O carnaval está chegando! Faltam apenas três dias para o maior feriado do Brasil e um dos destinos mais procurados pelos foliões é o Rio de Janeiro. A Cidade Maravilhosa mescla desfiles de escola de samba com praia e blocos de rua e encanta os turistas.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o carnaval na Cidade Maravilhosa

Se você já planejou a viagem para o Rio de Janeiro e quer dar um dia de pausa nas marchinhas e purpurina, separaram cinco destinos próximos da capital para um “bate e volta” durante a folia. Confira as opções e monte seu roteiro de carnaval.

Arraial do Cabo

Arraial do Cabo é um dos destinos da Região dos Lagos no Rio de Janeiro
Creative Commons
Arraial do Cabo é um dos destinos da Região dos Lagos no Rio de Janeiro

A Região dos Lagos é uma área muito visitada por turistas e pode ser uma opção de lazer por um dia, segundo a Enterprise Rent-A-Car. Distante 170 km da capital - três horas de carro - Arraial do Cabo é um dos destinos mais incríveis para praticar mergulho profissional e amador, já que a transparência do mar proporciona excelente visibilidade embaixo da água. 

O turista que estiver por Arraial do Cabo não pode deixar de passar pela Praia do Farol, as Prainhas do Pontal do Atalaia e a Praia do Forno. Vale aproveitar que o passeio é motorizado para levar um cooler com bebidas refrescantes e comidas leves para passar o dia, pois, essas praias são mais afastadas do centro urbano e, assim, você economiza com a alimentação.


Cabo Frio

Cabo Frio chama atenção dos turistas pelas praias de areia branca e mar cristalino
Reprodução
Cabo Frio chama atenção dos turistas pelas praias de areia branca e mar cristalino

Trinta minutos de carro de Arraial do Cabo está Cabo Frio , mais uma dica da empresa. Com praias de areia branca e água azul, a cidade tem como principal destaque a Praia do Forte, no centro do município. A orla com mais de sete quilômetros de extensão conta com uma variedade de quiosques, restaurantes e hotéis. Como é uma praia de fácil acesso, é muito movimentada, ou seja, quem não gosta de muvuca em feriado é melhor nem se arriscar. Vale a pena chegar bem cedinho na areia para guardar um bom lugar ao sol, sempre com o protetor solar em dia.


Armação de Búzios

Armação de Búzios, ou só Búzios, é uma ótima alternativa bate e volta no RJ
shutterstock
Armação de Búzios, ou só Búzios, é uma ótima alternativa bate e volta no RJ

Fechando a Região dos Lagos está a Armação de Búzios, conhecida por seu charme e sofisticação. Em Búzios, como é chamada pela maioria, a locomoção de carro é essencial para conhecer as praias que são distantes umas das outras: Praia do Forno, Praia João Fernandes, Praia da Tartaruga, além das Praias Azeda e Azedinha, Praia da Ferradurinha, Praia Brava, entre outras.

O centro da cidade tem diversos restaurantes que proporcionam uma excelente experiência gastronômica.

Petrópolis

Petrópolis, na região serrana do Rio, também pode ser uma opção de bate e volta no Carnaval 2020
Reprodução/Instagram/Trilhar e Mochilar
Petrópolis, na região serrana do Rio, também pode ser uma opção de bate e volta no Carnaval 2020

Na contra-mão dos destinos citados anteriormente, a empresa de carros lembra que é possível também visitar a região montanhosa do Rio de Janeiro durante o Carnaval. A histórica Petrópolis foi fundada por Dom Pedro II e tem uma rica herança imperial da cidade. Por lá o turista encontra o Museu Imperial, Palácio de Cristal, a casa de Santos Dumont e o Centro Histórico. Já a Rua Teresa é a pedida para quem quer fazer umas comprinhas. 

Da capital até Petrópolis o caminho de carro passa pela BR-040. A viagem dura em torno de 1h30.

Teresópolis

As belezas naturais de Teresópolis encantam os turistas
Reprodução/Flickr
As belezas naturais de Teresópolis encantam os turistas

Também na Região Serrana, Teresópolis é uma alternativa mais sossegada à badalada vizinha Petrópolis. Uma das principais atrações é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Por lá o turista encontra uma bela vista do Mirante Pico Dedo de Deus e várias cachoeiras. Se sua visita for no fim de semana, a Feirinha do Alto e as barraquinhas de artesanatos, bijuterias e comidinhas são a principal atração da cidade. 

Fãs de futebol também vão curtir visitar as áreas externas da Granja Comary, centro de treinamento da Confederação Brasileira Futebol - CBF. Para chegar a Teresópolis, continue o caminho pela BR-040 e depois siga pela BR-116.

E o que curtir no Rio de Janeiro?

A praia da macumba, na zona oeste do Rio de Janeiro, é uma opção para quem vai ficar na capital durante o Carnaval
Reprodução/ Pinterest
A praia da macumba, na zona oeste do Rio de Janeiro, é uma opção para quem vai ficar na capital durante o Carnaval

Se você preferir ficar na capital, dá para mesclar os blocos e desfiles com algumas “expedição” e praia. As praias da Zona Oeste da cidade são uma boa pedida, começando pela Praia do Recreio. De carro, a RentCar indica o caminho ao longo Av. Lucio Costa, que bomba com campeonatos mundiais de surf, mas que também apresenta pontos desertos por conta da sua longa extensão e até sua própria Reserva Ecológica que atrai amantes da natureza. 

Leia também: 16 pontos turísticos no Rio de Janeiro para você visitar

Seguindo a Estrada do Pontal, você chegará à Praia da Macumba, paraíso dos surfistas. Na maré baixa, fazer a trilha até o topo da Pedra do Pontal é essencial. De lá é possível admirar uma vista incrível da região. Termine o roteiro pela Cidade Maravilhosa na Prainha, Av. do Estado da Guanabara. Com apenas 150 m de extensão, mas recheada de belezas naturais, é uma das queridinhas dos moradores locais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!