.

Morador de Santos, Rony é apaixonado pelas curvas da cidade e fotografou duas bailarinas diante das muretas do calçadão da Avenida Saldanha da Gama, um dos símbolos do município há cerca de 80 anos. Durante a 2ª Guerra Mundial, a cidade passava por uma recuperação econômica e a ponta da praia começou a ser reformada por conta do porto. O guarda-corpo surgiu como uma forma de proteção e bela decoração e foi criado pelo engenheiro Carlos Lang, responsável pela obra.

O fotógrafo afirma que a ideia do projeto era inserir o balé -- com suas linhas, contornos e poses -- na cidade e a escolha dos pontos turísticos foi relativamente fácil porque Santos, especificamente, tem muitos locais que são bem característicos e facilmente identificáveis. O desafio para ele, então, foi escolher a composição que fizesse sentido com cada um dos locais escolhidos.

"Marcelle e eu fomos escolhendo figurinos e encaixando poses em locais como muretas, fontes, praias, ruas e portas. Uma vez escolhida a pose e o figurino, o desafio era fazer com que o balé, de fato, parecesse fazer parte da cena e não algo colocado ali à força. Escolher o ângulo certo para que tanto as formas como a iluminação ficasse da forma que queríamos foi muito interessante. Cada pose foi exaustivamente explorada até encontrarmos a fotografia que queriamos", explica.

Ele salienta que, para quem olha de fora, isso pode parecer muito fácil, mas a dupla fez cerca de 1,5 mil fotos para chegar em menos de 70 imagens “ideais”. Rony diz que o projeto foi extremamente trabalhoso, mas garante que valeu muito a pena.

"A resposta do público foi sensacional e os nossos olhos brilham quando olhamos paras as fotos que fizemos. Estamos todos orgulhosos demais desse nosso trabalho e esperamos poder fazer mais desses em breve", pontua. "É preciso lembrar que a Andrea é uma bailarina excepcional. Faz poses dificílimas sem demonstrar o menor sinal de dor ou incômodo na expressão. Foi incrível trabalhar com ela e a Marcelle fez uma direção com um nível de detalhes que eu nunca tinha visto", elogia.