Os 7 destinos mais procurados do Nordeste e o que fazer em cada um deles

Pesquisas colocam o Nordeste como a região mais buscada pelos brasileiros para curtir as férias de final de ano

Férias de verão fazem do Nordeste o destino mais procurado pelos brasileiros
Foto: Divulgação/Kayak
Férias de verão fazem do Nordeste o destino mais procurado pelos brasileiros




O iG Turismo continua a série de reportagens sobre roteiros de viagens pelas cinco regiões do Brasil. Depois de falar sobre o que fazer em Pernambuco , estado de destaque na retomada do turismo nacional, dar  dicas para curtir o interior de Minas e São Paulo e explorar as belezas da região Norte , está de volta ao Nordeste.

De acordo com a edição de 2020 da pesquisa Travel Hacker, lançada recentemente pelo metabuscador de viagens Kayak, o Nordeste é  a região mais procurada pelos brasileiros neste final de ano. Dos 10 destinos mais buscados para as férias de verão, sete são do Nordeste. Os outros três são Rio de Janeiro, Florianópolis e Porto Alegre. A pesquisa foi feita com base nas buscas feitas na internet.



Se a ideia é curtir as férias no calor do Nordeste, veja as cidades que foram destaque na preferência dos Brasileiros e sugestões do que aproveitar por lá:

Recife

capital pernambucana tem praias bonitas, como a de Boa Viagem, uma vida cultural agitada e bares e restaurantes de qualidade. É também berço de ritmos musicais como o maracatu, forró, frevo, mangue beat e ciranda. Fica muito próxima de Olinda, Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, e da praia de Porto de Galinhas.

Fortaleza

Capital do Ceará, Fortaleza tem belas praias de cartão postal, pontuadas por falésias vermelhas, coqueiros, dunas e lagoas. A badalada Praia do Futuro tem até filme com o nome dela. Por lá, é possível encontrar barracas que incluem massagem, salão de beleza e playground. 

O calçadão de Iracema, a Feirinha da Beira Mar e o Mercado Central também conquistam quem chega. Para evitar aglomeração, a recomendação é a praia do Cumbuco, mais afastada do centro. Para quem quer diversão para as crianças, o Beach Park é imperdível.

Fortaleza tem três zonas hoteleiras, todas próximas à Avenida Beira-Mar – facilitando o acesso do turista às praias. A região da Praia de Iracema concentra um dos principais polos.

Salvador

Capital da Bahia , a cidade é ideal para quem quer apreciar a arquitetura do século 17. A história está por toda parte. Subir as ladeiras do bairro do Pelourinho (Patrimônio da Humanidade pela Unesco) vendo lutas de capoeira, ouvindo música ao vivo e indo até o Elevador Lacerda são programas obrigatórios. O pôr do sol é um espetáculo lá em cima.

Quem vai a Salvador precisa subir a Colina Sagrada, visitar a Igreja do Bonfim e garantir a sua fitinha colorida, com direito a três pedidos. As praias de Salvador também são muito bonitas, com águas cristalinas. A culinária é muito famosa e típica da região. Vale a pena procurar o acarajé da Cira e o sorvete da Ribeira.

Maceió

A capital do estado de Alagoas é carinhosamente apelidada de Caribe Brasileiro. As praias são quase obras de arte, com a cor do mar variando entre tons de verde e azul. A água é morna e a areia bem clarinha.  Suas paisagens podem ser exploradas com um passeio de bicicleta pela ciclovia que vai da Praia do Pontal da Barra até a Praia da Jatiúca.

A praia de Ponta Verde possui calçadão com palmeiras, quiosques e é ótima para esportes náuticos. O passeio de barco na Lagoa Mundaú e Manguaba e o passeio de jangada até a piscina natural de Pajuçara são famosos. Que conhece se apaixona.

O Centro Histórico de Maceió abriga casarões coloniais pintados em tons pastel que rendem ótimas fotos para postar no Instagram.

Foto: Divulgação/vanservice
Com emoção ou sem emoção: passeio de Buggy em Natal


Natal

Natal é o destino ideal para quem curte natureza, praia e gastronomia. Capital do Rio Grande do Norte, a cidade é conhecida por suas dunas de areia.

A praia de Ponta Negra é uma das mais bonitas e famosas. Vale a pena conhecer. Passeio de buggy na areia é uma opção para quem gosta de aventura.

Ponta Negra também é a melhor parte da cidade para se hospedar, com diversas opções hoteleiras, até mesmo um hotel construído em formato de castelo. Já na Praia de Pirangi fica o maior cajueiro do mundo, visita obrigatória em Natal.

João Pessoa

Diferente das outras capitais listadas até agora, João Pessoa é uma cidade mais calma, ideal para quem quer relaxar. Capital da Paraíba, as praias da cidade reservam piscinas naturais e águas de cores esverdeadas, como Bessa, Cabo Branco e Tambaú.

Uma das praias mais famosas é a de Tambaba, que tem uma espaço de nudismo.

O sol pode ser aproveitado o dia todo, por causa da arquitetura baixa na Avenida Beira-Mar e da grande extensão de areia.

João Pessoa ainda abriga alguns monumentos marcantes e dignos de cartão postal como o Farol do Cabo Branco e a Estação Cabo Branco, projetada por Niemeyer. 

Porto Seguro

A única da lista das mais procuradas que não é uma capital, Porto Seguro fica no sul da Bahia. Dizem que a história do Brasil começou por lá.

A cidade é conhecida pelas festas, regadas principalmente pelo axé. Mas, não se abale se esse não for seu ritmo preferido, por lá toca de tudo! As regiões de Barramares, Axé Moi e Tôa-Tôa são ótimas para quem quer agito, enquanto o vilarejo de Caraíva e as praias de Trancoso (famosa e geralmente agitada no Reveillon) e Espelho das Maravilhas são mais vazias e tranquilas.

Quem vai a porto Seguro pode visitar outras praias de lugares próximos também, como a praia do Satú. O Arraial d’Ajuda é um local tranquilo e perfeito para quem deseja aproveitar momentos de descontração.