Fortaleza faz 295 anos como o principal destino de europeus no Nordeste

A capital do Ceará recebeu somente nos primeiros quatro meses de 2019 cerca de 45 mil turistas do velho continente, que estavam em busca de belas praias e forte estrutura gastronômica

Foto: Reprodução
Fortaleza - CE

A capital do Ceará, no Nordeste brasileiro, é um dos destinos mais cobiçados do país para o turismo. Com uma estrutura robusta para receber viajantes nacionais e internacionais, Fortaleza , que completa 295 anos nesta terça-feira, 13, possui diversas opções para o turista: muitas praias de belezas inigualáveis, cultura – em artesanato, mercados, teatros e museus – além de uma enorme malha hoteleira e gastronômica.

Tudo isso é um grande atrativo principalmente para os europeus que fizeram da cidade o destino certo para curtir férias e muito sol. De acordo com Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a capital ocupou a quinta posição do País e a primeira do Nordeste em número de visitantes estrangeiros no primeiro quadrimestre de 2019, com um total de 44,9 mil turistas.

Com sol praticamente durante todo o ano e águas mornas nas praias, o que torna o mergulho muito agradável, Fortaleza tem uma mistura perfeita entre áreas urbanizadas bem desenvolvidas e praias calmas, ideais para descanso. Quem visita a cidade, que já foi lugar central em várias produções de cinema, como “Praia do Futuro” (Karim Ainouz, 2014), fica a poucos quilômetros de outros lugares famosos, como  Jericoacoara e Canoa Quebrada .

Para celebrar o aniversário da cidade, o iG Turismo lista alguns destaques turísticos de Fortaleza. Apesar de a capital cearense estar sob regras de isolamento social contra a Covid-19, ficar atento a essas dicas pode dar um up no seu planejamento para quando for “turistar” por lá.

Foto: Reprodução
Fortaleza completa 295 anos

Avenida Beira Mar
A cidade de Fortaleza tem uma orla formada por três praias, toda ladeada pela Avenida Beira Mar: Iracema, Mucuripe e Meireles. Juntas, elas são as três principais praias da cidade, apesar de não oferecerem boas condições para mergulho de banhistas. A região é um dos principais pontos turísticos e acumula a maior parte dos hotéis de Fortaleza.

No calçadão da Av. Beira Mar é possível fazer atividades físicas, como caminhadas e passeios de bicicleta. Sempre movimentado, o lugar é ideal para relaxar e tomar uma água de coco ou outra bebida gelada.

Na Praia de Iracema é possível encontrar dois monumentos, o primeiro é a Estátua de Iracema Guardiã, homenagem ao autor cearence José de Alencar; o outro é a Ponte dos Ingleses ou Ponte Metálica.

Existe ainda uma famosa feirinha de artesanato na Av. Beira Mar, localizada no bairro Meireles. A região é bastante movimentada, principalmente à noite, com a presença de muitos turistas.

Foto: Reprodução
Praia do Futuro

Praia do Futuro
Fica a dez minutos de carro da Av. Beira Mar. A praia pode ser considerada a melhor de Fortaleza, com boas condições para banhistas e estrutura para turistas. Ela já foi até tema de filme. A praia do futuro possui uma longa zona de areia que se estende entre algumas piscinas naturais, formadas na maré baixa, e várias barracas de praias que oferecem bebidas e comidas para os visitantes.

Foto: Reprodução
Mercado Central de Fortaleza

Mercado Central
No centro da cidade, o Mercado Central é o local ideal para quem procura por artesanato com preços atrativos. Cultura e tradição são os carros-chefes do local. Para quem deseja levar lembranças de Fortaleza para presentear amigos e familiares, o mercado é o melhor lugar para encontrar.

Foto: Reprodução
Teatro José de Alencar

Theatro José de Alencar
Com arquitetura diferenciada e que chama a atenção do visitante, o teatro possui a opção de visita guiada para quem quer conhecer a história e os detalhes da construção do projeto, feito em estilo art noveau.

Foto: Reprodução
'Dragão do Mar'

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Conhecido somente como “Dragão do Mar”, é um espaço com museus, um planetário, cinema, ateliê, teatro, entre outros. De noite, a região faz sucesso com a vida boêmia, perfeita para quem busca diversão em barzinhos e food park.

Museu do Ceará
O estado possui uma história muito interessante que é contada neste espaço, com detalhes sobre a formação da capital e todo o território estadual.

Passeios próximos de Fortaleza:

Foto: shutterstock
Jericoacoara tem areias brancas e águas cristalinas

Outras praias
Canoa Quebrada, Morro Branco, Praia das Fontes, Praia de Lagoinha, Praia de Porto das Dunas, Praia do Cumbuco e Jericoacoara são todas ótimas opções de viagem, com muita beleza, natureza e forte estrutura para receber os turistas. A apenas alguns quilômetros de Fortaleza, quem for à capital e puder conhecer essas outras praias não vai se arrepender.

Foto: Reprodução
Insano, no Beach Park

Beach Park
Localizado no município Aquiraz, ao lado de Fortaleza, o Beach Park é um dos melhores e maiores parques aquáticos do Brasil. São muitas atrações para todas as idades e toda a família. Há opções variadas de hospedagem próximas ao parque, restaurantes, lanchonetes, lojas. O brinquedo mais famoso do parque é o Insano, com 41 m de queda livre em velocidade que pode chegar a 105 km/h.