Sergipe reúne belezas naturais e preços baixos. Veja o que fazer por lá

Segundo pesquisa do buscador de viagens Viajalá, Aracaju teve um aumento de 35% na procura dos viajantes brasileiros da plataforma, enquanto os preço dos voos para a capital sergipana tiveram uma queda de 32%

Praia do Mangue Seco é um dos locais para se conhecer em Sergipe
Foto: Divulgação
Praia do Mangue Seco é um dos locais para se conhecer em Sergipe

Se a ideia para aproveitar a retomada do turismo é viajar para o Nordeste, uma boa pedida é conhecer Sergipe. O estado conta com paisagens exuberantes, como o Cânion do Xingó, é menos concorrido e aglomerado que outros da região e ainda conta com um  ótimo custo-benefício em relação a preços de passagens aéreas. 

Segundo o Barômetro Viajalá, estudo do buscador de viagens divulgado anualmente, Sergipe é o "destino nacional tendência no pós-Covid" e Aracaju será a estrela de 2021.

A pesquisa analisou 10 milhões de buscas de voos em várias cidades da América Latina entre abril e outubro de 2020 e comparou os números com o mesmo período de 2019. Aracaju teve um aumento de 35% na procura dos viajantes brasileiros da plataforma. Os preço dos voos para a capital sergipana tiveram uma queda de 32%. Ainda segundo o estudo, a passagem ficou ainda mais barata para quem sai do Rio de Janeiro, com redução de 50% de um ano para o outro.

" Sergipe é mais barato e menos concorrido como destino turístico que outros estados do Nordeste, ou seja, não recebe o mesmo fluxo intenso de pessoas na alta temporada que Bahia ou Ceará. Isso, no pós-pandemia, é uma grande vantagem", comenta Josian Chevallier, VP de vendas e co-fundador do buscador Viajala. 

O que fazer em Sergipe?

Uma viagem para o estado encanta os amantes da natureza e quem busca tranquilidade. Com a ajuda de Luísa Dalcin, diretora de comunicação do Viajala, separamos locais que merecem estar no seu roteiro.

1. Croa do Goré

Foto: Reprodução/Instagram/@guia_de_turismo_regiaonacional
Croa do Goré é um passeio para toda família

De acordo com Luisa, esse é um dos melhores passeios para quem vai para Aracaju, capital de Sergipe, e dura o dia inteiro. "O trajeto de barco passa pelos manguezais e termina na Croa, um banco de areia que aparece entre o rio e o mar na maré baixa e dura apenas algumas horas por dia", explica a especialista.

Por lá a água é clara, tranquila e morninha. É um passeio ótimo para quem está viajando em família, com crianças, ou para quem fazer esportes na água, como stand up padle, ou apenas relaxar um pouco. 

2. Mague Seco

Foto: Reprodução/Flicker/João Alves Mendonça
Mangue Seco já foi cenário de novela e é um local para prática de esportes como kitesurfe

Outro passeio partindo da capital é para Mangue Seco, uma pequena vila de pescadores que fica entre a Bahia e Sergipe. "É um passeio de bate-volta bem comum para quem está em Aracaju. O local é famoso por ter sido o cenário da novela Tieta, baseada na obra de Jorge Amado, que foi filmada ali no fim dos anos 1980", diz Luísa. 

3. Cânion do Xingó

Foto: Divulgação/Xingo Parque Hotel
Cânion do Xingó ainda é um local pouco explorada pelo grande público

Um pouco mais distante, a 200 km de Aracaju, fica o exuberante Cânion do Xingó. Como explica Luisa, o local foi formado na década de 90, após o alagamento dessa área da bacia do rio São Francisco para a criação de uma usina hidrelétrica. 

Para chegar lá, embarque um catamarã que sai de Canindé de São Francisco, do lado sergipano. Também aproveite o passeio e vá até Piranhas, do lado alagoano. É uma cidade histórica repleta de casinhas coloridas às margens do São Francisco.

"Apesar de ficar mais cheio em feriados, o Cânion do Xingó é tranquilo durante quase todo o ano, especialmente comparando com outras regiões do Nordeste, bem mais concorridas", diz Luiza. Ela, entretanto, faz um alerta: "Para visitar, é bom saber que há uma longa temporada seca (afinal, está no meio do sertão), mas as chuvas são mais frequentes em maio, junho e julho, coisa que pode atrapalhar o passeio". 

"O Cânion do Xingó ainda não atingiu status de mainstream, é uma experiência única na natureza e promove boas doses de isolamento", completa Josian Chevallier. 

4. Passeios pela Orla em Aracaju

Foto: Reprodução/Pinterest/Emaju.com.br
Orla do Atalaia é cartão postal de Aracaju

De volta à capital, reserve um tempo para uma volta pela Orla do Atalaia. O local conta com os conhecidos arcos da cidade e diversos restaurantes. Para aproveitar um pôr do sol daqueles, vá para a Orla do Por do Sol, em Mosqueiro. De acordo com Luisa, por lá céu atinge diferentes tons de laranja, rosa e vermelho no fim do dia e cria um belo espetáculo refletido na água do Rio Vaza Barris. 

Para quem gosta de animais, vale conhecer o oceanário de Aracaju, que abriga mais de 20 tanques com uma grande diversidade de espécies marinhas. "O local é um aquário que mostra a vida das tartarugas da região, e é importante por seus esforços de conservação e conscientização da comunidade local e dos turistas sobre o valor desses animais no ecossistema", comenta a especialista do Viajalá.