5 festas juninas no Nordeste para você conhecer e aproveitar

No mês de junho, o Nordeste fica recheado de show com renomados artistas e atrações regionais; confira as programações e saiba o que vai rolar por lá

As festas juninas no Nordeste não conquistaram apenas os nordestinos, mas também turistas outras regiões do Brasil e até mesmo de outros países. Os eventos que ocorrem em diversos lugares ao redor do País promovem uma verdadeira imersão na cultura brasileira e têm extrema importância em nossa história.

Foto: shutterstock
As festas juninas no Nordeste conquistam tanto turistas de diversas regiões do Brasil como também de outros países

Conforme ressalta Fernando Palacios, pioneiro do Storytelling no Brasil e professor da ESPM, as festas juninas no Nordeste são, realmente, um grande sucesso. “A influência é dos portugueses. Foram eles que trouxeram essas festas para o País. Como a colonização começou pelo Nordeste, as festividades já chegaram logo por lá”, afirma.

Em relação às origens das festas juninas , no começo, era um evento pagão, comemorado em vários pontos do mundo, muito anterior ao catolicismo. Com o passar dos anos, a festa passou a ser incorporada pela Igreja Católica. “Sempre foi uma comemoração histórica muito forte em várias regiões”, diz Palacios.

Ao longo do tempo, a festa foi ganhando características da cultura brasileira e se tornou o que é hoje, com muita animação e comidas características, capaz de encantar públicos de diferentes idades. “É muito inclusiva. É para a família toda. É esperada por muitas pessoas durante o ano e, para algumas, supera até o próprio Natal”, aponta o professor da ESPM.

Com a chegada do mês de junho, é a hora de aproveitar tudo de melhor que os  festejos juninos  oferecem. Para isso, separamos os eventos que prometem agitar o Nordeste. Por lá, vão rolar muitos shows com renomados artistas e diversas atrações regionais. Confira as programações!

1. São João de Campina Grande (Paraíba)

Foto: Reprodução/Instagram/saojoaodecampinagrande
Imagem, divulgada no Instagram oficial do São João de Campina Grande, mostra as preparações para a edição de 2019

A edição de 2019 do São João de Campina Grande, conhecido como “O Maior São João do Mundo”, na Paraíba, está repleta de atrações. Neste ano, a festa começa no dia 7 de junho e acaba em 7 de julho. As apresentações musicais acontecem no Parque do Povo, que sedia o evento desde 1983.

No dia de abertura, os visitantes vão poder conferir os shows de Ivete Sangalo, Os 3 do Nordeste, Genival Lacerda, Biliu de Campina e até de um grupo folclórico. Ao longo dos dias, outros artistas se apresentam: Léo Santana, Xand Avião, Joelma, Matheus e Kauan, Gusttavo Lima, Cleber e Cauan, Mano Walter, Márcia Felipe, Wesley Safadão e muitos outros.

O encerramento ficará por conta de Marília Mendonça, Niedson Lua, Maria Clara, Tony Dumond e mais uma apresentação folclórica. Gabriel Diniz, que morreu no mês passado , era um dos participantes do evento, no qual já se apresentava há seis anos. Por conta disso, a organizadora diz que deve começar a planejar homenagens ao cantor durante a festa junina.

Para quem é fã de forró, a programação conta com o “Forró nos trilhos”, que leva os turistas da Estação Velha, em Campina Grande, até o distrito de Galante. O trajeto de 12 km de extensão é feito em uma locomotiva totalmente decorada e conta com um trio de forrozeiros em cada vagão. Cada trecho da viagem dura, em média, uma hora e meia.

Na chegada a Galante, os passageiros são recebidos pelas quadrilhas juninas e são convidados para dançar o autêntico forró pé-de-serra, além de experimentar pratos típicos da região. As viagens, que contam com várias paisagens  rurais pelo caminho, acontecem nos dias 08, 09, 15, 16, 22, 23,29 e 30 de junho. Os ingressos podem ser comprados online.

Mais informações: https://saojoaodecampinagrande.com.br

2. São João de Caruaru (Pernambuco)

Foto: Janaína Pepeu
Foto mostra um pouco da festa que vai rolar na edição deste ano em São João de Caruaru, que acontece de 1 a 30 de junho

Em Pernambuco, a São João de Caruaru também diverte todos os turistas que vão estar por lá . As festividades começam no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga no dia 1º de junho e vão até o dia 30 do mesmo mês. A abertura terá as apresentações de Mano Walter, Elba Ramalho e a Orquestra de Pífanos & Maestro Mozart Vieira.

A festa ainda conta com a participação de Cavaleiros do Forró, Batista Lima, Lucas Costa, Marília Mendonça, Bell Marques, Luan Estilizado, Xandy Avião, Alok, Zé Neto e Cristiano, Gustavo Mioto, Bruno e Marrone e muitos outros artistas. Sebatião Biano e Marlene do Forró estão entre os artistas homenageados.

No Polo Alto do Moura, que acontece durante o São João 2019 de Caruaru de 1º a 30 de junho, os shows vão colocar os visitantes para dançar. Trio Remelexo, Marcos Diskarado, Jucélio Vilela, Trio Expressinho do Forró, Capim Com Mel, Helton Lima e Geraldo Cardoso estão entre as atrações.

Mais informações: https://caruaru.pe.gov.br/programacao-sao-joao/

3. Forró Caju (Aracaju)

Foto: Reprodução/Instagram/forrocaju_se
O cantor Felipe Araujo é a primeira atração confirmada para a edição deste ano do Forró Caju; programação sai até dia 12

Neste ano, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, informa que, apesar das dificuldades, a festa Forró Caju será realizada nos dias 23, 24, 28 e 29 de junho, na Praça dos Mercados Centrais. Até o momento, somente o cantor Felipe Araujo foi confirmado. A programação completa será divulgada até o dia 12 de junho.

Mais informações:  https://www.aracaju.se.gov.br

4. Mossoró Cidade Junina (Rio Grande do Norte)

Foto: Reprodução/mossorocidadejunina
Cena do espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”, que acontece de 13 a 28 de junho, no Mossoró Cidade Junina

A Mossoró Cidade Junina, no Rio Grande do Norte, é uma das mais tradicionais festas juninas do Nordeste. O evento acontece de 8 de junho e vai até 30 do mesmo mês. Na abertura, os visitantes vão poder conferir os shows de Saia Rodada, Renno e atrações locais no “Pingo da Mei Dia”.

No total, são quatro trios e 12 atrações. A largada do mais cultural São João do País será pontualmente ao meio dia. Para a edição 2019, artistas locais e regionais prometem levar multidão ao Corredor Cultural.Além deles, Wesley Safadão, Lagosta Bronzeada, Israel Novaes, Fagner, Alceu Valença, Cavaleiros do Forró e Naiara Azevedo e também agitam o público.

Entre os dias 13 e 28 de junho, os turistas podem conferir o espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”, adaptado do texto original do poeta potiguar e escritor Tarcísio Gurgel, que conta na história dos mossoroenses que expulsaram o bando de Lampião da cidade. Atores, bailarinas, cantores atiradores do Tiro de Guerra, músicos e muitos profissionais locais participam de toda a narrativa.

Mais informações:  http://mossorocidadejunina.hospedagemdesites.ws/

5. São João do Maranhão (São Luís)

Foto: Divulgação/Governo do Maranhão
A programação oficial do São João do Maranhão ainda não foi divulgada, mas sairá em breve no site do Governo

Para finalizar a lista de festas juninas no Nordeste , de 19 a 30 de junho, acontece a festa São João do Maranhão, em São Luís. As apresentações ocorrem nos arraiais oficiais no Ipem, Nauro Machado e Praça Maria Aragão, além dos Vivas nos bairros. A programação oficial ainda não foi divulgada, mas sairá em breve no site:  http://www.ma.gov.br/saojoaodomaranhao