O fim de ano está aí e com ele vem as férias escolares e bate aquela vontade de viajar.  Como o dólar segue em alta, muitas famílias estão pensando em passar os dias de descanso por aqui mesmo, colocando os destinos nacionais no topo da lista de preferências. 

Leia também: 6 destinos que estão bombando em 2019 e o que fazer em cada um deles

E alguns desses destinos nacionais têm mesmo a cara de férias com a criançada. É isso que indica um levantamento feito pelo Airbnb, com as cidades que mais estão sendo procuradas no momento para uma viagem em família

Veja quais são essas cidades e o que fazer por lá: 

1. Cabo Frio (RJ)

Cabo Frio, no Rio de Janeiro
Divulgação
Cabo Frio, no Rio de Janeiro














Cabo Frio é a cidade mais procurada para o fim de ano, muito provavalmente por conta das suas praias paradisíacas, opções variadas de hospedagem e infraestrutura.

As águas transparentes e a areia branca são marcantes nas praias desse município e a mais famosa delas é a Praia do Forte, onde há também queima de fogos na virada do ano.

Outros pontos interessantes da cidade são a Praça das Águas, o Morro da Guia, o Canal do Itajuru, a Rua dos Biquínis e a Ilha do Japonês, todos passeios tranquilos para levar a  família inteira.  Um ponto histórico é o Bairro da Passagem, que ajuda a entender um pouco mais sobre a história do Brasil.

2. Ubatuba (SP)

Ubatuba, em São Paulo
Divulgação
Ubatuba, em São Paulo







A principal atração de Ubatuba com certeza são as suas praias . Com as mais variadas opções, podem encantar tanto as famílias que querem relaxar, quanto surfistas e jovens que estejam procurando por mais adrenalina.

Possui uma beleza natural da Serra do Mar, além de cachoeiras, ilhas e passeios marítimos como opções de diversão.  Embora muitas praias sejam calmíssimas, outras dispõe de trilhas e ondas fortes, o que deve ser um ponto de atenção quando a viagem conta com crianças.

Leia também: Praias para um bate e volta saindo de SP: saiba como curtir Ubatuba ao máximo

3. Guarujá (SP)

Guarujá, em São Paulo
Divulgação
Guarujá, em São Paulo




Esse é mais um destino que se destaca pelas praias e passeios . Guarujá é conhecida também como "Pérola do Atlântico" por conta disso.

Entre os principais passeios, está o Acqua Mundo, o maior aquário da América Latina e cheio de animais aquáticos, encantadores para os pequenos . A cidade conta ainda com mirantes e opções de passeios de barco.

Suas praias mais populares são a Praia das Pitangueiras, Praia de Pernambuco, Praia da Enseada, Praia do Guaiuba, Praia das Astúrias, Praia do Sorocotuba ou Praia do Éden, Praia do Pequerê e Praia do Tombo. A vida noturna de Guarujá é animada, repleta de bares e bons restaurantes.     

4. Gramado (RS)

Gramado, no Rio Grande do Sul
shutterstock
Gramado, no Rio Grande do Sul


cidade do "Natal Luz" não poderia estar de fora dessa lista. Aconchegante, de clima montanhoso e um charme europeu, Gramado dispõe da melhor infraestrutura do estado, com vários hotéis e pousadas.

Muitos restaurantes da cidade possuem fondue  no seu cardápio, além de queijos, chocolates e vinhos, para combinar com o clima gostoso da Serra Gaúcha.

O município é verdejante e florido e conta também com museus e até um parque de neve artificial, o Snowland, ideal para a criançada se divertir e brincar com uma neve "quase" real. Para quem quer curtir o Natal, é claro, vale checar o Natal Luz de Gramado, cheio de espetáculos dos mais variados.

5. São Sebastião (SP)

São Sebastião, em São Paulo
Divulgação
São Sebastião, em São Paulo















São Sebastião é muito requisitada pelas suas praias , belezas naturais, bons hotéis e ótimos restaurantes. Possui muitas paisagens bonitas, como Maresias, Camburi e Juquehy, entre várias outras.

Alguns dos pontos turísticos interessantes são a capela São Benedito e Sant'Anna, a Igreja Matriz e a Praça Pôr do Sol.

No centro, estão os hospitais, bancos e acesso à balsa de Ilhabela. A cidade tem muitos pontos bons para o surfe e está a menos de 200km de São Paulo. Além das opções de lazer para toda a família , a mata atlântica preservada completa a experiência.

6. Florianópolis (SC)

Florianópolis, em Santa Catarina
Divulgação
Florianópolis, em Santa Catarina





A famosa "Floripa" combina suas belezas naturais com grande urbanização. As praias dessa cidade são muito diversas e agradam todos os gostos.

Os restaurantes da região contam com peixes, camarões, ostras, lagostas... Tudo isso, muitas vezes, à beira-mar! O local é bom para caminhadas tranquilas, com espaço para trilhas e prática de esportes, sem abrir mão das facilidades dos grandes centros, o que é uma mão na roda quando se viaja com toda a família .

Como praias importantes, podem ser ressaltadas a CanasVieiras, a Praia dos Ingleses e a Praia do Forte. No verão, a vida noturna de Floripa é ainda mais agitada que o normal, principalmente no bairro Lagoa.

7. Fortaleza (CE)

Fortaleza, no Ceará
Divulgação
Fortaleza, no Ceará


Representando o Nordeste,  Fortaleza é uma opção incrível para quem quer curtir um pouco mais do que as praias.

As paisagens encontradas nessa cidade são variadas, proporcionando diversas opções de passeio: falésias vermelhas, lagoas e dunas se destacam. Nas dunas, muitos visitantes gostam de fazer passeios de buggy, que podem ser  "com emoção" ou "sem emoção", nesse caso contemplando os que acompanham crianças .

O Beach Park também é interessante para aqueles que estão em grupo e querem um pouco mais de diversão. 

8. Rio de Janeiro (RJ)

Rio de Janeiro (RJ)
Divulgação
Rio de Janeiro (RJ)

A cidade maravilhosa sempre aparece nas listas de melhores destinos e não é sem razão.

Além dos percursos tradicionais, como a visita ao Cristo Redentor, não há nada melhor do que uma caminhada na praia de Copacabana, ou mesmo uma agradável visita ao Pão de Açúcar. Por conta dos morros, a família pode andar de bondinho e apreciar uma vista maravilhosa quando chegar lá em cima.

Outro ponto popular é o AquaRio, um aquário repleto de bichos do mar, como peixes, tubarões e águas-vivas, programação que costuma atrair tanto jovens e crianças quanto pessoas mais velhas.

Leia também: 8 dicas para fugir de roubadas no Rio de Janeiro

9. Curitiba (PR)

Curitiba, no Paraná
Divulgação
Curitiba, no Paraná

Curitiba é um lugar bastante amigável e nos seus pontos turísticos circulam tanto visitantes quanto moradores. Uma das suas atrações mais famosas é o Jardim Botânico, ilustrado acima, que abriga espécies variadas de plantas e é inspirado no Palácio de Cristal de Londres.

Os parques são marca registrada da capital, e por isso também é uma boa ideia ir até o Parque Baguiri, povoado por capivaras e cheio de exposições, pista de cooper e patinação, ciclovia e churrasqueiras. Esse tipo de ambiente costuma ser interessante para todas as idades.

Para os que querem conhecer melhor a cidade, o Centro histórico é uma ótima opção.

10. São Paulo (SP)

São Paulo (SP)
Divulgação
São Paulo (SP)






A metrópole paulistana é o maior centro urbano do país e seu ponto forte é a alta variedade de possibilidades na escolha do que fazer: exposições, centros culturais, peças de teatro, shows e eventos especiais.

Alguns dos passeios clássicos consistem em visitar o Museu de Arte de São Paulo (MASP), localizado na Avenida Paulista, assim como passar no Parque Ibirapuera para um passeio de bicicleta ou uma caminhada com a família.

É tradição da cidade que fecha a lista de destinos nacionais também provar o pastel de bacalhau do Mercado Municipal, conhecido por ser muito gostoso e enorme! (quase um almoço). Para quem quer comprar sem gastar muito, não pode faltar na lista a rua 25 de Março para bugingangas e  a rua José Paulino para roupas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!