Quais destinos turísticos estão em alta no Brasil e que fazer em cada um deles

São Paulo está no topo da lista de destinos mais buscados, enquanto Nordeste ainda domina o gosto popular, com 5 cidades no top 10

Os destinos turísticos brasileiros têm visto um crescimento de popularidade ao longo dos últimos anos, e o primeiro semestre de 2019 continuou essa tendência. Um levantamento do buscador de viagens KAYAK indica que os 10 destinos que mais cresceram em procura na sua base de dados são todos domésticos, com São Paulo no topo. 

Leia também: Fora do tradicional! Veja 19 lugares para viajar entre os mais desejados em 2019

Foto: shutterstock
São Paulo é o mais procurado dos destinos turísticos nacionais, mas a região Nordeste domina a lista com 5 cidades

Além disso, todos os destinos turíscos apresentaram um boom significativo de popularidade, com aumento entre 102% e 145% em relação ao mesmo período do ano passado.

Para Eduardo Fleury, Líder de Operações do KAYAK no Brasil, esse crescimento dos pontos turísticos do Brasil é reflexo da economia do país. "É um sinal de que o câmbio e a instabilidade econômica continuam impulsionando viagens pelo Brasil", atesta.

São Paulo e mais - os destinos turísticos que estão em alta

Se você está curioso para saber quais são os destinos mais buscados, a seguir está a lista completa, que conta com uma novidade para quem gosta do calor nordestino.

Veja o que fazer em cada um dos desses locais e ainda dê sua opinião na enquete no final da matéria: qual seu preferido?

1. São Paulo, SP

Foto: shutterstock
São Paulo não para nem mesmo durante à noite, e é um dos destinos turísticos mais completos para quem não quer praias

A maior cidade da América do Sul foi a mais procurada pelos turistas no primeiro semestre de 2019. Com uma vasta opção de parques, galerias, shoppings, museus, bares, restaurantes e outros pontos turísticos, São Paulo é uma cidade feita para quem gosta de cultura e compras durante o dia e agito durante a noite, e pode inclusive ser descoberta a pé .

2. Rio de Janeiro, RJ

Foto: shutterstock
Quando o assunto é cidade com praia, a Cidade Maravilhosa é a mais popular para quem quer fazer viagens pelo Brasil

Em segundo lugar vem a segunda maior cidade do Brasil, mais conhecida mundialmente como Cidade Maravilhosa. Seja tomando um sol na praia, subindo até o Cristo Redentor, fazendo compras ou caindo na noite, a capital fluminense não é tímida quando o assunto é se divertir.

Leia também: O que você precisa saber para visitar o Rio de Janeiro

3. Salvador, BA

Foto: shutterstock
Salvador, a capital da Bahia, abre alas para os destinos turísticos nordestinos da lista com muita praia e história

Salvador é muito associada ao carnaval, mas a terceira cidade mais procurada para viagens pelo Brasil vai muito além disso . Suas ruas borbulham com história e religiosidade, sua gastronomia é única, e suas praias não decepcionariam nem o mais exigente dos turistas.

4. Fortaleza, CE

Foto: shutterstock
Fortaleza reúne o calor à cultura, e dá uma oportunidade de diversão única para as famílias: o Beach Park

A capital cearense vem para reforçar o elenco de destinos turísticos nordestinos na lista - e ela não perde em nada para as opções anteriores. Embora as praias sejam seu ponto forte, ela também tem muita história e cultura para compartilhar com os turistas. E se você gosta de diversão, o Beach Park, um dos  10 parques de diversão brasileiros para conhecer antes de morrer está de portas abertas.

5. Recife, PE

Foto: shutterstock
A cidade de Recife atrai os turistas com suas praias, sua arquitetura e sua gastronomia únicas

No meio do caminho, Recife conquistou a 5ª colocação na lista graças à sua gastronomia típica marcante, a um centro da cidade repleto de história e a um litoral pronto para você explorar durante os dias mais quentes do ano.

Leia também: 24 horas em Recife: viajantes indicam as melhores atrações do destino histórico

6. Porto Alegre, RS

Foto: shutterstock
Porto Alegre é um dos destinos turísticos da região Sul que mais cresceu nas buscas, e figura em 6º lugar na lista

Depois de uma sequência no Nordeste, a lista desce até o extremo sul do país, onde está a 6ª opção de viagens pelo Brasil: Porto Alegre. Pontos como o seu centro histórico e o lago Guaíba, ou o bairro Moinhos de Vento são alguns dos principais atrativos para quem viaja para lá.

7. Brasília, DF

Foto: shutterstock
A cidade projetada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer está crescendo no radar de quem faz viagens pelo Brasil

O único dos pontos turísticos do Brasil da lista que fica na região Centro-Oeste, a capital federal é uma atração à parte, só pelo fato de ter sido projetada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. Quando estiver por lá, vale dar uma passada pela Esplanada dos Ministérios ou pela Catedral Metropolitana Nossa Senhora de Aparecida, dois cartões postais da cidade.

8. Maceió, AL

Foto: shutterstock
Maceió, no estado do Alagoas, é um dos principais pontos turísticos do Brasil para quem gosta de curtir uma praia

De volta ao nordeste, Maceió também conseguiu conquistar alguns viajantes de destinos turísticos no primeiro semestre de 2019. Seu ponto forte são as praias, como a do Gunga e a de Ponta Verde.

Leia também: Belezas naturais e diversão: veja o que fazer em Alagoas na sua próxima viagem

9. Natal, RN

Foto: shutterstock
Natal é novidade na lista, e é um dos destinos turísticos que tem investido pesado nessa área para prosperar

No elenco dos destinos mais procurados, Natal é uma integrante inédita. De acordo com Fleury, isso sugere que os esforços locais para atrair mais turistas, como a revitalização do centro histórico, estão começando a dar resultado - quem sabe você não vira o próximo a ver de perto essas iniciativas?

10. Florianópolis, SC

Foto: shutterstock
Florianópolis é um dos destinos turísticos mais procurados por estrangeiros, e está caindo nas graças do brasileiros

Escorregando para dentro do top 10, Florianópolis é um dos destinos mais populares da região Sul, principalmente quando se fala em litoral. A ilha é popular dentre os estrangeiros, e parece estar ganhando força com os brasileiros - ela cresceu 111% nas buscas, de acordo com o KAYAK.

Nada mal para terminar a lista ou, se estiver inspirado, dar o início às suas viagens por esses destinos. Agora é com você: vote, na enquete abaixo, para qual dessas cidades você viajaria primeiro. Depois que você deixar seu voto, serão exibidos os principais pontos turísticos de cada destino.

Leia também: 5 atrações para incluir em seu roteiro de viagem para Florianópolis

E se você não quiser perder nenhuma informação sobre os destinos turísticos brasileiros e do mundo, basta ficar de olho no  iG Turismo .