Brasília completa 61 anos e é considerada destino tendência em 2021

Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco e conhecida pela arquitetura, a cidade é o principal centro político do país

Foto: Reprodução
A capital federal foi projetada por um dos arquitetos mais renomados do mundo, Oscar Niemeyer

Brasília completa 61 anos de sua fundação nesta quarta-feira, 21. Conhecida por seus grandiosos projetos de arquitetura e por abrigar o principal centro político do país, a cidade é apontada como destino tendência pelo Ministério do Turismo neste ano. Em 2020, foi o 4º destino mais buscado pelos brasileiros no Google, atrás apenas de Londres (Reino Unido), Rio de Janeiro e de São Paulo.

O Ministério do Turismo publicou uma lista de 21 destinos tendência para o ano de 2021, na qual destaca a cidade de Brasília. A motivação para a entrada dos lugares na publicação foi a valorização do turismo doméstico e de outras tendências fortes na pandemia da Covid-19, como o turismo de experiência , turismo ruralturismo criativo – também destacados pela pasta. O levantamento foi realizado tomando como base os principais sites de pesquisa do setor, além de publicações e dos destinos que se alinham à demanda do novo turista.



A sede do Governo Federal e dos três poderes da República (Legislativo, Judiciário e Executivo) abriga 127 embaixadas e é também a capital do Brasil. A cidade foi construída em um projeto ambicioso do presidente Juscelino Kubitschek em 1960. O plano piloto foi elaborado pelos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer e pelo engenheiro estrutural Joaquim Cardozo.

O projeto da cidade a divide em blocos numerados e setores para atividades: setor hoteleiro, bancário, de embaixadas, por exemplo. Vista de cima, costuma lembrar um avião, apesar do projeto inicial visar uma cruz.

Atualmente, Brasília é a terceira cidade mais populosa do país e a quinta maior concentração urbana, sendo dona do maior produto interno bruto (PIB) per capita entre todas as capitais e o quarto maior da América Latina. Apesar de estar localizada no estado de Goiás, cuja capital é Goiânia, Brasília é uma divisão administrativa distinta de um município legal, como outras cidades brasileiras, semelhante ao que acontece com Washington, D.C., nos Estados Unidos, e com Camberra, na Austrália.

Apontada como patrimônio mundial pela Unesco, por causa de seu conjunto arquitetônico e urbanístico, Brasília possui a maior área tombada do mundo, com 112,5 km², e é a maior cidade do mundo construída no século 20.

Confira o que conhecer e fazer no destino:

Praça dos Três Poderes

Foto: Reprodução
Praça dos três poderes

Nela ficam os prédios do Poder Legislativo (Congresso Nacional), Poder Executivo (Palácio do Planalto) e Poder Judiciário (Supremo Tribunal Federal). Também é possível conhecer o Itamaraty e o Palácio da Justiça. Antes de ir, é bom verificar a possibilidade de visitas, que são gratuitas. Há dias em que há visitas guiadas, em outros só visitas espontâneas e em outros, ainda, não há permissão para visitantes.

Biblioteca Nacional

Foto: Reprodução
Biblioteca Nacional de Brasília

A BNB conta com biblioteca digital, salas de estudo e um espaço para eventos que comporta até 95 pessoas. O prédio é adornado com um painel do artista plástico Julio Pomar e funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 19h45 e, nos finais de semana, das 12h30 às 18h30.

Feirinha da Torre

Foto: Reprodução
Feirinha da Torre

Para quem gosta de fazer umas comprinhas e levar lembranças da viagem, a feirinha da Torre é o lugar ideal. Há de tudo: artesanato, roupas, pedrarias, sapatos, comidas típicas do Centro-Oeste. A feira ocorre sempre nos sábados, domingos e feriados das 9h às 18h.

Catedral Metropolitana de Brasília

Foto: Reprodução
Catedral Metropolitana de Brasília

Com 16 arcos de concretos e vitrais que mudam de cor de acordo com o horário e a posição do sol, a catedral possui três esculturas de anjos de bronze penduradas no teto e painéis que representam a via sacra pintados por Di Cavalcanti. Toda a estrutura impressiona quem vê de fora e também por dentro. A Catedral é um dos pontos mais visitados da cidade e recebe visita todos os dias das 8h às 19h30.

Praça dos Cristais

Foto: Repordução
Praça dos Cristais

Projetada por Burle Max e localizada no Setor Militar Urbano, a praça tem formas que chamam a atenção de quem visita. A criação foi inspirada em cristais que Max viu em sua viagem para Cristalina (GO). A praça possui tipos de plantas que não são nativas do Cerrado, como um buriti de aproximadamente 12 metros de altura.

Jardim Botânico de Brasília

Foto: Reprodução
Jardim Botânico de Brasília

Formado por maior parte de vegetação do Cerrado, o jardim também é chamado de Jardim do Cerrado. É possível aproveitar o lugar em trilhas abertas à visitação ou em visitas aos Jardins Temáticos. São quatro tipos: o Jardim Evolutivo, Jardim de Cheiros, Jardim Japonês e Jardim de Contemplação. Cada um com suas particularidades, eles encantam os visitantes.

Museu Nacional

Foto: Reprodução
Museu Nacional

Com suas formas arredondadas por fora e por dentro com linhas tortas que traçam um cenário incomum, o Museu Nacional costuma abrigar exposições de diversos artistas plásticos. Aberto ao público sem necessidade de agendamento, é possível chegar a qualquer hora, mas também disponibiliza a possibilidade de visita guiada, que é precisa ser agendada por telefone.